13.3

Lusoponte - Cobrança indevida na Ponte Vasco da Gama

Luís Humberto Pacheco Ferreira Teixeira
Luís Teixeira apresentou a reclamação
1 de agosto 2018

No passado dia 31 de Maio, o meu automóvel passou na portagem da Ponte Vasco da Gama pelas 11h02.

Para minha surpresa, no instante em que entrego o cartão de multibanco à funcionária e ela o passa, apercebo-me de que o veículo está a ser considerado Classe 2, quando é Classe 1.

Sem sequer passar para lá da cancela, saí do automóvel e confrontei a funcionária com o erro. Esta pediu desculpa pelo sucedido e disse que, nada podendo já fazer quando à cobrança, ia tomar nota da situação para que, uns dias após a cobrança se efectivar, tivesse lugar um estorno por parte da Lusoponte.

Aguardei, pois, que o pagamento caísse (o que se verificou, tendo eu confirmado que me foi cobrada a Classe 2) e fiquei à espera que, nos dias seguintes, a Lusoponte regularizasse a situação.

Todavia, os dias foram passando e nenhum estorno dava entrada na conta.

Feito um contacto com a Lusoponte no dia 12 de Junho pela manhã, no qual a minha mulher descreveu a situação à funcionária que a atendeu, foi-lhe dito que seria contactada ainda nesse dia pela Lusoponte, para um esclarecimento sobre o caso.

Como ninguém telefonou, no dia seguinte insistimos via telefone, tendo a funcionária dito que o assunto estava já a ser acompanhado. Referiu, inclusivamente, que o pagamento havia sido feito com um cartão de uma conta do Montepio (o que a minha mulher confirmou), e adiantou que a Lusoponte iria proceder ao estorno nos dias próximos.

Nada aconteceu, pelo que, a 3 de Julho, voltámos a insistir para o e-mail da empresa, anexando documentação que comprovava o erro humano. Não tendo obtido qualquer resposta ao e-mail, telefonámos novamente.

Só então confirmaram que tinham recebido a nossa mensagem, voltando a prometer que o estorno seria efectuado em breve, o que não aconteceu até hoje, mais de dois meses após a cobrança indevida.

Data de ocorrência: 1 de agosto 2018
Luís Humberto Pacheco Ferreira Teixeira
Luís Teixeira avaliou a marca
22 de setembro 2022

Estando há algum tempo à espera de uma resolução por parte da Lusoponte, fui ressarcido poucos dias depois de apresentar a minha reclamação no Portal da Queixa.