Ensino Superior

ISPA - Certificado de habilitações

Margarida Santos
Margarida Santos apresentou a reclamação
12 de novembro 2022
Inscrevi-me no ISPA, no curso de Mestrado Integrado em Psicologia, no ano 2011-2012. Por motivos pessoais e financeiros, não consegui concluir no tempo "normativo" dos 5 anos e tive que suspender a minha matricula, ficando com: uma cadeira opcional do 4º ano, a dissertação e o estágio por fazer. No passado ano letivo, 2021-2022, reingressei, de modo a completar o que me faltara. No dia 6 de outubro, conclui tudo o que tinha pendente, foi-me lançada a nota e consegui pedir o Certificado de Habilitações para inscrição na Ordem dos Psicólogos. Paguei, por opção taxa de urgência - mais 50% do valor. Quando o CH estava disponível levantei e dei inicio ao processo de inscrição na Ordem. Neste processo, sou informada pela OPP que o Certificado de Habilitações é referente apenas ao Mestrado e que teria que entregar comprovativo de conclusão de licenciatura. Contactei o ISPA para perceber porque é que o meu CH vinha referente ao Mestrado em Psicologia Clinica (apenas referente ao 2º ciclo) e não vinha como Mestrado Integrado em Psicologia (aqui seria referente ao 1º e 2º ciclo). O ISPA, disse-me que o Mestrado Integrado estava em descontinuação e que portanto eu teria que pedir novo Certificado Habilitações, desta vez referente ao 1º ciclo.
Pontos a ter em conta:
a) Reingressar, segundo a palavra em português significa: ingressar de novo (continuação) ou seja, ao reingressar eu voltei para terminar o que começara
b) tanto foi, que fui completar as cadeiras que me faltavam do Mestrado integrado em Psicologia
c) nunca assinei papel nenhum, em como tinha conhecimento que estaria na nova "estrutura" académica...3 ano de licenciatura + 2 anos de Mestrado.
d) Ao solicitar no portal ESCA o CH não tinha qualquer indicação se seria referente ao 1º ou 2º ciclo
e) ao expor o que me foi dito pela OPP a única solução do ISPA foi pagar um 2º Certificado.
f) sendo uma entidade com tantos anos, deveria pelo menos, neste processo final ter atenção, a cada processo. Até pelo valor que se paga... se a aluna nunca solicitou um certificado, se pertencia a MIP, deveria surgir um aviso/ser contactada;
Não reclamo pelo valor dos emolumentos, pelas taxas de urgência opcionais.
Reclamo por acho completamente injusto eu ter que ter pago DOIS certificados, quando estava inscrita no Mestrado Integrado, e o meu Certificado devia vir com esta nomenclatura.
Do ISPA não ter reconhecido parte do erro, e solucionar/agilizar nem que fosse pelo tempo de entrega do documento. Ou seja, solicitei o certificado de habilitações no dia 6/outubro, foi-me entregue a 24 de outubro (porque paguei com taxa de urgência) e depois tive que solicitar mais um certificado dia 4/11, novamente com taxa de urgência e tive que esperar o período previso. (foi-me entregue dia 11). Ao menos que me tivessem entregue em menos tempo de forma a "acelerar" o processo de inscrição na ordem e eu tentar ficar menos prejudicada.
Acho ridícula esta inflexibilidade e insensibilidade de processo com a agravante de que se trata de uma entidade privada!
Fora o investimento mensal do curso de 5 anos, inscrições anuais e ainda ter pago 300eur em Certificados de Habilitações, não há qualquer cuidado no atendimento pessoal de cada aluno.
Data de ocorrência: 4 de novembro 2022