4.0

Marfer - Desagradáveis e rudes

Lúcia Gonçalves
Lúcia Gonçalves apresentou a reclamação
10 de janeiro 2023
Esta reclamação é referente ao arrendamento de um imóvel em Rio de Mouro.

É de lamentar a forma como a Sr.ª Sofia Rodrigues falou comigo ontem (dia 09/01) ao telefone, que foi bastante desagradável e rude.

1º - A documentação que enviei ANTES de ver o imóvel foi solicitada pelo Sr. Víctor Santos. Por iniciativa própria não iria enviar documentação pessoal e fiscal sem visitar primeiro o imóvel.
2º - Já tinha informado o Sr. Victor Santos que eu recebo uma parte pela folha e outra por fora. O Sr. Victor Santos disse-me que seria melhor enviar uma declaração da entidade patronal.
3º - Ao Sr. Víctor: Se eu ficar doente farei o mesmo que os srs. fazem quando ficam doentes: vou ao médico. Não é justificação para não pagar a renda.
3 º - A Sra. Sofia Rodrigues disse que essa declaração não lhe dizia nada... Parece-me não haver um consenso entre colegas na Marfer.
4 - A Sra. Sofia Rodrigues quis usar a comparação da compra de um imóvel e de um arrendamento como forma de justificar a recusa ao pedido de arrendamento: uma coisa não tem nada a ver com a outra, são valores absolutamente diferentes.
5º - Segundo a Sra. Sofia Rodrigues um fiador tem de ganhar pelo menos 40.000€ por ano. Não sei em que país a senhora vive mas em Portugal a maior das pessoas não ganha 3.000€ por mês.
6º - Dizer que tinha de arranjar um fiador melhor porque a minha fiadora ganha pouco: para além do comentário ser lamentável, o fiador é um mero proforma porque eu nunca precisei de recorrer a fiadores para pagarem a minha renda. Sou uma pessoa séria, já vivo em casas arrendadas à pelo menos 3 décadas e nunca faltei ao pagamento de rendas.
7º - Dizer que eu não ganho o suficiente para pagar uma renda de 600€ - se viram a documentação toda, tinham constatado que eu ganho 1.300€ mensais (e até ganho mais).
8º - Dizer que as condições da Marfer eram estas e que não facilitavam ninguém: não preciso de facilitação porque tenho rendimentos mais que suficientes para suportar uma renda de 600€.
9º - Parece-me que fazem distinção entre as pessoas pelo seu rendimento, porque se eu ganhasse 4.000€ o tratamento era diferente. E isto, exmos senhores, é discriminação.
10º - Pedir documentação ANTES de o cliente visitar o imóvel talvez seja a forma da Marfer poder "escolher" os melhores candidatos mas, não é ético e é discriminatório.
11º - A declaração de IRS está sujeita a sigilo fiscal logo exigir esse documento não tem qualquer fundamento legal.

Para finalizar, TODA a documentação minha e do meu fiador enviada (contrato de trabalho, recibos de vencimento, comprovativo de morada, declaração de IRS e nota de liquidação e declaração da entidade patronal) é para ser eliminada e agradeço o envio, ainda hoje, de uma declaração vossa em como o fizeram, sob pena de se acontecer alguma coisa a mim ou à minha fiadora em termos legais, dirigir-me-ei às entidades competentes.

E, de futuro, abstenham-se de comentários infelizes, e não humilhem os vossos clientes. Todos merecem respeito.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2023
Lúcia Gonçalves