MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos17.9

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos - Manuais reutilizáveis

Carla sofia campos de jesus
Carla jesus apresentou a reclamação
4 de setembro 2019 (editada a 6 de setembro 2019)
Boa tarde.
Hoje deixo o meu testemunho.
Dirigi-me ontem à escola para levantar os manuais escolares da minha filha. Ela vai para o 3° ano e, pela 1° vez, três dos manuais são reutilizados.
Sou apologista de que os manuais podem e devem ser reutilizados, mas a forma como o processo está a decorrer ainda parece ter inúmeras falhas.
O meu espanto foi quando me foram entregues os três manuais totalmente escritos no seu interior, tendo eu que ter o trabalho de apagar tudo. Além disso, um dos manuais tinha a capa danificada, estando rasgada nas laterais. Ao pedir que me fossem trocados os livros por outros que tivessem em melhor estado, a resposta foi que as indicações que tinham é que os livros são distribuídos de forma aleatória e que não o poderiam fazer. Desta forma, recusei os livros.
Recordando eu os tempos em que os meus pais se sacrificavam por me comprar os manuais escolares e eu iniciava o período escolar com aqueles livros novos, a vontade que eu tinha em folheá-los e começar a escola para poder escrever naquelas paginas com cheirinho a novo, pensei o quanto a minha filha iria ficar triste ao receber estes manuais no estado em que estavam. Ainda por cima tendo eu uma filha que, apesar dos esforços em casa, não manifesta um gosto espontâneo pela matéria escolar.
Esperava sim que os livros viessem com marcas de uso, pois são crianças e têm que os usar, mas não no estado que me iam ser entregues.
Penso que cabe às escolas o dever de fazer uma seleção dos manuais que realmente poderão ser reutilizados. Se o estado quer oferecer os manuais, que os ofereça em boas condições. A seleção não está a ser bem feita.
Eu ao aceitar estes manuais e ter que apagar todas as folhas uma a uma, possivelmente até os poderia danificar ainda mais visto o estado gasto que as folhas já apresentavam. Possivelmente no final do ano, quando os fosse devolver, ainda me chamariam à atenção como se tivesse sido a minha filha a estraga-los.
Para terminar, pretendo usar no próximo ano manuais reutilizados, mas que venham já com as páginas apagadas e que estejam em condições mínimas de uso. Para apagar livros, prefiro apagar os da minha filha antes dos devolver.
Este ano comprei os livros.
Atenciosamente,
Carla
Data de ocorrência: 4 de setembro 2019

A DECO explica:

Livros danificados: como reclamar
Face ao elevado número de situações em que os livros são entregues com problemas, o Ministério da Educação esclareceu que,
quando os danos “possam comprometer as finalidades pedagógicas a que se destinam, devem os encarregados de educação dirigir-se às escolas
e solicitar que este tipo de situações sejam corrigidas”. Ou seja, se os livros não estiverem realmente em condições de serem reutilizados,
apresente o caso à escola.

Caso não haja abertura do estabelecimento de ensino para substituir os manuais, pode recorrer à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
O contacto é feito pessoalmente (entre as 9 e as 17 horas), por correio (morada: Praça de Alvalade, n.º 12, 1749-070 Lisboa) ou por via eletrónica.
Aconselhamos a expor o caso por escrito, para haver registo da queixa. Pode até anexar fotografias das páginas danificadas.
Note, no entanto, que a escola e a DGEstE não estão obrigadas a cumprir um prazo para dar resposta à reclamação