IRN - Instituto dos Registos e Notariado

Yohaly Vanessa Sulli Paredes
Yohaly Paredes apresentou a reclamação
2 de maio 2024
Exmos. Senhores

Serve a presente para expressar a minha profunda deceção e descontentamento em relação ao atraso persistente no processamento do meu pedido de nacionalidade. Há mais de dois anos, dei início a este processo com a expectativa legítima de que seria tratado com celeridade e eficiência. No entanto, até à presente data, o meu processo encontra-se estagnado na etapa 4, o que é absolutamente inaceitável.

Vivemos num país onde a burocracia parece ter vida própria, muitas vezes operando com maior rapidez do que os próprios serviços públicos. Portugal, tão elogiado pela sua hospitalidade e qualidade de vida, revela uma face sombria quando se trata da administração de processos como este. Apesar de residir e contribuir ativamente para a sociedade portuguesa há seis anos, sinto-me desamparado/a perante a morosidade e a falta de transparência do sistema.

A minha família, que já se enraizou nesta terra, também sofre as consequências deste atraso prolongado. A minha filha, que está prestes a completar quatro anos de idade, nasceu neste país e deveria ter o direito automático à cidadania. No entanto, devido à lentidão do processo, vemo-nos privados desse direito básico, enquanto outras crianças nascidas em circunstâncias semelhantes noutras nações já desfrutam plenamente dos seus direitos de cidadania.

Este impasse não é apenas uma questão de inconveniência; tem impactos profundos nas nossas vidas e no nosso sentido de pertença. Afeta os nossos planos futuros, as nossas oportunidades e até mesmo a nossa autoestima enquanto membros desta comunidade. É desolador constatar que, apesar do nosso compromisso e contributo para com Portugal, somos tratados com indiferença e negligência pelas próprias entidades que deveriam zelar pelos nossos direitos.

Exijo uma explicação clara e coerente para este atraso injustificado e apelo a uma ação imediata para acelerar o processamento do meu pedido de nacionalidade. Não podemos mais tolerar uma situação em que os nossos direitos são sistematicamente desrespeitados por uma burocracia ineficiente e opaca.

Espero uma resposta célere e eficaz por parte das autoridades competentes, de forma a resolver esta questão de forma definitiva.
Data de ocorrência: 2 de maio 2024
Yohaly Paredes
16 de maio 2024
Venho por este meio expressar a minha profunda insatisfação e consternação em relação à falta de profissionalismo e de resposta, evidenciada pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN), no que toca ao processo de nacionalização de indivíduos que residem e contribuem para a sociedade portuguesa há mais de seis anos.

Apesar de cumprirmos as nossas obrigações fiscais e de estarmos plenamente integrados na comunidade, os nossos pedidos de nacionalidade continuam a enfrentar atrasos inexplicáveis e uma total ausência de comunicação da parte do IRN. Esta situação é absolutamente inaceitável e demonstra um flagrante desrespeito para com os residentes que, na prática, contribuem de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento do país.

A morosidade e a falta de transparência no tratamento destes processos não só comprometem os nossos direitos, como também afetam gravemente a nossa qualidade de vida e os planos para o futuro. Constatamos, com tristeza, que apesar do nosso empenho e dedicação a Portugal, somos frequentemente tratados com desdém e negligência pelas instituições que deveriam assegurar os nossos direitos.

Exigimos uma resposta célere e concreta, bem como uma actuação imediata por parte do IRN para resolver esta situação de uma vez por todas. Apelamos à vossa responsabilidade e profissionalismo na gestão dos pedidos de nacionalização, garantindo que este processo seja conduzido com a seriedade e respeito que todos merecemos.

Esperamos que esta mensagem seja finalmente atendida e aguardamos uma resposta do IRN com a máxima urgência possível.

Com os meus melhores cumprimentos,
Yohaly Vanessa Sulli Paredes
Yohaly Paredes está a aguardar resolução da marca