iServices Marca Recomendada Marca do Mês
87.5
iServices, Lda
  • A iServices - fundada em 2011 - é a empresa portuguesa líder no mercado nacional de reparação de equipamentos informáticos e telemóveis. Especializada em produtos e tecnologias mobile, a iServices é composta por uma equipa altamente qualificada que rege a sua atividade por elevados padrões de qualidade, garantindo o acompanhamento personalizado a todos os clientes, de acordo com as suas preferências e necessidade.

• AVENIDA INFANTE DOM HENRIQUE,
    328, 1800-223 Lisboa
  • geral@iservices.pt

iServices - Me venderam telemóvel com bateria com avaria e recusaram-se a concertar 4 meses depois

Ilidio Fernandes D Almeida
Ilidio Almeida apresentou a reclamação
25 de março 2023
Estou a fazer esta reclamação que deveria ter sido feita quase 2 anos atrás para que as pessoas saibam e tenham cuidado com esta empresa que trabalha com má fé. Então, senhores, comprei 2 iPhones X recondicionados por 864 euros nesta empresa em novembro de 2020. Em fevereiro de 2021, notei que um dos ecrãs parecia estar a descolar-se. Bem, em março de 2021, o ecrã começou a apresentar uns riscos verdes e comecei a prestar mais atenção.

Fui a um balcão da iService em Odivelas e o funcionário disse-me que o telemóvel tinha um problema, mas que eu teria que pagar pela reparação do ecrã (cerca de 140€ na altura). Fiquei tão enfurecido que o senhor também começou a chatear-se e a dizer que nada podia fazer. Ele disse que essa avaria no ecrã não estava coberta pela garantia.

Eu jurei nunca mais comprar sequer um artigo na iService. Não avancei com uma reclamação formal ou processo legal na altura para fazer valer os meus direitos de consumidor. Decidi comprar um telemóvel novo mais barato (um Samsung A14) para usar até juntar dinheiro para um novo iPhone. Guardei o telemóvel na caixa que comprei na estante da sala de estar.

Ontem, 24 de março de 2023, ouvi um pop como se algo tivesse arrebentado dentro da caixa. Fui dar uma olhada e vi a bateria do iPhone X que supostamente foi testado dezenas de vezes pela iService toda inchada e que acabou por descolar o telemóvel por completo. O ecrã soltou-se, o vidro traseiro soltou-se, os fios e conexões, tudo estava solto. Tive sorte de não ter havido um incêndio na minha ausência.

Resumo da história: venderam-me um telemóvel com a bateria avariada e recusaram-se a ver e resolver o meu problema quando fui ao balcão 3 meses depois da compra. Trouxeram todo tipo de justificação técnica para dizer que a falha do ecrã não estava coberta pela garantia. Espero que o meu testemunho ajude os consumidores portugueses e lisboetas a pensarem três vezes na próxima vez que se envolverem numa transação económica com esta empresa. Fiquem longe. Não vale a pena.

Eu sinceramente sinto-me lesado até hoje. Comprei um iPhone X que usei por menos de 4 meses. Hoje tenho o telemóvel todo inchado e solto para me lembrar o quão mau é o serviço da iService (que na realidade é um low service).
Sinto que fui enganado. Se calhar devo me recorrer a justiça. Se Portugal é terra de ordem e lei mesmo piqueno que eu sou vencerei.
De tanto pensar vos deixo aqui um poema sobre a minha dor e meu pesar:

Comprar na iService, nunca mais!
Fui enganado e não tive paz
Dois iPhones X recondicionados comprei
E agora aqui estou, com uma história para contar.

Em fevereiro de 2021, um problema notei
Um ecrã a descolar-se, o que será?
Fui à iService e o funcionário disse:
"Pagas a reparação, a garantia não cobre, é o que está".

Fiquei furioso, nada pude fazer
Um telemóvel novo mais barato comprei
E guardei o iPhone X na estante da sala
Até juntar dinheiro para um novo adquirir.

Mas ontem, um pop ouvi
E a caixa fui verificar
A bateria inchada e tudo solto
Um perigo que poderia causar.

Venderam-me um telemóvel avariado
E recusaram a resolver o problema criado
O serviço da iService é mau, não vale a pena
Espero que outros consumidores não caiam na mesma cena.

Comprei um iPhone X que usei por pouco tempo
E agora tenho um problema violento
A iService, fiquem longe, não recomendo
Espero que esta mensagem chegue a quem precisa e que seja um alerta horrendo.
Data de ocorrência: 25 de março 2022
25 de março 2023
Estimado Cliente Ilidio Fernandes D Almeida
Informamos que recebemos a sua reclamação 90684423, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.
A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa e será contactado brevemente para que possamos solucionar a questão levantada.

Pode ainda contactar-nos diretamente pelos nossos canais de apoio ao cliente, que se encontram inteiramente à sua disposição, seja:
Email: reclamacoes@iservices.pt
Telefone: 210 172 498

27 de março 2023
Estimado Cliente, Sr. Ilídio Almeida
Informamos que recebemos a sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.
Encaminhámos o exposto para a nossa área técnica e aguardamos o relatório sobre a situação.
29 de março 2023
Estimado Cliente, Sr. Ilídio Almeida
Informamos que recebemos a sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Vimos, por este meio, responder à exposição respeitante à situação ocorrida e lamentamos, profundamente, todos os transtornos causados.

Após cuidada análise da situação descrita - e de acordo com os esclarecimentos prestados pelos responsáveis envolvidos - remetemos a nossa justificação para as diferentes questões abordadas.

1) Cumpre-nos informar que, tendo o seu equipamento sido adquirido em novembro de 2020, o mesmo tinha, nessa data de compra - e ao abrigo da Lei do Consumidor que estava em vigor na data indicada - apenas um ano de garantia, pelo que, após terem passado quatro meses da data de expiração da mesma (março de 2021), a iServices não poderia assumir a reparação do mesmo de forma gratuita, uma vez que o equipamento já não se encontrava abrangido pela respetiva garantia;

2) Adicionalmente, ao abrigo da Política de Garantia, Termos e Condições da iServices (que pode ser consultada online, através do link: https://iservices.pt/pagina/garantia-trocas-e-devolucoes), todos os produtos comercializados na iServices incluem uma Garantia Standard Limitada, igualmente, ao abrigo do DL n.º 84/2021. Esta garantia cobre os encargos com peças de substituição e mão-de-obra necessários para restabelecer o bom funcionamento do equipamento. Todos os danos acidentais não estão abrangidos pela Garantia Limitada. Por danos acidentais compreendem-se danos físicos, tais como, ecrãs partidos, capas traseiras partidas, rachadas ou tortas; danos causados por água ou humidade; danos decorrentes de descargas elétricas, de pancadas e/ou quedas. Neste sentido, a Garantia Limitada da iServices não se aplica a:

(2.a) peças consumíveis, como baterias ou revestimentos de proteção concebidos para se deteriorarem ao longo do tempo;
(2.b) danos estéticos, incluindo, sem caráter exclusivo, ecrãs partidos (vidros partidos) ou internamente danificados (LCD); riscos, mossas e plásticos quebrados nas portas de ligação ou noutros componentes;
(2.c) danos causados por acidente, abuso, uso indevido, incêndio, terramotos ou outra causa externa;
(2.d) danos causados pelo desgaste devido ao uso normal ou devido ao deperecimento normal do Produto.

3) As "linhas verdes" que refere que existiam no ecrã do seu equipamento são um sinal externo de danos provocados ao LCD (componente interno do ecrã) e que resultam do impacto, ou queda do equipamento, que resulta na sua quebra interior. Como tal, é considerado um "dano causado por acidente", motivo pelo qual, também não estaria abrangido pela Garantia Limitada ao abrigo da Lei, mesmo que o equipamento ainda se encontrasse abrangido pelo referido período de um ano de garantia, o que, como poderá facilmente comprovar no respetivo talão de compra, não era o caso deste equipamento.

4) Sobre a situação que refere, no que respeita ao rompimento da bateria.

(4.a) Consideramos importante esclarecer que um iPhone Recondicionado pela iServices é um telefone usado, ou seminovo, com origem em programas de retomas, renovação de contratos de leasing, exposição em loja, ou outros. Na iServices trabalhamos, exclusivamente, com fornecedores internacionais certificados e que se focam na economia circular de produtos eletrónicos. No processo de recondicionamento da iServices, os equipamentos são intervencionados quando necessário, as baterias são trocadas, são limpos e reconfigurados com o software de origem para estarem operacionais e 100% funcionais antes de voltarem a ser introduzidos no mercado. Todos os Equipamentos Recondicionados vendidos pela iServices são, após processo de manutenção e configuração, sujeitos a testes de desempenho reconhecidos, por forma a garantir que todos os componentes estão 100% funcionais aquando da venda.

(4.3) O que a nossa política de garantia não assegura, nem pode assegurar, tal como nenhum fabricante o não garante, é que um equipamento, seja ele recondicionado ou novo, não venha a apresentar problemas na sequência de uma queda ou outro tipo de acidente.

(4.2) O rompimento (ou "rebentação") de uma bateria é uma situação muito comum, quando os equipamentos eletrónicos ficam imobilizados (desligados) e não são utilizados por um longo período. Aliás, a situação não é exclusiva dos equipamentos eletrónicos. O mesmo se passa ao nível mecânico, tal como, por exemplo, com as baterias das viaturas. Sabemos que, se uma viatura ficar vários meses parada e sem circular, ao final de uns meses a probabilidade da sua bateria ficar avariada é elevada. Da mesma forma, qualquer tipo de pilha comum, que já teve uma utilização e que, posteriormente, fica inativa, ao fim de algum tempo, acaba por romper. Por conseguinte, não pode ser imputada à iServices, qualquer responsabilidade pela situação que descreveu na sua exposição.

A iServices tem 12 anos de existência e não temos qualquer interesse em danificar a relação que construímos com os nossos clientes. Vamos sempre ao limite para satisfazer todos os nossos clientes e procuramos sempre apresentar a melhor solução.

Neste âmbito, não recomendamos que mantenha o seu equipamento avariado e desligado numa caixa, pois essa situação acabará por ser, a médio e a longo prazo, muito nociva em termos ambientais, gerando lixo eletrónico desnecessário e que o Planeta Terra não tem capacidade de absorver. Neste sentido, estamos absolutamente disponíveis para reparar o seu equipamento assegurando que o mesmo fique 100% funcional e pronto a ser reutilizado.

Porém, e por respeito aos princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e do tratamento personalizado, recomendamos que nos contacte diretamente através do nosso canal de apoio ao cliente, através do email: reclamacoes@iservices.pt
Desta forma, poderemos chegar a um entendimento mútuo, para a reparação integral do seu equipamento beneficiando de um desconto exclusivo sobre o valor de PVP.

Os nossos canais de apoio ao cliente, estão sempre à sua disposição. Fazemos votos para que qualquer mal-entendido anterior seja ultrapassado, sendo realizada a reparação do seu equipamento na maior brevidade.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.