Look Vibrant
  • lookvibrant@gmail.com

Look Vibrant - Publicidade enganosa

Ricardo Martins
Ricardo Martins apresentou a reclamação
13 de abril 2021 (editada a 15 de abril 2021)
Caros senhores,
No dia 12 de Abril de 2021 solicitei através do portal Zaask um serviço de canalização onde variadas empresas demonstraram interesse em adjudicar o mesmo. Relativamente à empresa em questão obtive como resposta:

" (...) Gostaria de marcar visita por parte dos nossos técnicos para poderem dar um orçamento? Orçamento assim como deslocação são gratuitos"

Pelas 10.30 o técnico da mesma empresa deslocou-se ao meu domicilio com o intuito de averiguar o problema e orçamentar. Após analisar, deu a indicação que iria comunicar com o escritório e que dentro de minutos daria feedback.

Após 10-15 min o técnico voltou com a indicação que para enviar o orçamento teria de efetuar uma inspeção por video à canalização tendo um custo de 150€ + IVA.
Após confrontar o sr., uma vez que segundo a mensagem enviada pelo portal Zaask afirmando que o orçamento seria gratuito, o técnico colocou-me em contacto com o escritório.

Desta forma a colega indicou-me que para saberem com exatidão a origem do problema, a inspeção seria necessária. Após insistir na mensagem enviada que afirmava a gratuitidade do orçamento, a funcionária indicou-me que iriam enviar o orçamento via email sem a inspeção ao local.

Enquanto aguardava pelo orçamento, expos a situação pelo Zaask, diretamente com a pessoa que havia respondido ao pedido, tendo obtido uma resposta ridícula, a qual passo a citar:

"Boa tarde Sr. Ricardo Martins,
Os nossos Orçamentos são efetivamente gratuitos assim como a deslocação. A video inspecção é um serviço de diagnóstico. e os serviços são pagos. O técnico não o fez sem autorização pois como é um serviço e é pago necessitava de autorização. Para se identificar corretamente uma infiltração que não está á vista é necessário esse serviço, pois sem ele não se consegue identificar o problema. Como deve compreender uma video inspecção é um serviço que é efectuado."

"Sr. Ricardo Martins,
Vai ser enviado agora via email o seu orçamento. Orçamento Gratuito como foi indicado. A video inspecção é um serviço. Que nem em todas as situações são necessárias. Em caso da fuga estar á vista obviamente não é necessária uma video inspecção.
Sem qualquer outro assunto de momento,
Melhores cumprimentos."

Entretanto recebo no meu email o orçamento do suposto serviço mas qual não é o meu espanto que no orçamento vem apenas o valor da suposta inspeção de 150€+IVA. Quando confrontados com esta situação, voltam a responder de forma contraditória:

"Como lhe poderemos dar um orçamento para a obra necessária, se não vimos o interior das tubagens? Dai ser necessário o Serviço de video inspecção. Relembro que orçamento e serviço são coisas distintas."

Como é visive nas transcrições dos próprios, o orçamento desta empresa não tem nada de gratuito, uma vez que para o orçamento ser elaborado, obrigam o cliente a efetuar uma inspeção à canalização no valor de 150€ + IVA. Estamos perante um caso de publicidade enganosa totalmente explicita, pois não é apenas no Zaask que acontece, no site da marca também fazem publicidade de orçamento gratuito, sendo algo que não vai ao encontro da realidade.

Em anexo segue a conversação com os senhores de forma a permitir comprovar os factos

Sem mais de momento,

Ricardo Martins