IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.8
2 IMT 88.1
3 IMPIC 73.8
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Matrícula cancelada por erro desde Fevereiro

Manuel Janssen Valadas Preto
Manuel Preto apresentou a reclamação
12 de agosto 2022
Desde Fevereiro que não posso conduzir o meu automóvel pois o IMT cometeu um erro aquando um pedido de matrícula de época e anulou-me a matrícula. Desde então que não responde a cartas registas, nem a pedidos de informação por email, nem sequer cumpre as promessas de resolução do problema feitas no balcão de atendimento.
No balcão informaram-me que veículos de interesse histórico (é o caso) não são prioridade para o IMT mas isso não é razão. Este é o único automóvel que tenho que me permite circular com o meu filho de 3 anos, que me permite transportar outros passageiros e o único que tenho para transportar material de vela (sou velejador de alta competição). Tornei-me dependente de outras pessoas o que é incomportável.
Antes deste incidente o automóvel sofreu uma grande obra mecânica e não tenho forma de o experimentar e portanto saber se esta foi bem feita. Assim a IMT está a eliminar a minha possibilidade de acionar a garantia da reparação o que pode resultar nu elevado custo financeiro.
Não consigo também segurar o automóvel pois as seguradoras exigem uma matrícula.
Lembro que o IMT já me cobrou o valor pedido (€300) e que lhes enviei toda a documentação que me foram pedindo.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2022
12 de agosto 2022
Exmo(a) Manuel Janssen Valadas Preto,

Agradecemos a sua exposição nr. 79043922 no dia 2022-08-12 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
24 de agosto 2022
Exmo(a) Manuel Janssen Valadas Preto,

Informamos que solicitamos esclarecimentos sobre a situação aqui exposta, ao serviço recetor do processo em questão.

Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores Cumprimentos.
19 de setembro 2022

Acabo de receber uma carta do IMT que não resolve o problema e que não faz sentido nenhum.
Por um lado afirmam que a questão do PEDIDO DE MATRÍCULA DE ÉPOCA está resolvida desde 2022.01.21 e que ao veículo lhe foi atribuída uma matrícula AN-24-UH.
Acabo de falar com um representante vosso via telefone que me confirmou que esta matrícula é de série geral e de 2022 e não de 1990 ano a que se refere o automóvel.

O assunto não está portanto resolvido.
Eu requisitei e paguei por uma MATRÍCULA DE ÉPOCA para um automóvel de 1990 e não uma nova matrícula.
Assim, exijo que seja reposta a coerência e seja atribuído ao veículo uma matrícula do seu ano de 1990 e que a mesma possa ser feita no modelo do ano em questão (letras brancas em fundo preto).

Uma queixa dirigida ao presidente do IMT indicando os nomes dos técnicos envolvidos nesta trapalhada será feita.

Cumprimentos
18 de outubro 2022
Há alguma novidade da minha última reclamação?
Obrigado
13 de janeiro 2023
Fui contactado pelo IMT que se mostrou aberta para resolver o problema e me pediu uns dados adicionais relativos ao processo. Recentemente recebi a cópia de uma carta onde perguntavam à conservatória se havia impedimentos para me ser atribuida uma matrícula histórica.
Parece portanto que o problema está em vias de ser resolvido (mas até receber a confirmação não fecharei a queixa).
Obrigado
Manuel Janssen Valadas Preto
Manuel Preto avaliou a marca
20 de fevereiro 2023

O problema foi resolvido porque consegui mostrar a alguém na IMT que o assunto estava a ser deficientemente tratado. Infelizmente passaram-se meses e meses e inúmera troca de correspondência até finalmente a queixa ter ido parar às mãos de alguém competente e preocupado. PS: 1 ano depois finalmente o meu automóvel tem uma matrícula de época