Hospital Distrital Figueira da Foz
1.5
Hospital Distrital Figueira da Foz, EPE

Hospital Distrital Figueira da Foz - Mau funçionamento das urgencias

daniel blanc rocha
daniel rocha apresentou a reclamação
2 de janeiro 2023
Daniel Blanc Rocha, Medicina geral e familiar, cédula 61171, médico e amigo do senhor Gérard Bonnement.
Edifício do Mercado Municipal, L 27, Rua Eng. Silva 3080-150 Figueira da Foz PORTUGAL Tel. (00351) 918 635 411 Correio eletrónico: geral@clinicablancrocha.pt

Venho por este meio participar de uma reclamação que envolve o serviço das urgências do Hospital Distrital de Figueira da Foz.

Segundo feira, dia 12 de dezembro 2022, as 13h30, o senhor Gérard Bonnement, n° utente 268828259, rua de Cidade Praia, nº6 2C, apt19, 3080-347 Figueira da Foz, sem médico de família depois 2021 ao Centro de Saúde de Buarcos telefonou-me.
Estava com dores fortes no tórax, que irradiavam no braço esquerdo, e transpirava abundantemente.
Como é óbvio, este quadro clínico fez-me pensar a uma insuficiência coronária aguda.
Não podendo intervir pessoalmente, avisei imediatamente o 112.
O tempo de espera foi importante, mais de 15 min ao telefone, tive de repetir três vezes as mesmas informações, direção do paciente, sintomas.
Avisei o serviço que sou médico e também da urgência do caso.
Apesar de ter avisado sobre um provável ataque cardíaca, foi enviado ao domicílio do paciente uma simples ambulância de Cruz Vermelha.
Falei com o funcionário de Cruz Vermelha presente na ambulância e assinalei mais uma vez a urgência do caso, repetindo o meu diagnóstico.
O resultado foi o seguinte: o paciente, que só fala francês e que estava muito fraco, foi levado para as urgências “normais” e não vitais.

Esperou pela triagem, onde lhe foi atribuída uma pulseira amarela.

Passaram-se quatro horas e meia sem que nenhum tratamento ou exame fosse feito.
O paciente esperou este tempo todo sentado numa cadeira.

Só pude falar com enfermeiro ao momento da segunda triagem.
Ele compreendeu então a urgência do caso, e reagiu de maneira adequada.

O enfermeiro afirmou que não tinha recebido nenhuma informação dos paramédicos da Cruz Vermelha.
O senhor Gérard Bonnement foi dirigido para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra para as urgências cardiológicas onde lhe foram colocados dois stents coronários e um pacemaker.
Come é obvio, o atraso de quase cinco horas agravou notavelmente o estado de saúde do paciente.
O cardiologista do CHUC informo-me que o senhor fez um enfarte massivo, com necrose estendida, insuficiência cardíaca grave quase fatal.
Atualmente, dia 1º de Janeiro 2023, o paciente Gérard Bonnement ainda está hospitalizado nos cuidados intensivos de cardiologia.
Esta reclamação a como objetivo de contribuir a analisar as insuficiências de organização dos diversos níveis:
- O 112: 15 minutos de espera, obrigação de repetir três vezes o nome do paciente, a morada, estado do paciente
- Paramédicos de Cruz Vermelho não indicados neste caso, era necessário enviar o INEM (problema de regulação). Não transmissão das informações ao serviço de triagem.
- Triagem atribuição da pulseira amarela

O senhor Gérard Bonnement é francês e fala muito pouco português.
Mas fui eu que falei com os paramédicos e o 112.
Assinalo que a comunidade francesa é numerosa na Figueira da Foz e que nenhum tradutor é previsto neste hospital.
Data de ocorrência: 2 de janeiro 2023
daniel rocha
20 de fevereiro 2023
Sempre a esperar
daniel blanc rocha
daniel rocha avaliou a marca
9 de maio 2023

Incapacidade de analisar os processos de cuidades graves