IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.6
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Demora excessiva na marcação do exame

João Costa apresentou a reclamação
12 de março 2018

A marcação do meu exame ocorreu no mês de Dezembro do ano transacto e agora sou informado pela EC, que só para Abril é que provavelmente terei o meu exame de condução. É ridículo estar 4 meses à espera de uma marcação de um exame prático de condução. Certamente é necessário ver o que se está a passar no IMT de Faro.

Data de ocorrência: 12 de março 2018
Boa Tarde,

Agradecemos o contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Bom Dia,

Relativamente ao assunto em causa, cumpre informar que os exames são marcados pela ordem de entrada dos respetivos pedidos e que os tempos de espera são públicos * PROIBIDO *://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/MARCAÇÃO DE PROVAS PRÁTICAS.pdf

Mais se informa que:
• com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 175/91, de 11 de Maio, criou-se um sistema inovador que permitiu a realização de exames de condução de veículos automóveis por entidades de natureza privada, sem, no entanto, se retirar à extinta Direcção-Geral de Viação as suas competências e dando-lhe a possibilidade de acompanhar, enquadrar e fiscalizar a implantação e desenvolvimento desta nova realidade;
• desde que se iniciou a atividade dos centros de exames privados, que o candidato a condutor tem a possibilidade de optar por obter a sua carta de condução num centro de exames privado ou na Administração Pública (atualmente num serviço regional do Instituto de Mobilidade e dos Transportes, IP, por força da reorganização estrutural da Administração Pública), competindo aos candidatos fazer a sua escolha em função dos seus interesses, nomeadamente, dos tempos de espera nos centros públicos e privados;
• o regime fixado no Decreto-Lei n.º 175/91, de 11 de Maio, aplica-se exclusivamente aos centros de exames privados, pelo que, não se pode invocar a sua aplicabilidade aos centros de exames do Estado, designadamente, no que respeita aos prazos a observar para a marcação de exames nos centros privados;
• no Algarve existe um Centro de Exames Privado sedeado em Portimão.

Com os melhores Cumprimentos
13 de março 2018

Como certamente sabe o Centro de Exames Privado cobra muito mais dinheiro que o o público.
O facto de existir um centro de exames privado e de o candidato poder optar por essa via, não é argumento razoável para justificar esta demora no IMT de Faro. Como cidadão também é meu direito optar pelo Serviço Público e ser tratado com brio e profissionalismo, coisa que face aos tempos de espera registados no IMT de Faro, não acontece. A existência do Centro de Exames Privados de Portimão não pode ser desculpa para o desleixo registado no IMT de Faro. Existem vidas profissionais e pessoais pendentes de um simples carimbo de atestação de capacidade de condução, perdoe-me a banalização. Não peço que o meu problema em particular seja resolvido, mas sim que esta situação do IMT de Faro seja identificada e prontamente resolvida.
Agradeço a atenção e aguardo a sua resposta.

Boa Tarde,

A escolha de um Centro de Exames Privado incorre sempre num custo maior para o candidato. Como cidadão também tenho o direito de ao escolher um Centro de Exames Público ser tratado com brio e profissionalismo, o que não se verifica no IMT de Faro, face aos tempos de espera registados. A existência de um Centro de Exames Privado não é argumento válido para o desleixo e alguma incompetência verificada neste serviço público. Existem vidas pessoais e profissionais pendentes por um carimbo e uma assinatura que atestem uma pessoa apta para conduzir, desculpe a banalização. Apenas peço que esta situação do IMT de Faro seja de facto verificada e resolvida.
Agradecido pela atenção e aguardo atentamente pela resposta.

Com os melhores cumprimentos.
14 de março 2018
Bom Dia,

No que concerne ao processo foi recebido no serviço a 27 de dezembro , estamos a marcar por ordem de entrada dos processos, os exames recebidos em meados de dezembro e temos exames marcados até 23 de março, pelo que provavelmente terá o seu exame de condução no início de abril.

Com os melhores Cumprimentos