Indaqua Fafe

Indaqua Fafe - Corte de fornecimento de água

Anabela Afonso
Anabela Afonso apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2022
No dia 2 de fevereiro do corrente ano a empresa procedeu ao corte sem aviso prévio do fornecimento de água.
Verifiquei que no mesmo dia deixaram junto do contador da água uma notificação de corte, bem como na caixa de correio um aviso de corte com data de emissão de 4/01/2022 e data de vencimento 24/01/2022, data esta vencida há 8 dias atrás. Lamento que o técnico que procedeu ao corte do fornecimento não tenha tido a amabilidade de tocar na campainha da habitação a comunicar o corte, falta de ética da parte dele.
Nunca recebi a referida fatura em débito, nem uma 2ª via, tendo até efetuado o pagamento da fatura posterior á da divida, sem ninguém me alertar para a falta de pagamento da referida fatura em débito, o que revela falta de zelo da parte da empresa.
No dia seguinte (03/02/2022) entrei em contacto com os serviços e o colaborador que me atendeu referiu que este era o procedimento normal, pelo que não só tinha de efetuar o pagamento da fatura em dívida no valor de 13,22 €, bem como tinha que pagar a taxa de suspensão da ligação e a taxa de reinício da ligação, para que o abastecimento fosse reposto, taxas estas no valor respetivamente, de 40,64 € e 30,48 € ao qual acresceu o iva (23%) 16,36 €, perfazendo um total de 87,48 €.
Resumindo, o valor da fatura mais o valor das taxas totalizou 100,70 €.
Isto é uma caça ao dinheiro dos contribuintes, o valor das taxas deveriam ser recalculadas e repensadas, acho abusivo pagar 87,48 € para que o abastecimento seja reposto.
Solicito que me seja devolvido o valor das respetivas taxas (87,48 €).
Data de ocorrência: 2 de fevereiro 2022

Situação semelhante também ocorreu comigo, tendo em meu poder a prova efetiva de que a comunicação enviada sob registo CTT, com data limite de pagamento de 2022-02-22, por forma a evitar o corte de abastecimento de água, foi entregue pelos CTT nesse mesmo dia. A entidade agora designada "Águas de Fafe" faz constar que a comunicação em causa foi emitida em 2022-02-04, mas apenas procedeu ao seu envio em 2022-02-18 (sexta-feira). Isto revela uma absoluta falta de ética na relação com os seus clientes. Felizmente, porque tive a oportunidade de associar um email ao contrato, pude efetuar através da comunicação que me foi enviada por esse meio, o respetivo pagamento, evitando assim, incorrer em tão absurdas despesas. Efectuei uma reclamação junto da entidade, a qual não se dignou responder. Creio que a solução passa por expor uma reclamação junto do Provedor de Justiça. Caso necessite, faço questão de corroborar que os procedimentos desta entidade não são regulares. Com os melhores cumprimentos.