Loja Online de Moda Feminina
2 Maballa 84.6
3 Gonzalli.com 79.7
Micolet28.3
Micolet Web, S.L.

Micolet - Micolet – empresa fraudulenta – práticas desleais de fixação de preços (lei n.º 10/2023, de 03/03) e também outros atos ilegais

Aguarda resposta
Leandro Ferreira apresentou a reclamação
17 de abril 2024
MICOLET – EMPRESA FRAUDULENTA – Práticas desleais de fixação de preços (Lei n.º 10/2023, de 03/03) e também outros atos ilegais.

Tudo tem uma história, e ela começa com um e-mail enviado á Micolet no dia 13 de abril de 2024 ás 08h36m, (meu e-mail enviado incluído no fim), do qual recebo no dia 15 de abril de 2024 ás 14h27m uma resposta sem qualquer profissionalismo, sem qualquer nada na verdade, depois de tudo o que expus nesse e-mail, recebo uma resposta automatizada:

“ Lorraine (Micolet)
15 abr 2024, 15:27 CEST
Olá Leandro,
Agradecemos os seus comentários. Certamente nos irão ajudar a melhorar. Iremos comentar com a equipa para que sejam tomados em conta em futuras melhorias do serviço.
Obrigada por confiar em Micolet.
Micolet Team. ”

Como tal, esta empresa merece ser exposta da melhor forma possível até porque age também em solo nacional e com certeza deve-se cingir também ás leis do mesmo.

EXPONHO, portanto, o seguinte:

A Micolet (MICOLET WEB SL - CIF/NIF B95808770), usa práticas de venda ilegais; faz manipulação e abusiva nos 2ºs e 3ºs preços* dos produtos que vende.
* 3ºs preços, são os preços a vermelho correspondentes ao que chamam eles de saldos.

Também rouba de forma criminosa e descarada sem qualquer assunção de tais atos.
Esta empresa não tem qualquer empatia para com o cliente, transmite zero de confiança, relação viável entre comerciante e cliente é impossível, tal como a sua total nulidade de transparência.

Fora isso e de forma mais detalhada, explico como a Micolet REALMENTE trabalha:
Ficam com altíssimas comissões por cada produto que vendem, os produtos que recebem de vários clientes por toda a Europa (Espanha; França; Reino Unido; Itália; Alemanha; Bélgica e Polónia), incluindo Portugal, uma parte deles é retida com as desculpas comuns deles no contexto de, dizerem que foram extraviados e/ou que não os encontram no armazém (exatamente estas as palavras proferidas), e mais tarde eles acabam por estar descaradamente á venda no site, é um autêntico roubo no mínimo e não faltam reclamações e afins sobre esse comum ato da Micolet.

No mesmo contexto e daqui só vai piorando, recebem os produtos e alegam que só aceitaram uma parte deles, o que é perda logo para quem lhos enviou, porque dizem eles não estavam nas condições devidas, o que é geralmente mentira, e incrivelmente esses mesmos produtos que não foram aceites, eram os de melhores marcas e mais caras, conclusão, o final é o mesmo que no outro contexto acima, é vê-los depois a serem vendidos descaradamente no site, existem várias reclamações de portugueses inclusive sobre isso, se isto não é roubo é então o quê?

Afinal todos nós conhecemos a nossa roupa e aqui foi o timing, para azar deles.

Começaram a introduzir recentemente a opção de cupões de desconto, (tirando o cupão habitual sempre existente de 5€ na sua próxima compra para novos clientes), cupões/códigos anunciados nas suas redes sociais e em banners no próprio site, MAS que não refletem qualquer verdade no final do preço a pagar, visto nos últimos 5/6 meses terem aumentado de forma absurda o preço dos produtos, num geral de 5 vezes o valor de antes, nos casacos então por exemplo aumentaram em alguns tipos 7/8 vezes o valor ou mais, quem é/foi cliente de um passado recente da Micolet, com certeza notou a diferença absurda disso mesmo.

Ora, com um código de 20% de desconto EXTRA como eles chamam, num produto cujo tipo antes custava 5€ por ex. e agora custa 30€, no fim vai ficar a 24€, pagar mais por algo que não valeu nunca isso, não faz sentido algum, mais um roubo descarado e manipulado.

Como se isto não bastasse, e para mim foi a gota de água como referi no e-mail que lhes enviei, pela mesma altura da história dos cupões/códigos, começaram a MANIPULAR de forma extremista e abusiva os preços, isto é, temos o valor original do produto que eles analisam e dão esse valor, por sua vez colocam o produto á venda com um 2º preço que é o que fica até ser vendido ou passa para um 3º preço abaixo (os chamados saldos – preço vermelho) que vai baixando gradualmente até alguém comprar, um exemplo:

Casaco x a 800€ original -» á venda por 500€ -» colocado no preço vermelho de saldos a 300€.

Com o tempo, esses 300€ vão baixando (até porque em geral ninguém paga ali 300€ por um casaco), vai passando para os 280€; 250€; 200€; 190€; 160€ e por aí vai, até chegar a um preço justo de como alguns casacos que comprei a 5€, outros a 20 e poucos, a questão é que o que está a OCORRER ATUALMENTE é exatamente o inverso, BAIXAM ATÉ ONDE ACHAM QUE DEVEM BAIXAR E DO NADA, SIM DO NADA, VOLTAM-NO A COLOCAR A 300€, SEGUINDO O EXEMPLO DE CIMA, PIOR AINDA, MUITOS PRODUTOS EU TENHO VISTO DIARIAMENTE CHEGA A SER MAIS DO QUE OS 300€, OU SEJA, MANIPULAM O 2º PREÇO DE VENDA INICIAL (500€), METEM A 560€, 570€, COM CERTEZA O 3ª PREÇO DEPOIS FICA SUPERIOR AOS 300€, FICA NOS 330€ OU MAIS, DANDO ASSIM UMA FALSA IDEIA DE QUE A PERCENTAGEM DE DESCONTO É MAIOR, SÓ QUE ELES SE ESQUECEM DE QUEM TEM O HISTÓRICO DOS PREÇOS, DE QUEM FAZ PRINTS, DE QUEM ENTRA COM REGULARIDADE NO SITE, FOI O VOSSO AZAR NÚMERO 2.

E tudo isto aconteceu pelo meu interesse em 2 casacos distintos, um que estava á duas semanas a cerca de 95€ (hoje está a 700 e tal, superior ao próprio preço de venda inicial, ridículo no mínimo), e outro que eu não pude comprar no momento e estava a cerca de 44€ e passado nem 12 horas quando o ia comprar e proceder ao pagamento, estava a 300€, portanto uma pessoa pagar num dia 10€ por uma coisa e no outro dia ou um par de horas a seguir pagar 40€, 50€ ou umas centenas de euros a mais, não faz sentido algum de vida.

Este tipo de comportamento tem de ser travado, como cliente com mais de 10 grandes encomendas já feitas, sinto-me completamente lesado, quem usa a Micolet sabe muito que nem filtro de preços eles têm propositadamente e as imagens são de má qualidade também propositadamente, é tudo um esquema, e portanto para se fazerem boas compras minimamente é preciso bom olho e MUITO TEMPO, tempo esse que ninguém me paga, fora as oportunidades de compra que estou a perder e não por falta de dinheiro, mas sim, porque não vou compactuar com este esquema de puro roubo.

Espero ALERTAR os demais e EXIJO PRONTAMENTE uma resolução de tudo isto, como me impossibilitaram dessas duas compras no VOSSO valor ATUAL e TOTAL de: € 754,42 + € 301,77 = 1 056,19€

É esse o valor que exijo, seja por transferência, seja em cupão/código para eu proceder ás compras do que sempre pretendi, ou ainda vos dou a oportunidade de voltarem a colocar os produtos com os preços que estavam: cerca de 95€ + cerca de 44€ e sei lá como isso é com vocês, reservem-mos, coloquem na minha conta cliente no carrinho sem tempo de expirar e me avisem.

Deixo claro e como escrevi no e-mail que estou a ser bem razoável, caso não se encontre a solução pretendida, seguirei com os recursos disponíveis para as estâncias a seguir.

Com licença e passar bem.

Leandro Ferreira

(Segue abaixo o e-mail inicial enviado)

“ Bom dia Micolet,
Sou vosso cliente já há mais de um ano, apenas compro, não vendo, e infelizmente é mais que visível nos últimos tempos a vossa falta de transparência, deslealdade plena para com o cliente e realmente não sei naquilo que a vossa empresa se está a tornar, mas com certeza por todos os meios legais disponíveis serão travados.
Já fiz compras maravilhosas no vosso site, tenho total noção que perfeição não existe e que falhas acontecem com regularidade, também estou a par de todos os problemas que vocês ocasionam a quem vos vende os produtos, mas como disse, eu compro, não vendo e é isso que quero discutir aqui.
Nos últimos 5 meses sensivelmente, e atenção o que vou falar, tenho tudo apontado, tenho provas e porque sou uma pessoa bem observadora, não tem como enganar ou dizerem que não é bem assim, até porque não comprei uma vez aqui, comprei mais de 10 e tenho total domínio neste espaço quando faço compras, mas como dizia, nos últimos 5 meses, observou-se o seguinte da vossa parte:
- Aumento exponencial de preços, do nada, cito alguns exemplos:
O preço mas baixo listado de base que vocês tinham era de 1.08€, e eu sei disto porque aquando fazia as minhas compras eu ficava horas em seleção de triagem do que queria e não queria, e fosse qual fosse o produto, o valor mais baixo era de 1.08€ e sim, tinham muitos produtos a esse valor, a 1.28€ também e de tantos outros valores, nos últimos 5 meses vocês simplesmente do nada, aumentaram os preços de uma forma extremamente abusiva, t-shirts e vestidos antes a 1.08€ que eram bastantes, agora é nem vê-los, está tudo no mínimo acima de 4€, é raro, se pudesse matematicamente expor seria como passar de 50% de produtos na altura com esses valores, para atualmente 0.01% e sim é exatamente isso, isto como se vocês não soubessem!!!
Cheguei a comprar malas a 2€ e poucos, hoje nem vê-las.
Comprei blazers de marcas caras a menos de 5€, hoje estão num mínimo a das mesmas marcas e tipos, a 40/60€???
É ridículo e lamentável, pior acharem que o cliente é idiota, tal como eu tenho um registo de todas as minhas compras e preços de época, têm vocês na minha conta de cliente, e querem saber o pior?
Com um Web Scraper (e vocês sabem bem o que é), na extração dos dados de preços, estão lá marcados todos os produtos que vocês tinham / têm a 1.08€ por exemplo, possivelmente registo das vossas bases de dados internas, mas quando se clica no link do produto, ele está a 5, 6, 8, 10 euros, o vosso algoritmo de manipulação de preço, entra logo na hora.
Isto é má fé, pura gozação com o cliente. Como vêm não falta provas.
O que eu antes comprava com 25€ por exemplo, 15 peças, hoje se comprar 3 peças será muito.
- 2º ponto e para mim foi a gota de água, além do que especifiquei e muito bem acima, vocês TAMBÉM adulteram os preços a belo prazer, ora sobem, oram aumentam como vos apetece, isso caso não saibam é ilegal e punível por lei, e parece-me que é por aí que vou seguir.
Dou-vos dois exemplos e atuais (Sábado - 13 abril 2024 - hoje), vocês têm um casaco com preço riscado de base (original) a 2000€, que estavam a vender por 700€, aos poucos e poucos foram descendo o valor, 650 e pouco, 500 e tal, 300, até chegar ao preço de cerca de 95€, já sabem qual é o produto correto?
Acredito que sim, isto foi na última semana, do nada, esse casaco que chegou aos 95€, passou outra vez para os 700€, neste momento está a 600 e tal, vocês acham isto correto?
A juntar a isso, ainda aumentam uns euros do segundo preço que fixaram para dar a entender que a percentagem de desconto é maior... poupem-me de parvo não tenho nada.
Outro exemplo é também de um casaco, que eu estava para comprar mesmo, de 800€ base original, para 300€, chegando aos 44€ e pouco, isto ontem ás 5 da tarde, resultado, não pude comprar no momento e hoje ás 5 da manhã de sábado, o casaco voltou para os 300€.
Isto não faz sentido algum e vocês têm de ser travados.
O que vocês estão a fazer tem nome é punível por lei e chama-se:
Práticas desleais de fixação de preços
(Lei n.º 10/2023, de 03/03) em:
Como cliente sinto-me totalmente lesado, essas manobras de irem adulterando os preços a belo prazer para mim não dá, ora de manhã umas calças estão a 10€ e ora á noite as mesmas calças estão a 40€, isso não faz sentido nenhum.
Vou ficar no aguardo de uma resposta CLARA da vossa parte, consoante a mesma, se não for o esperado de uma boa relação comercial de cliente vs comerciante, não me faltará com certeza tempo e meios de vos expor em todas as plataformas virais na internet, entidades de queixas e defesa ao consumidor e meios legais como o caso de um tribunal.
Obrigado e boa noite. ”

RESPOSTA:
“ Olá Leandro,
Obrigada por confiar em Micolet.
Micolet Team. ”
Data de ocorrência: 13 de abril 2024
Leandro Ferreira
Leandro Ferreira está a aguardar resposta da marca