9.6
1 IEFP 89.3
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Infarmed9.6
Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.
  • Parque de Saúde de Lisboa - Avenida do Brasil, 53
  • infarmed@infarmed.pt

Infarmed - Informação prestada pelo infarmed que virou a contra informação

Anastácio José Martins Lopes
Anastácio Lopes apresentou a reclamação
2 de novembro 2023
Desde Junho que me é impossível aviar uma embalagem que seja do medicamento identificado em genérico, sendo obrigado a interromper o tratamento por falta do mesmo, o que se verifica após a queixa apresentada ao INFARMED ter merecido daquela instituição a suposta informação de que os laboratórios que produzem tal medicamento, um previa repor o mesmo a partir de 20/10/2023 e um outro a partir de 25/10/2023, o que até hoje, 02/11/2023, não aconteceu. Informado o INFARMED da situação e apesar de saberem que os mesmos laboratórios continuam sem respeitarem o que informaram aquela instituição, a mesma deu-me a resposta que vos envio que em nada altera a falta do medicamento há quase meio ano mesmo após as promessas laboratoriais não respeitadas às quais o INFARMED nada fez para que o fossem, como o deveria ter feito. Será assim que se respeita e faz respeitar o direito dos utentes aos medicamentos genéricos assim manipulados pelos laboratórios e deixados manipular pelo INFARMED?

[Ticket #NL2N3N85] FW: Fwd: PEDIDO DE INFORMAÇÂO
Caixa de entrada

Cimi Infarmed
09:59 (há 1 hora)
para mim

Exmo. Senhor

Anastácio Lopes

Em resposta ao e-mail de 31/10/2023, informamos que o INFARMED, I.P. monitoriza diariamente a informação sobre as faltas, as ruturas e as cessações de comercialização, no sentido de identificar e evitar, atempadamente, situações críticas que possam afetar a disponibilidade dos medicamentos.

Contudo, reiteramos a informação anteriormente dada de que os medicamentos genéricos contendo a substância ativa Ácido Alendrónico + Colecalciferol 70 mg + 2800 U.I., se encontram em rutura de stock, conforme poderá verificar na página do INFARMED, I.P. em Pesquisa de Medicamentos em Rutura, sendo que se prevê a sua reposição no mercado a partir das datas indicadas na imagem anexa.

Informamos ainda que existem dois medicamentos, com a referida substância ativa, comercializados e disponíveis no mercado, conforme pode verificar na base de dados Pesquisa Medicamento.

Mais informamos que os profissionais de saúde, os cidadãos e as associações que representam pessoas portadoras de doença podem comunicar as faltas de medicamentos através do formulário de reporte de faltas de medicamentos.

Para mais informações sobre a gestão da disponibilidade dos medicamentos poderá consultar a página Gestão da disponibilidade do medicamento - separador Pesquisar ruturas, disponível no nosso site.

Esperamos ter respondido à questão apresentada e ficamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.

A sua opinião é importante. Ajude-nos a melhorar.
Ana Contente

Centro de Informação do Medicamento e Produtos de Saúde (CIMI)
Information Centre of Medicines and Health Products (CIMI)

INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.
INFARMED – National Authority of Medicines and Health Products, I.P.
Parque de Saúde de Lisboa - Avenida do Brasil, 53 / 1749-004 Lisboa - Portugal

Enviada: 31 de outubro de 2023 14:38
Para: Infarmed
Assunto: Re: Fwd: PEDIDO DE INFORMAÇÂO

Boas tardes

Aos cuidados dos dirigentes do Infarmed

Pelo presente contato, informo essa instituição, que até hoje, 31/10/2023, nenhum dos laboratórios que previu colocar no mercado o medicamento identificado o fez, sem esquecer que um desses laboratórios previu colocar no mercado o mesmo
medicamento a partir de 20/10/2023 e um outro laboratório a partir de 25/10/2023, mais de uma semana após aquelas datas nenhum laboratório o fez, o que me leva a perguntar a esses serviços se será com estas práticas, dizendo uma coisa e fazendo outra, que
algum dia dignificarão a saúde portuguesa e os utentes que assim continuam impedidos de acederem a tal medicamento há meio ano. É isto admissível e é para assim proceder que existem laboratórios e medicamentos genéricos senhores e senhoras dirigentes do INFARMED?

Saberemos todos um dia, com a ajuda do tempo, quando será que este medicamento estará disponível no mercado o que até hoje, 31/10/2023, não aconteceu apesar de prometido pelo menos por dois laboratórios.

Atentamente

Anastácio José Lopes escreveu no dia quarta, 4/10/2023 à(s) 15:02:

Anastácio José Lopes
10:08 (há 53 minutos)
para farmaciadasavenidas

Bons dias
Ao cuidado do Dr Glenn

Pelo presente contato, reenvio-vos a resposta dada pelo Infarmed a mais uma reclamação, para vosso conhecimento e para que saibam se devem ou não pedir o medicamento em causa a quem vos pode fornecer.

Atentamente

Data de ocorrência: 2 de novembro 2023
16 de novembro 2023
Apesar de já estarmos a 16/11/2023, continua, ao invés do prometido pelos laboratórios que fabricam o medicamento, sem que o mesmo em termos de genérico, esteja disponibilizado nas farmácias, o que acontece há pelo menos meio ano, o que para os dirigentes do Infarmed, é admissível, aceitável ou compreensível? è para assim fingirem servir o mercado de medicamentos genéricos que os mesmos foram criados para que quem os produz os manipule e continue, ao fim de meio ano a prometer repô-los nos mercado sem o assumir até hoje?
30 de novembro 2023
Apesar de já estarmos a 30/11/2023, continua, ao invés do prometido pelos laboratórios que fabricam o medicamento, sem que o mesmo em termos de genérico, esteja disponibilizado nas farmácias, o que acontece há pelo menos meio ano, o que para os dirigentes do Infarmed, é admissível, aceitável ou compreensível? è para assim fingirem servir o mercado de medicamentos genéricos que os mesmos foram criados para que quem os produz os manipule e continue, ao fim de meio ano a prometer repô-los nos mercados sem o assumir até hoje?
14 de dezembro 2023
Vergonhosamente, até hoje, 14/12/2023, continuam as farmácias sem terem acesso ao medicamento genérico mencionado para o vender, o que me irá obrigar a interromper o tratamento depois de a INFARMED ter supostamente informado que o mesmo chegaria ao mercado em 22/10/2023 e até hoje, não ocorreu. Será para isto que o país precisa da INFARMED? Continua a faltar brio profissional e sentido de responsabilidade aos que na INFARMED sºao complacentes com estas vergonhas medicais que em nada dignificam o SNS pois se é para não existirem que os medicamentos genéricos foram inventado e perante a anormalidade há meio ano a INFARMED nada fez, para repor a normalidade, estamos conversados no que os portugueses esperam dos serviços de uma instituiçãi que assim nos prova fingir funcionar.
28 de dezembro 2023
Vergonhosamente, até hoje, 28/12/2023, continuam as farmácias sem terem acesso ao medicamento genérico mencionado para o vender, o que já me irá obrigou a interromper o tratamento depois de a INFARMED ter supostamente informado que o mesmo chegaria ao mercado em 22/10/2023 e até hoje, não ocorreu. Será para isto que o país precisa da INFARMED? Continua a faltar brio profissional e sentido de responsabilidade aos que na INFARMED são complacentes com estas vergonhas medicais que em nada dignificam o SNS pois se é para não existirem que os medicamentos genéricos foram inventado e perante a anormalidade há mais de meio ano a INFARMED nada fez, para repor a normalidade, estamos conversados no que os portugueses esperam dos serviços de uma instituição que assim nos prova fingir funcionar.
11 de janeiro 2024
Desde Junho/23 que me é impossível aviar uma embalagem que seja do medicamento identificado em genérico, sendo obrigado a interromper o tratamento por falta do mesmo, o que se verifica após a queixa apresentada ao INFARMED ter merecido daquela instituição a suposta informação de que os laboratórios que produzem tal medicamento, um previa repor o mesmo a partir de 20/10/2023 e um outro a partir de 25/10/2023, o que até hoje, 11/01/20234 não aconteceu. Informado o INFARMED da situação e apesar de saberem que os mesmos laboratórios continuam sem respeitarem o que informaram aquela instituição, a mesma deu-me a resposta que vos envio que em nada altera a falta do medicamento há quase meio ano mesmo após as promessas laboratoriais não respeitadas às quais o INFARMED nada fez para que o fossem, como o deveria ter feito. Será assim que se respeita e faz respeitar o direito dos utentes aos medicamentos genéricos assim manipulados pelos laboratórios e deixados manipular pelo INFARMED?
8 de fevereiro 2024
Ao invés da suposta informação que me foi dada pelo INFARMED, até hoje, 08/02/2024, eu, como qualquer outro cidadão, continuo impedido de adquirir o GENÉRICO de Ácido Alendrónico + Colecalciferol 70 mg + 2800 U.I., apenas e só porque os laboratórios que o produzem continuam, manipuladoramente a não o produzirem e assim a impedirem o mesmo de chegar às farmácias. Porque entendo que não é para manipularem a produção de qualquer medicamento genérico que os laboratórios existem, nem o INFARMED existe para consentir impunemente estes práticas, mantenho por isso esta minha queixa, apesar de já ter sido obrigado a interromper o tratamento por falta de acesso a um medicamento genérico assim manipulado pelos laboratórios que o produzem.
Anastácio José Martins Lopes
Anastácio Lopes avaliou a marca
22 de fevereiro 2024

Vergonhosamente, a concluir-se um ano desde que o genérico do medicamento em causa começou a faltar nas farmácias e apesar das diligências que fiz junto do INFARMED, em vão, até hoje, 22/02/2024, nunca mais as farmácias tiveram o genérico de tal medicamento para venderem, o que me obrigou a interromper o tratamento para a OSTEOPOROSE. Será para fingir assumir as suas responsabilidades que o país mantém o INFARMED que destas vergonhosas formas finge assumir as suas responsabilidades para com os medicamentos genéricos em Portugal?