ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • isel@isel.pt

ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - Propinas já pagas

Carlos apresentou a reclamação
13 de setembro 2022
Gostaria relembrar o ISEL que é uma instituição pública e que estão na sociedade para formar pessoas e não destruir vidas por motivos políticos.
Já vai fazer 4 anos, que paguei a dívida das propinas na instituição ISEL e não nas finanças da qual o ISEL deu entrada a dívida.
Tenho muita pena mas terminei a licenciatura em outra instituição e não me foi possível fazer estágio por que a tesouraria do ISEL não informou as finanças que já estavam pagas.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2022
Caro Carlos Soares,

Em janeiro de 2022, após reclamação no livro amarelo do ISEL (data de de 14 de dezembro de 2021), foi-lhe enviada resposta por correio registado ao seu problema que agora vamos resumir:
- Em maio de 2018, foi contactado para o email constante da sua ficha de aluno, dando conta de uma dívida referente a propinas do ano letivo de 2016/2017, e posteriormente contactado por correio registado. Foi nessa altura dada a hipótese de se deslocar à Tesouraria do ISEL para liquidação do valor em atraso;

- Em dezembro de 2018 e janeiro de 2019, foi novamente contactado por email sobre o mesmo assunto e que caso não procedesse à liquidação dos valores em dívida seria emitida Certidão de dívida para cobrança coerciva;

- Em março de 2019, o ISEL procedeu à emissão da Certidão de dívida;

- Em junho de 2021, o ISEL recebeu a sua informação de que havia pago o valor em dívida mas a mesma continuava a constar no portal das finanças;
Os serviços do ISEL apuraram que o reclamante utilizando o seu acesso como aluno, havia pago indevidamente ao ISEL em abril e maio de 2021, o valor que constava na sua área de aluno. Foi informado a 30 de junho de 2021 pela Tesouraria do ISEL, que o pagamento deveria ter sido realizado junto da Autoridade Tributária pelo que deveria junto da mesma regularizar o pagamento e que só após o recebimento do valor pelo ISEL (vindo da Autoridade Tributária) lhe seria devolvido o valor pago indevidamente ao ISEL.

Desta forma, e mais uma vez o ISEL lamenta a situação à qual é alheio e reitera que:
- o pagamento feito ao ISEL é inferior à divida constante na Autoridade Tributária e cujo pagamento é a esta devido. Lamentando que não tenha contactado o ISEL para a melhor resolução do assunto;
- o ISEL não poderá fazer nada em relação ao seu processo junto da Autoridade Tributária, tendo de ser o próprio a solicitar a anulação do processo junto da mesma.

O ISEL
11 de outubro 2022
Não, o pagamento foi igual á divida nas finanças e não recebi nada pelo correio, não tem nada por mim assinado que recebi algo.
Repito o pagamento foi igual á divida nas finanças e ainda é!
Peço desculpa mas não quiseram colabora por eu não ajudar os "copy pasters" que saiem daquela instituição de ensino degredindo todos os engenheiros que saiem das instituições que estudaram e só por não ser de Lisboa.
Para não falar em outros grupos.
26 de outubro 2022
Se fosse possível comunicar ao fisco que já está pago ou devolver o dinheiro para eu pagar, ficaria grato.
18 de dezembro 2022
Um excelente Natal para vossas excelências e que as vossas familias, muito unidas em termos de recursos locais, nunca passe fome.
Espero que no próximo ano exista a vontade política para no mínimo me devolver o que já foi Pago.
30 de janeiro 2023
Apesar dos comprovativos de pagamento as finanças recusam se a encerrar o caso apesar de já ter pago as multas, querem que pague a dobrar e as multas também para os amigos copy paste se sentirem na mó de cima?
Carlos avaliou a marca
27 de julho 2023

nada foi feito, eu é que estou finalizado com as redes de influẽncias para uns serem superiores e outros não.