ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - ISEL
  • Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1
    1959-007 Lisboa
  • isel@isel.pt

ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - Pagamento de propinas de há 8 anos atrás

Tiago Vicente apresentou a reclamação
4 de fevereiro 2020
Venho por estes meio expressar a minha indignação pelo medíocre serviço prestado pelos serviços administrativos desta unidade de ensino. Parte das informações prestadas tanto telefonicamente como presencialmente são um engodo.

Frequentei esta unidade de ensino durante o ano letivo de 2012/2013 e estou agora em 2020 a ser confrontado com uma dívida de pagamento de propinas com juros gerados pelo máximo de interesse desta instituição.
Aquando do cancelamento de matrícula efetuado por mim pessoalmente na tesouraria do ISEL, questionei se era necessário tomar mais alguma ação e se existia algum valor por liquidar, o qual fui informado que tudo se encontrava regularizado não sendo necessário qualquer ação! Foi mentira. Em 01/08/2014 fui formalmente informado por intermédio de carta registada de uma dívida por liquidar de 803.90€ respetivos à frequência do dito ano letivo acrescido de juros de mora. Contactei telefonicamente os serviços administrativos da instituição e expliquei o caso à Sra Sónia Ferreira que me solicitou envio de e-mail a explicar novamente o caso. Recebo minutos depois um e-mail da mesma pessoa com um agradecimento na exposição do problema e um pedido de desculpas pelo sucedido!!! Nunca confirmou "não deve nenhum valor" mas pediu desculpas ao que se entende pelo engano. Outra mentira! Nunca mais fui contactado até 2020. Pelo que pude apurar, graças ao agora super completo e-mail que recebi 8 anos depois do cancelamento, a dita "dívida" continua e agora acresce de ainda mais juros. Está em causa um trabalhador estudante, uma pessoa com trabalho regular 09-18 e a frequentar ensino noturno em que foi instaurado processo de insolvência na empresa onde trabalha e veio para a rua com 0€.

Uma questão pertinente. Quais foram os encargos do ISEL com a minha pessoa desde 2013 até ao dia de hoje? Resposta: 0€
Nunca frequentei nem usufrui de um único serviço desta instituição desde 2013.
Uma vez que a prescrição de dívida ocorre em 8 anos mostra claramente o profissionalismo dos senhores responsáveis por estes serviços e o interesse em ludibriar para interesse próprio.

Em adição ao referido e pelo ridículo horário de atendimento presencial dos serviços de tesouraria, fui obrigado a colocar dia de férias para resolver esta situação, a qual nem sequer me foi apresentada possível alternativa de pagamento MB, transferência, etc...
Aparentemente a única coisa que aprendi nesta instituição foi a nunca confiar na palavra dos funcionários e solicitar sempre comprovativos de tudo por escrito.

Solicito que no mínimo me seja feito reembolso de juros de mora desde 01/08/2014, dia em que fui informado formalmente por carta registada, até a data de hoje 04/02/2020 quando liquidei o valor que iria sempre continuar a aumentar para benefício do ISEL, situação que claramente se deveu ao imcompetente serviço que me foi prestado.

Grato pela atenção dispensada,
Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2020
Relativamente à reclamação apresentada por V. Exa., cabe-nos esclarecer o seguinte:
1. Frequentou o estabelecimento de ensino no ano letivo 2012/2013, tendo requerido anulação da matricula a 4 de janeiro de 2013;
2. A 25 de janeiro de 2013, foi dado despacho ao requerimento de anulação de matricula com a seguinte indicação “Anulação com pagamento da totalidade das propinas”;
3. O reclamante alega que só em 2014 (1 de agosto) com o recebimento de carta registada foi formalmente informado da dívida já com acréscimo de juros;
4. O reclamante contactou o ISEL em 4 agosto de 2014 sobre a situação, tendo-lhe sido solicitado o envio de email;
5. Email do ISEL em janeiro de 2020, dando conhecimento novamente do valor em dívida com o acréscimo de juros, e com os passos seguintes a tomar pelo ISEL de acordo com a legislação em vigor;
6. O reclamante vem reclamar pelo serviço prestado por parte dos serviços administrativos do ISEL, presencialmente e telefonicamente;
7. O reclamante vem reclamar a devolução do valor dos juros pagos e contados de 2014 a 2020.

Perante o exposto, cumpre-nos informar que:
• O ISEL lamenta que se considere vítima de falta de ética ou profissionalismo por parte de qualquer elemento do ISEL que ao longo dos anos tenha interferido nesta questão;

• Tal como exposto por V. Exa. uma parte da propina referente à sua inscrição na licenciatura que frequentava, ficou por liquidar, pois apenas liquidou a 1ª prestação da mesma. Tal como foi informado a propina é devida na totalidade no ato de inscrição, e existem mecanismos ao dispor dos estudantes para evitar o pagamento de uma parte ou mesmo a sua totalidade, bastaria para isso a consulta ao Regulamento - Prazos e procedimentos a adotar no pagamento de propinas, em vigor à data do peido de anulação [nº 13, Despacho nº 8171/2012, de 14 de junho];

• Em 2014 houve um contacto por correio registado, onde foi informado do valor em dívida e a razão pela qual lhe estava a ser solicitado o pagamento;

• A 29 de janeiro de 2010, o ISEL procede a envio de email dando conta do valor em dívida acrescido dos respetivos juros aplicados de acordo com a legislação em vigor, e que em caso de não pagamento seria emitida certidão de dívida e o envio da mesma à Autoridade Tributária. Foi ainda indicado que poderia solicitar um plano de pagamentos faseados;

• Troca de emails entre V. Exa. e os serviços do ISEL entre o dia 29 de janeiro e o dia 4 de fevereiro de 2020;

• A 4 de janeiro de 2020 V. Exa. procedeu ao pagamento do valor solicitado na sua totalidade, tendo solicitado uma certidão de não dívida que foi emitida e enviada;

• V. Exa. não aceitou as informações e efetuou a 4 de janeiro reclamação em livro, tendo ainda comunicado via email do dia 5 de janeiro de 202, que havia procedido a queixa no “Portal da queixa”.

Em conclusão e face ao exposto, apenas podemos lamentar o incómodo causado a V. Exa, mas que todos os valores que foram cobrados (dívida de propina e juros à taxa legal) estão de acordo com o estipulado na lei e que em momento algum o ISEL através dos seus serviços foi incorreto ou existiu tentativa de recebimentos de valores que lhe não fossem devidos.

O ISEL
26 de fevereiro 2020
"A 29 de janeiro de 2010, o ISEL procede a envio de email dando conta do valor em dívida acrescido dos respetivos juros aplicados de acordo com a legislação em vigor, ..."

Em 2010 não frequentava o instituto. Vou assumir que tenha sido mais um erro. De qualquer forma, em que ponto desta tão elaborada resposta e resumo está o facto de a Sra Sónia Ferreira, funcionária do ISEL, NÃO ME TER INFORMADO QUE EXISTIA VALOR POR LIQUIDAR tanto aquando do meu contacto telefónico como do meu email conforme resposta abaixo??? Em anexo exponho o meu email e coloco aqui a resposta da vossa instituição para que não se pense que não existe.

-----Original Message-----
From: Sónia Margarida Alves Ferreira via RT [mailto:tesouraria@isel.pt]
Sent: 4 de agosto de 2014 19:10
To: tiagojpvicente@gmail.com
Subject: [helpdesk.isel.pt #257291] Valor de propina em dívida

Caro aluno:

Agradecemos o seu esclarecimento que contribui para uma resolução mais célere da situação.
Desde já apresentamos as nossas desculpas pelo incómodo causado.

Com os melhores Cumprimentos,
Sónia Ferreira
SAF – Tesouraria

Esta foi a resposta obtida! Onde refere que tenho valor em dívida?? Eu contactei logo assim que obtive a carta registada que para mim se tratava de um erro! Erro porquê? Porque me foi comunicado PRESENCIALMENTE na secretaria do ISEL de que não existia nenhum valor em dívida! Isto foi esquecido é isso? Eu sempre mostrei interesse em pagar o que me era devido não andei a fugir a um valor por liquidar como fazem entender neste resumo! Tenho provas disso tanto como da vossa imcompetência. Porque é que este factor foi "esquecido no resumo"? O meu contacto telefónico e email não existiram?
Para registo fica o valor devido vs o valor pago para que todos saibam:

Valor devido: 777,90€
Valor pago após juros: 1037,16€

Se vos custa compreender o porquê da minha insistência é simples: um sálario que desapareceu da minha conta. Alguém tem de fazer algo sobre isto.
Tiago Vicente avaliou a marca
27 de dezembro 2020

Está explicado na minha reclamação, o unico problema é simples: não merece a pena avançar para tribunais pela quantia que é e fui inocente o suficiente de não pedir um comprovativo por escrito em como não existia qualquer divida em meu nome. Porque aparentemente eu que frequentei nem 3 meses desta instituição de ensino paguei 1 ano inteiro. Aprendemos com a vigarisse dos outros e pagar sem usufruir de um serviço é roubo. Espero que lhes saia tudo pelo melhor.