1.5

Imo Car Wash - Lavagem do carro acabou em vidro traseiro completamente partido

Inês P
Inês P apresentou a reclamação
31 de agosto 2021
No dia 30-08-2021, dirigi-me pela primeira vez a uma lavagem automática, mal sabia eu o que me esperava. Fui à Imo Car Wash em Setúbal por volta das 18h e estava uma fila enorme. Esperei pela minha vez e disse ao rapaz que estava a lavar os carros que era a minha primeira vez e questionei acerca dos travões, ao que o funcionário me respondeu que tinha de ter o carro destravado. Dado ser a primeira vez e estar com algum nervosismo, entrei na lavagem com a primeira mudança engatada. Assim que me apercebi (tinha acabado de entrar), já era tarde de mais e já tinha tocado no carro à minha frente, que nem a meio da lavagem ia. Não sabia que numa lavagem podiamos entrar com um carro ainda a meio! Assumo a minha culpa em ter entrado com a primeira mudança por engano, mas a verdade é que distância de segurança não existia nenhuma! Caso contrário não tinha batido logo de rompante. Deste acidente não resultou nenhum dano! Nem para mim, nem para a senhora que seguia à minha frente. A senhora continuou o seu trajeto em frente, enquanto que eu fiquei parada no meio da lavagem com as máquinas paradas. O funcionário dirigiu-se a mim e disse que não tinha nada com que me preocupar pois tinha sido só um "encosto" e a senhora inclusive, já tinha ido embora após verificar o seu veículo. Tudo bem. O funcionário desta empresa decidiu que eu, em vez de sair pela frente como a senhora, devia sair em marcha atrás. O funcionário mostrou preocupação pois disse-me que em cima do meu carro tinha o rolo mais pesado de toda a lavagem mas que ainda assim, achava melhor sair em marcha atrás. Assim que coloquei a marcha atrás e andei com o carro, o rolo caiu sobre o meu vidro e partiu o vidro todo! Ainda assim, o funcionário achou por bem continuar a sair da lavagem em marcha atrás. Continuei o percurso, já com uma camada de nervos em cima porque sabia que tinha o vidro todo partido e o funcionário (peço atenção para este pormenor, SEM EU LHE PERGUNTAR NADA) disse para eu estar DESCANSADA, porque a empresa ia PAGAR TUDO, pois tinham um seguro de responsabilidade civil exatamente para estes acidentes.
Bem, visto que o meu erro não contribuiu em nada para o desfecho final, que foi provocado pela paragem das máquinas e pela DECISÃO do vosso funcionário de me meter em marcha atrás, estava realmente descansada. Também liguei para o meu seguro que me assegurou que a seguradora da empresa tinha que assumir a situação!
Hoje, dia 31-08-2021 pelas 08h30 liguei logo para a empresa, onde me atende uma senhora Rosário ou Rosária e me diz que a colega responsável só chega às 9h. Tudo bem. Por volta desse horário liguei e a dita colega diz que já sabe qual é a situação mas que acha que é que sou a culpada! Quando eu contra-argumento, arrogantemente e prepotentemente, diz-me que ainda agora chegou. AH, ainda agora chegou mas já quer sacudir as culpas da capota?
Pois bem, como a senhora ainda agora tinha chegado, ficou de me ligar até à hora de almoço. Perto da uma hora a senhora liga-me e diz que realmente eu é que sou a culpada porque entrei pela lavagem dentro. Fiz as seguintes questões à funcionária: se ela achava que tinha sido eu entrar e logo a seguir parar que me tinha partido o vidro todo?; porque é que o funcionário não me mandou em frente como mandou a outra senhora?; porque é que sabendo que tinha um rolo pesadissímo em cima do carro me manda para trás, sabendo que obviamente o peso vai descair?; porque é que me deram GARANTIAS que a empresa cobrava os danos causados?; qual é a distância de segurança que existe para precaver estes acidentes?. Ao que a senhora responde que não pode assumir os erros do funcionário. Ah, a empresa não assume os erros dos funcionários. Então quem é que assume? Eu? Tem seguro de responsabilidade civil para que eventualidades?
Voltei a contactar o meu seguro, que me voltou a dizer que se a empresa não queria assumir teriam que me dar o contacto da sua seguradora e da sua apólice, para proceder com uma queixa e deixar o seguro da empresa tomar a sua decisão.
Voltei a ligar pelas 13h30 para pedir o número da apólice, ao que a senhora Rosário me decide perguntar quem é que eu sou e porque é que quero estes dados, assim que lhe disse o meu nome disse que tinha de ligar mais tarde, perguntei-lhe se não sabia os dados e voltou a dizer a mesma coisa. Enfim, só consegui os dados quando o meu namorado ligou.
Não quererem assumir as responsabilidades pelos danos materiais já por si é uma autêntica vergonha, agora nem se disporem a informar os clientes de dados que são obrigados por lei a dar, já passa a linha do ridículo. Apesar de tudo, não tenho nada a apontar ao funcionário de Setubal, que acredito ter agido de boa fé e talvez tenha apenas pecado pela inexperiência, agora em relação à empresa em si, tenho-vos a dizer que o dinheiro não é tudo, mas que já contam com muitas reclamações que só mostra o triste serviço que prestam e má gestão. Em relação ao atendimento das telefonistas, há muito boa gente a querer trabalhar, que não é o caso destas senhoras que querem é despachar, nem sensibilidade têm com os clientes.
Data de ocorrência: 30 de agosto 2021
Inês P