Hospital Veterinário Bom Jesus
15.3
  • Avenida General Carrilho da Silva Pinto, nº52
    4715-380 Braga​
  • hospvetbomjesus@gmail.com

Hospital Veterinário Bom Jesus - Negligência médica grosseira e péssima comunicação!

Ricardo Franco
Ricardo Franco apresentou a reclamação
7 de junho 2023
Negligência médica grosseira e péssima comunicação!

Ora vamos por partes, a primeira impressão impressiona. Condições do melhor que já vi, higiene, equipamento, espaços comuns, tudo transmite um posicionamento premium e denota cuidado e atenção aos detalhes.

Somos convidados a entrar para um consultório onde é discutido o caso do nosso bichano . No nosso caso fomos recebidos por uma profissional que inspirou confiança pelo conhecimento revelado ao longo da consulta, discorrendo com fluidez sobre todas as variáveis envolvidas no caso da Milka, uma gatinha muito especial com uma doença auto imune que ao fim de três anos perfeitamente estabilizada teve uma recaída e foi levada para este hospital com indicação de transfusão de sangue para repor os valores de glóbulos vermelhos que se encontravam perigosamente em valores críticos. Saímos da consulta com uma sensação de conforto e descanso , pois com certeza só poderia ser bem acompanhada depois de termos ficado com a plena sensação que quem nos recebeu sabia o que estava a fazer . Estava feita a consulta de vendas .

Os problemas começaram logo a seguir ao internamento ... 1o a falta de comunicação, pois apesar de terem garantido que entravam sempre em contacto tivemos que ser nos a fazê-lo por diversas vezes . A confiança inicial começava a esmorecer, quase como quem compra um serviço, mas depois não tem assistência pós venda .

Entretanto falamos com veterinários de 2 turnos diferentes que monitorizaram a evolução da Milka após a transfusão. O feedback do veterinário de serviço no Sábado foi sempre escasso e pouco esclarecedor, o que nos foi dito foi que o hematócrito se encontrava a 20.7 % e que estava estável. Numa segunda instância o mesmo transmitiu que não havia alterações.

Ora qualquer profissional competente de medicina veterinária deve saber que quando as plaquetas se aproximam de valores demasiado baixos, o animal corre risco eminente de vida, pois uma trombocitopénia se não tratada atempadamente tem um desfecho dramático. Mandam as boas práticas de medicina veterinária que em caso de trombocitopénia sem evolução positiva (nomeadamente autoimune) sejam feitos antes de mais ajustes na medicação imunossupressora, mas a única coisa que foi feita foi redução da dose de corticosteroide que já estava a tomar, não se tentando sequer outras opções como a cicloesporina, clorambucil ou azatioprina . Devia também ter sido administrada medicacao para promover a coagulaçao do sangue mas mais uma vez, nada foi feito .

Basicamente al]em da transfusao que podia ter feito em qualquer local, nao fizeram nada para salvar a Milka, provavelmente ate pioraram a situacao .

Mesmo após a transfusão de sangue a Milka já se encontrava em sério risco de vida, uma vez que o valor das plaquetas era de tal ordem baixo que a qualquer altura a trombocitopénia podia dar origem a uma hemorragia interna que acaba normalmente por passar para os pulmões e resultar numa morte com falência de orgãos e dificuldade respiratória . (Solicitei as análises por email apôs a Milka ter partido para confirmar as suspeitas)

NUNCA nos foi informado nenhuma alteração nem o facto de as plaquetas estarem em valores de tal ordem baixos que a Milka corria risco de entrar em choque a qualquer momento, simplesmente deixaram andar , assumindo que a Milka ia aguentar o fim de semana até a especialista estar disponível para analisar o seu caso na 2a feira ou na pior das hipoteses já cientes do desfecho provável sem que nada tivessem feito para reverter a situação atempadamente . Segunda feira às 7 da manhã recebemos um telefonema a dizer que a Milka estava perto de falecer e que não podiam fazer mais nada por ela pois tinha perdido subitamente metade dos globulos vermelhos e estava a entrar em choque devido a hemorragia interna . Coloquei a questão do porquê da hemorragia e se não havia nada que pudesse ser feito, mais uma vez foi revelado um desconhecimento profundo por parte da veterinária de serviço que não soube sequer estabelecer a relação óbvia entre a trombocitopénia e a hemorragia, quase como se tivesse sido apanhada de surpresa por toda aquela situação sem qualquer ideia do que se estava a passar . Foi nos sugerido fazer mais uma transfusão de sangue (pela módica quantia de 310 eur), o que no desespero da situação e a 30mins do local, obviamente consentimos .

Chegamos a 2 mins do seu último suspiro, já inconsciente e depois de ter sofrido sem a transfusão ter chegado sequer a meio . O desfecho até poderia ser o mesmo ainda que se tivesse feito tudo o que era possível, mas a verdade é que nunca vamos saber .

É incompreensivel e inqualificavel que não nos tenha sido transmitido a real gravidade da situação e que não tivéssemos sequer a oportunidade de dar à Milka uma partida mais serena e condigna . É sambem inadmissível que veterinários sem experiência que colocam a trabalhar, claro está, no turno da noite e fins de semana, sejam responsáveis por monotorizar casos tão complexos quando claramente não têm arcabouço suficiente para tal responsabilidade . Não vou referir nomes porque a culpa não é de quem lá esta a tentar o seu melhor, mas sim de quem negligentemente permite que tal aconteça.

Nunca vou perdoar esta falta de cuidado no acompanhamento da Milka, uma gatinha pela qual estavamos dispostos a ir até ao fim do mundo .

Nota positiva : As enfermeiras e o staff em geral são muito prestáveis, simpáticas e humanas . Já no que toca aos cuidados prestados... Além da transfusão pouco ou nada foi feito, ficamos 2 dias à espera da suposta especialista em medicina interna e tinhamos inclusivamente consulta marcada para 2a feira às 10 da manhã mas segundo o estagiário de serviço estava tudo bem, simplesmente inacreditável. ?
Data de ocorrência: 7 de junho 2023