Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Serviço de entrega, com montagem, mal sucedido

André Garcia Mergulhão
André Mergulhão apresentou a reclamação
23 de setembro 2019
Venho por meio deste relatar o caso mal-sucedido com a entrega/montagem da encomenda nº 1050064109, e assim, buscar algum retorno seguido de ressarcimento por parte do IKEA, que acredito ser uma empresa de renome e que se importa com a satisfação do seus clientes.
Sou cliente IKEA, porém, sempre de lojas físicas. É a primeira vez que compro online e solicito serviço de entrega com montagem (a montagem apenas de uma cama e uma estante pequena). Mas me decepcionei com o serviço demorado, sem consideração ao cliente e de total descaso nas resoluções dos problemas. Não indico a ninguém, nem volto a contratar.
Há quase 3 semanas (o que é um absurdo) tenho agendado o serviço de entrega e montagem no mesmo dia dos produtos que adquirir online no site do IKEA no dia 02/09/2019.
Hoje, 23/09/2019, estava prevista a realização deste serviço entre as 14hrs-18hrs. Assim, já havia me programado e combinado com a minha noiva (Diana Ferraz) para ela faltar ao serviço e ficar a aguardar o IKEA.
Porém, às 15:42h, Diana recebe um telefonema do montador, no qual, o senhor questionava que estava no Parque das Nações e não havia ninguém na morada indicada. Porém, foi informado que a morada em que ele se encontrava era a de faturação e não de entrega. O senhor solicitou a morada de entrega (Tapadas das Mercês) e aparentemente insinuou que iria para o local certo.
Prevendo problemas, às 15:48h, Diana ligou para o IKEA para alertar sobre o ocorrido e perguntar se estava tudo certo para a realização dos dois serviços no mesmo dia. O atendente respondeu satisfatoriamente e, após entrar em contato os responsáveis pela entrega/montagem, confirmou que tudo iria ocorrer perfeitamente dentro do prazo (até as 18hrs).
17:37h da tarde e nada, nem entrega nem montagem. Diana volta a ligar para o IKEA e perguntar sobre a realização dos serviços. O atendente volta a contactar os responsáveis e retornar informando que haverá um atraso, mas que os serviços serão realizados.
Por volta das 18:10h, a transportadora me liga para confirmar a morada (da Tapada das Mercês) e informar que estavam chegando. Cerca de 10minutos depois, eles chegam à morada (a esta altura eu já lá estava) e eu e minha noiva recebemos os produtos. Acreditávamos que estava tudo resolvido, porém, nenhum dos funcionários era responsável por realizar a montagem. Assim, às 18:28, Diana retornou ao montador que ligou para ela mais cedo para saber onde o senhor se encontrava. E ele fingiu que não sabia do que se tratava e disse que nunca esteve no Parque das Nações, que havia feito serviços em Marvila e Areeiro, e não entendia como tínhamos o número de telefone pessoal dele. Claramente mentindo a cerca de tudo, nos indicou que resolvêssemos com o IKEA. E ficamos nós, com o quarto cheio de caixas e sem cama para dormir.
Às 18:30, Diana ligou para o IKEA para reportar a questão e cobrar uma posição. Após longos minutos, o que já esperávamos nos foi respondido: a tal entrega com montagem no mesmo dia que havia sido agendada há longas 3 semanas não iria acontecer. E o máximo que poderiam fazer por nós era reagendar a montagem. Caso tivéssemos mais para expor ou reclamar que o devíamos fazer no livro de reclamações online ou por carta, e aguardar.
Pois bem, temos uma montagem agendada para 25/09/2019 na parte da manhã. Minha noiva faltou aos compromissos profissionais hoje, 23/09/2019, e não tivemos nossa encomenda solucionada. Quem paga pelas horas que ela deixou de receber? Quem pagará a pessoa que terei que deixar na casa para receber o montador dois dias depois?
Nos desfizemos da cama anterior para receber a cama nova. E agora dormiremos por dois dias no chão com caixas a volta por descaso e falta de organização e logística de uma empresa de renome que já presta este tipo de serviço há muitos anos.
Que fique claro, que além de não terem entregas disponíveis para menos de duas semanas e montagem para menos de 3, estes são serviços que nos custaram 74 euros. Pagos em avançado. Para as pessoas que vivem cá em Portugal é muito fácil saber o quanto esta quantia é relevante perante ao ordenado mínimo daqui. 74 euros não caem do céu.
Foram 35 euros para um entrega atrasada e que em nenhum momento o cliente teve retorno. Pelo contrário, o cliente que ligou para saber um status. Não tiveram a atenção de ligar para avisar que iria atrasar. O cliente espera horas sem nem poder ir tomar café na esquina para não perder a realização do serviço.
Foram mais 39 euros por uma montagem não realizada. E que fique claro, uma montagem que NUNCA aconteceria. Porque mesmo que o montador tivesse comparecido na morada correta, ele teria chegado 2 horas e meia antes dos produtos e, assim, não teria trabalho para fazer. 39 euros para não receber o que foi acordado, no dia em que foi acordado (após por longas 3 semanas). Não há pedidos de desculpa e ninguém responde quem ressarce o cliente pelo péssimo serviço, pelo não atendimento e pelo gasto extra que ele terá em consequência do descaso.
Antes de cada atendimento telefônico com o IKEA ouvimos que as ligações são gravadas. Espero que estas gravações não funcionem apenas em benefício da empresa, mas também em benefício dos clientes. Percebam o caso por meio delas e entendam como um serviço agendado há 3 semanas mexe com a agenda e com o funcionamento de uma família, e como pode ser frustrante na vida do cliente o não cumprimento do acordado. NÃO HAVENDO QUALQUER TIPO DE SATISFAÇÃO POR PARTE DA EMPRESA. Apenas o cliente corre atrás. Não houve uma ligação sequer do IKEA ou por parte das empresas contratadas para informar o cliente das questões, dos atrasos e do não comparecimento.
Aguardo um retorno.
Fim.
Data de ocorrência: 23 de setembro 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal