46.1
  • ipme@ipme.pt

IPME - Reclamação premio acelerador

Carla Moreira apresentou a reclamação
25 de julho 2023
No passado mês de Março, conclui com sucesso uma formação neste centro. Enviei toda a documentação solicitada para receber o prémio acelerador, relativo a esta mesma formação, o processo deu entrada, sem qualquer anomalia a assinalar e foi-me dada a informação que demoraria até 3 meses a ser pago.
No início deste mês (Julho) entrei em contacto com o centro de formação, que me informou que o pagamento não era da responsabilidade deles mas sim da Anqep e que os deveria contactar para obter mais informações. Entrando em contacto com a Anqep foi-me informado que a responsabilidade não era deles mas sim do centro de formação e que nem tinham acesso ao meu processo, devido a proteção de dados. Enviei novo email para o Ipme com esta informação e a pedir esclarecimentos e até à data de hoje, nem resposta ao email, nem o pagamento deu entrada.
Data de ocorrência: 25 de julho 2023
Prezada Carla Moreira
Acabamos de visualizar o que registou, e que nos mereceu a melhor atenção. Contudo não somos parte do processo, pois esses prémios são competência exclusiva da ANQEP conforme pode ser consultado aqui:
e aqui
Efetivamente não nos compete nenhuma ação ativa sobre o pedido, pois:
1. O dinheiro é gerido pela ANQEP, entidade estatatal que gere o programa.
2. A análise é da ANQEP.
3. Os pagamentos serão feitos pela ANQEP , diretamente para a sua conta bancária.
O nosso trabalho, foi feito, consistiu no caso em submeter o seu pedido de prémio de apoio ao arranque.
Pelo que, se tem alguma queixa a fazer faça-a à entidade que gere o programa, a ANQEP. Imaginamos que seja a típica atitude de subserviência face ao estado em detrimento do insulto fácil a uma entidade privada.
Concluindo, foi Foi por este tipo de situações e falta de pagamentos que o IPME deliberou não mais atuar como Centro Qualifica. Não aceitamos não ser pagos durante anos, ser mal pagos e ainda por cima, receber reparos publicamente, por questões ás quais somos totalmente alheios.
25 de julho 2023
Boa tarde. Compreendo a vossa posição, mas devem também compreender a minha.
Dada a resposta da ANQEP e a falta de resposta da vossa parte aos meus emails é natural mostrar o meu desagrado. Gostaria então que me informassem como pode a ANQEP responder que não tem acesso ao meu processo devido a proteção de dados e que é da vossa responsabilidade responder.
Obrigada
25 de julho 2023
Cara Carla Moreitra, tentamos contactá-la sem sucesso, portanto respondemos aqui. Os pagamentos do "Acelerador Qualifica", como está nos links enviado supra e na legislação, são da exclusiva competência da ANQEP, que recebeu e tem todas as informações sobre o seu processo.
Mais, têm acesso a todos os processos, a todos os dados, candidatos e, têm todas as informações.
Pelo que não queremos acreditar que essa resposta lhe foi realmente escrita.
Sugerimos que escreva a ANQEP, e se pretender fazê-lo com nosso conhecimento, daremos o acompanhamento que seja possível.
Mas repetimos, entre outras razões, a IPME deixou o sistema do QUALIFICA, em que que estava desde o início (2008), por não poder aceitar não receber atempadamente os devidos pagamentos.
Se também não é paga pela ANQEP, lamentamos mas tem que demandar a própria ANQEP.
25 de julho 2023
Pelo que não queremos acreditar que essa resposta lhe foi realmente escrita.
25 de julho 2023
Já fiz reclamação junto da ANQEP, aguardarei pela resposta.
No entanto, devo referir que acho lamentável que estejam a duvidar da minha palavra. Infelizmente a conversa foi via telefone, senão teria todo o gosto em vos encaminhar o email, se tivesse sido por essa via.
Fui muito bem tratada e ajudada no vosso centro, não é de todo minha intenção denegrir a vossa imagem, e continuarei a sugerir como até aqui. Mas como devem compreender, na ausência de resposta aos meus emails, tinha que tomar uma atitude perante esta situação, que espero ver resolvida em breve.

Melhores cumprimentos
Prezada Carla

Ninguém dúvida da sua palavra. Mas para bom entendedor...há que obter por escrito o que lhe disseram.

Nós não podemos simplesmente assumir responsabilidades que não temos.
Nem ter que dar acompanhamento a um processo que como todos, fechamos em devido tempo.

E para que não tenha dúvidas, saímos do sistema QUALIFICA porque não recebemos há 2 anos da ANQEP.

Esperamos que receba mais cedo que nós.