Companhias de Seguros
1 Allianz 77.8
2 Ageas Seguros 75.4
3 Ocidental 72.6
Lusitania Seguros72.2
Companhia de Seguros, S.A.

Lusitania Seguros - Apólice seguro multiriscos

Rui Chorado
Rui Chorado apresentou a reclamação
7 de abril 2024
Tenho uma apólice de seguro multirriscos na seguradora Lusitânia desde 2006, condição imposta na altura pelo banco do mesmo grupo para assegurar o imóvel com credito habitação no banco Montepio Geral, como credor hipotecário.
Desde Maio 2023 que tenho autorização por parte do banco para poder apresentar uma nova apólice que cumpra com todos os pressupostos requeridos quer através desta ou de outra seguradora, conforme a lei prevê.
Acontece que esta seguradora, tudo tem feito para atrasar o processo, não responde aos emails, bloqueia os contactos, direciona para departamentos que supostamente não existem ou que NUNCA respondem os constantes pedidos internos de contacto, informam que quem trata da situação não está disponivel e não AUTORIZA que eu possa usufruir como cliente de um produto comercializado pela seguradora que apresenta um valor substancialmente mais barato em cerca de -70% face ao prémio pago na apólice actual pelas mesmas coberturas e condições!
Por um lado, o banco fica a aguardar nova apólice para poder comunicar que a apólice antiga pode ser extinta, por outro esta seguradora não permite efectuar a contratação de uma nova apólice porque embora autorizado pelo respectivo banco para o fazer, diz que o produto seria desvantajoso para o cliente ( em ultima instancia é o cliente e o banco que deveriam escolher...), noutros contactos diz que não tem códigos comerciais para aplicar para clientes Montepio, enfim é um Rol de desculpas apenas para poder reter o cliente a pagar +70% pelo produto antigo e que deixou de responder ás minhas necessidades!
por ultimo, referem que com o aproximar da data de renovação para a próxima anuidade, o valor é sempre descontado pelo sistema interno do Montepio ( mesmo eu já tendo desautorizado o respectivo debito direto na minha conta ) e se o cancelamento existir depois desta cobrança, que o valor remanescente até final do novo período NUNCA me será restituído!!!
ou seja segundo esta seguradora, o cliente não pode:
* escolher o produto que mais responde ás suas necessidades
* não pode cancelar a apólice uma vez que já está protegido por um outro produto ainda que desenquadrado e mais caro para o cliente final
* não restitui o valor ao cliente se a apólice for cancelada mesmo que o período restante até final do contrato seja ainda significativo, representando para o cliente final uma duplicação de valore se contratada outra seguradora!

Sendo esta entidade supervisionada pela ASF, seguirá igualmente reclamação para este regulador.
Data de ocorrência: 7 de abril 2024
8 de abril 2024
Exmo. Senhor,

No que respeita ao seu conteúdo, vimos por este meio informar que o mesmo se encontra em análise, pelo que responderemos, diretamente, através dos canais da Companhia, tão breve quanto possível.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
11 de abril 2024
Exmo. Senhor,

No que respeita ao seu conteúdo, informamos que a mesma já foi objeto de apreciação e resposta por parte da Lusitania, na presente data, 11-04-2024.

Esperando ter contribuído para o esclarecimento da situação que nos apresentou, por forma a melhorarmos continuamente os nossos Serviços e porque a Sua opinião e colaboração é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade, agradecemos o preenchimento do inquérito de satisfação sobre a nossa marca.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@lusitania.pt
Rui Chorado
Rui Chorado avaliou a marca
25 de abril 2024

Péssimo atendimento ao cliente pelos vários canais, apenas quando reclamei na ASF se dignaram a responder e resolver a situação.