MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos
1 IEFP 88.8
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos17.9

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos - Atribuição de manuais reutilizados em mau estado

Tânia Janeiro
Tânia Janeiro apresentou a reclamação
13 de agosto 2019

Manifesto a minha indignação pelo facto do Ministério da Educação/Agrupamento de Escolas de Massamá, concelho de Sintra, distrito de Lisboa, estar a atribuir manuais reutilizados aos alunos do 2.º ano em mau estado. O meu filho recebeu na Escola Básica da Xutaria dois manuais reutilizados, de português e matemática, com rasgos nas capas, exercícios já pintados a lápis de cor, desenhos já feitos, impossíveis de apagar, respostas que por mais que se tentem apagar, fica sempre visível a marca do lápis. Será que ninguém se lembrou que isto ia acontecer?
São manuais que estão concebidos para que as respostas sejam dadas no próprio livro! E vão reutilizar estes livros? Achavam que com esta medida iriam conseguir mais votos? Encaro esta medida como um insulto.
Tenho a certeza que este agrupamento irá bater recordes na taxa de reutilização de manuais e ganhar o prémio de 10 000€ do ministério no âmbito da Campanha Escola MEGA Fixe!
Porque mais uma vez o que interessa é o dinheiro e não a satisfação e motivação dos alunos, crianças de 7 anos que agora vão ficar contentíssimos por receber livros que já têm os exercícios e os desenhos feitos e pintados!
Sou defensora acérrima da sustentabilidade ambiental, apologista da reutilização e faço reciclagem, mas neste caso a reutilização não se pode aplicar.

Data de ocorrência: 13 de agosto 2019