Hilti Portugal-Produtos e Serviços Lda
  • Hilti Portugal - Produtos e Serviços, Lda.
  • clientes@hilti.com

HILTI - Defeito de fabrico

Alexandre apresentou a reclamação
10 de agosto 2022
Tenho um medidor de Laser HIlti PD-E que pela terceira vez surge com um vazamento dos cristais líquidos no écran interno do equipamento. Das três vezes, não sofreu nenhuma queda ou acidente que possa ter provocado a quebra interna do écran. O equipamento tem uma protecção de acrílico embutida na estrutura externa mas não protege o écran adequadamente e daí esta ocorrência.
Nas duas primeiras vezes a HIlti substituiu o equipamento ao abrigo de um programa de reparação/ substituição por avarias e outras falhas por um custo de cerca de 150€.
Nesta terceira vez, reclamei e questionei a construção do equipamento pelo facto de ter acontecido pela terceira vez. Foi-me dito por telefone que o equipamento seria recolhido e analisado para ver como se podia resolver a questão. Não me foram colocadas condições de de analise ou custos de transporte.
Após recolha e análise por parte da Hilti foi-me comunicado que o equipamento poderia ter sido sujeito a altas temperaturas e assim considerado má utilização e por isso não admitem má construção do equipamento e pedem um valor de reparação de cerca de 600€, valor igual ao custo de um novo. Não foi sequer considerado novamente o mesmo valor de reparação dos casos anteriores. Foi-me também comunicado que eu teria de pagar custos de transporte e de mão de obra de orçamento caso eu não concordasse com o mesmo. O não pagamento destes valores fará com o que o equipamento seja destruído pela Hilti.
Não concordo nem aceito a posição da Hilti.
1- O equipamento tem claramente um defeito de fabrico que provocou uma falha pela terceira vez. Trata-se de um equipamento usado em ambiente de construção civil e deveria ser suficientemente robusto para estar sujeito aos elementos e que não se danifique três vezes sem motivo.
2- Se a conclusão da Hilti é que o equipamento poderia ter sido sujeito a altas temperaturas, têm de demostrar provas ou evidências de tal hipótese. O equipamento está novo, ainda tinha o plástico de proteção de écran e não tem qualquer marca ou sinal de ter sudo sujeito a temperaturas altas viu de qualquer queda ou acidente.
3- Nunca me foram colocadas condições de analise, transporte e suposto orçamento, como tal não aceito que me cobrem valores por isso.
4- Não aceito que destruam o equipamento enquanto esta situação se resolve, tal facto será considerado como destruição de provas.
Data de ocorrência: 20 de junho 2022
30 de agosto 2022
Caro Sr. Alexandre Valentim,

A Hilti agradece a sua exposição, a qual mereceu toda a nossa atenção, e informa que procedeu ao envio da resposta à mesma por e-mail.

31 de agosto 2022
Recebi o equipamento de volta, obrigado.
No entanto, está ainda por resolver a questão principal. Repetindo de forma resumida, é a terceira vez que o lazer surge com este defeito, o écran aparece internamente quebrado quando no exterior não apresenta qualquer sinal de dano, acidente ou queda. A Hilti colocou a hipótese de tenha sido sujeito a altas temperaturas, segundo o manual 70 graus é o limite.
Ora, o lazer não foi sujeito a altas temperaturas nem sofreu qualquer acidente. Foi sempre usado dentro de uma bolsa à cintura e quando não em uso estava numa mala de transporte devidamente protegido.
Está novo, sem sinal de desgaste, queda, de exposição a temperaturas elevadas ou qualquer outro acidente. Tem ainda a película de protecção que vem quando o equipamento sai novo da caixa. Pouco foi usado.
Foto em anexo.

O equipamento tem um defeito de construção. O écran interno está demasiado próximo da estrutura exterior e com qualquer ligeira pressão o écran interno quebra e os cristais líquidos vazam.
Este é um equipamento der trabalho em construção civil, seria suposto ser suficientemente robusto para ser usado em exterior e resistente aos elementos da natureza.

Espero a substituição ou reparação do lazer para poder continuar a utilizar no meu trabalho.
Sugiro que este defeito seja corrigido em futuras versões do equipamento.

Cumprimentos.
31 de agosto 2022
Caro Sr. Alexandre Valentim,

14 de setembro 2022
Hilti respondeu que não aceita sequer fazer a reparação sob desculpa que o equipamento terá sido sujeito a má utilização. Não aceito. O equipamento está rigorosamente novo e não foi de todo sujeito a altas temperaturas.
9 de novembro 2022
Outra foto com de um outro medidor com semelhante avaria. Aqui o extant ainda funciona mas já com uma mancha.
21 de dezembro 2022
Inadmissível!
A Hilti não ofereceu resposta a um defeito de fabrico! O produto é fraco e defeituoso. O Suporte ao cliente é nulo.
Hilti é uma marca de evitar!
4 de janeiro 2023
Bom Dia Sr. Alexandre,

Conforme já comunicado anteriormente à reclamação que formalizou junto da Hilti, não foi detetado no seu laser medidor adquirido em 2007 nenhum defeito de fabrico. A análise dos técnicos no nosso centro de reparação foi que a avaria era decorrente de má utilização do equipamento. Mais acrescentamos que os defeitos de fabrico são detetados normalmente nas primeiras utilizações do equipamento e não 15 anos após a sua aquisição.

Mais informamos que a Hilti creditou as faturas relativas ao envio do laser para reparação e após não aceitação do orçamento. Este crédito representou uma boa vontade da Hilti, visto que a Hilti incorreu em custos de transporte e de mão de obra referente á orçamentação do equipamento, que processualmente devem ser cobrados ao cliente.

Não existe mais nenhuma ação que possamos fazer para ir de encontro às suas expetativas.

1 de março 2023
O equipamento ao apresentou o defeito após 15 anos, ocorreu após uma das poucas utilizações que teve após já ter sido substituído por ocorrência igual. O o terceiro com o mesmo problema.
Quanto às facturas de transporte e mão de obra para a avaliação do defeito, não me foi colocada essa questão, a Hilti inicialmente prontificou-se para recolher o equipamento e resolver a questão.
Mas alterou a sua posição.
A negação do problema por parte da Hilti só ocorreu a partir do momento em que abordei o assunto como um defeito de fabrico e não como uma vulgar reparação.
6 de março 2023
Bom Dia Sr. Alexandre,

O facto de já termos trocado o laser 3 vezes sem qualquer custo evidencia que existe na Hilti um processo de análise para este tipo de situações e uma vontade de chegar a uma solução conjunta com o cliente. De reforçar que o primeiro medidor foi trocado em 2017 (10 anos após a sua aquisição original).
Neste caso, temos de nos suportar no feedback dos N/ Técnicos de oficina que entenderam que o laser não procede em garantia de reparação e transmitiram ao Sr. Alexandre esse feedback diretamente.
Foi a decisão final da oficina pelo que não podemos atuar contra isso, se pretender a reparação do equipamento terá mesmo de proceder segundo o orçamento da reparação.

Alexandre avaliou a marca
13 de março 2023

Péssimo apoio ao cliente.