Venda de Motos e Acessórios
  • geral@hm-motos.com

HM Motos - Péssima experiência com oficina e pós-venda

Jorge Varandas apresentou a reclamação
22 de agosto 2022
Após agendamento para revisão, troca de pneus e verificação de bloqueio e ruído na roda traseira da minha viatura SYM Jet X, via telefone no dia 17/08/2022, desloquei-me à HM Motos no dia 19/08/2022 conforme agendado com o Dpto. de Marcações de Oficina.
Aquando do preenchimento da folha de obra pelo Sr. José C. (Dpto. de Marcações de Oficina) informei o mesmo de que a roda traseira do veículo apresentava resistência ao movimento e ruído, tendo o Sr. José C. referido o meu pedido de verificação por escrito nessa mesma folha de obra, bem como o pedido de troca de pneus e mudança de óleo inerente à revisão.
Nesse mesmo dia, sou informado via telefone pelo Sr. José C. de que o veículo se encontra pronto para levantamento, não tendo sido encontrado nenhum problema com a roda traseira aquando da desmontagem da mesma para troca do pneu.
Desloco-me à HM Motos para levantamento da viatura e aquando da chegada da mesma oriunda da oficina à zona da receção, o Sr. José C. deteta ruído vindo da roda traseira, pedindo para o veículo ser novamente verificado.
Após essa suposta 2ª verificação, a oficina deteta desgaste anormal das pastilhas de travão (Pastilhas não estavam gastas de forma uniforme) Informação dada da Oficina ao Sr. José C. por telefone na minha presença e transmitida a mim pelo mesmo)
Recebida essa informação, informo que não é normal existir desgaste que não seja uniforme e peço para acionarem a garantia e verificarem se existe problema com o sistema de travagem, pedido que o Sr. José C. concorda e encaminha para o Dpto. Pós-Venda.
Sou informado pelo Sr. Rui F. do Dpto. de Pós-Venda de que as pastilhas de travão são peças de desgaste (não cobertas pela garantia), o que é um facto, contudo, se existe desgaste não uniforme das mesmas, pode indiciar problema no sistema de travagem. O mesmo Sr. Rui, informou que se eu não colocasse as pastilhas de travão, a responsabilidade era minha (Claro que teria de ser eu a pagar, uma vez que se recusou a acionar a garantia, não tendo eu aceite essa opção)
O meu pedido para acionar a garantia e colocar pastilhas de travão não foi aceite pela HM Motos, tendo levantado o veículo no mesmo dia e efetuado reclamação no Livro de Reclamações.
Posto isto, e em conclusão:
2º - Sou informado que após desmontagem para troca de pneus não existe nenhum problema
3º - Viatura vem para entrega novamente com ruído e volta para a oficina para nova verificação
4º - Na suposta 2ª verificação sou informado de que as pastilhas têm problema e não desgastam de forma uniforme
5º - Peço para acionar a garantia e afinal dizem-me que é normal as pastilhas desgastarem desta forma e que devo colocar pastilhas novas a meu encargo
O que me fizeram foi mentir quando disseram que na troca dos pneus não encontraram nenhum problema na roda traseira e afinal não verificaram nada, mesmo após estar escrito na folha de obra!
Depois na 2ª verificação, informam da oficina para a receção de que as pastilhas têm desgaste anormal
Lamentável
Data de ocorrência: 22 de agosto 2022
HM Motos
23 de agosto 2022
Exmo Sr Jorge Varandas,
A HM lançou a intervenção na plataforma SYM, carregou a garantia na plataforma SYM a qual foi imediatamente recusada. Relembro que material de desgaste não tem garantia. As pastilhas de travão do seu veículo cumpriram o objectivo e no momento observado estavam rigorosamente 100% desgastadas.
O Sr recusou-se a trocar as mesmas mesmo observando o desgaste das pastilhas pessoalmente, não havendo qualquer desgaste anormal observado, toda e qualquer explicação de que as pastilhas estavam apenas gastas foram recusadas por si. Não conseguimos explicar de outra forma, concluo este texto da mesma maneira e é que as pastilhas de travão do seu veículo estavam gastas e sem qualquer anomalia no seu desgaste, tendo cumprido o seu ciclo de vida.
24 de agosto 2022
Bom dia, tudo isso que a HM Motos refere seria verdade se, e tal como referi anteriormente...
"1º - informo que existe um problema na roda traseira do veículo e que peço verificação (escrito na folha de obra com cópia em meu poder)
Quando peço para acionar a garantia informam que afinal, o desgaste “anormal” passa ser normal, ficando a substituição das pastilhas ao meu encargo"

Lamento que não sejam sérios, omitindo informação e não dizendo a verdade quando até na folha de obra colocaram a minha reclamação, ignorando pura e simplesmente os meus pedidos de verificação e posterior reclamação na oficina.
Se não fosse o Sr. José C. a enviar o veículo novamente para a oficina, o mesmo seria entregue com o problema na travagem sem qualquer verificação vossa.
Posteriormente comunicaram que as pastilhas tinham desgaste irregular, sendo que apenas quando referi que queria acionar a garantia informaram que afinal era desgaste normal.
Darei a reclamação por encerrada uma vez que não pretendo ter mais nenhum contacto convosco.

Cumprimentos
HM Motos
Sr Jorge Varandas

1º a investigação ao "problema" na roda traseira foi e concluiu-se que o funcionamento está ok pois não foi encontrado nada anómalo e a roda encontra-se a rodar livremente;
2º certo, confirma-se, não há problema;
3º certo confirmação do barulho na travagem;
4º informação de pastilha no ferro correta, informação de que não gastam de forma uniforme não está correta e confirmado por si visualmente quando observou as pastilhas na minha mão.
5º garantia acionada e recusada pela SYM, transcrevo:
NUMERO GARANTIA : PT1495A20220047 NO QUADRO: LXMXHB302MXB26352
Reparação data : 19-08-2022 Modelo : JETX12-M1GY430C
Defeito : 0050 USADO, GASTO *
* Queixa : 0 GENERAL *
* Basis code : 43140 RR.PAD ASSY *
* Parts : 1 43105-ZFA-000-A *
COMENTARIO OPERADOR
* AS PEçAS DE DESGASTE NAO TEM GARANTIA, CUMPRIO MUITO BEM O SEU CICLO DE VIDA, PA*
* STILH *

Quanto á informação dada, compreenda que não foi correta, dai que com pastilhas de travão na mão se explicou e se demonstrou que não havia nada de anormal, apenas o desgaste de uso de 9295Kms percorridos.

Lamento que não tenha levado a sério a informação de que as pastilhas estavam gastas ao ferro e que era estritamente necessário trocá-las. pelo método de observação foi facilmente demonstrável que em ponto algum mostravam as pastilhas ter qualquer desgaste anormal.

Nada mais a acrescentar,
RF
HM-Motos, Lda
Jorge Varandas avaliou a marca
24 de agosto 2022

Péssimo serviço de oficina e pós venda