47.6
Bancos
1 Santander 84.1
Millennium BCP47.6
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Há uma falha de segurança grave!!!

Cristina Ramos
Cristina Ramos apresentou a reclamação
29 de junho 2011

No dia 16-02-2011, ao verificar o meu extracto bancário da minha empresa, Regravertical – Unipessoal, lda por volta das 13:30h, apercebi-me de 2 movimentos estranhos, uma compra na Vodafone, no valor de Eur 179,90 e uma compra na loja Guerreiros Jóias, no valor de Eur 400,00.
De imediato ligo para o banco, para me explicarem a que dizia respeito tais movimentos, julgando contudo que se tratava de algum erro e que iria ser corrigido.
O banco não me soube dizer de imediato a que se referiam e ficou de verificar.
Por volta das 15:00h, recebi um telefonema do banco e fui informada que aqueles movimentos foram feitos com o “meu” cartão de crédito, cartão este que nunca recebi e que nunca vi!
De imediato pedi o cancelamento do mesmo, mas entretanto foi feita mais uma compra no valor de Eur 620,00.
Dirigi-me logo ao banco para apresentar uma reclamação formal daqueles movimentos, que não foram efectuados por mim ou por outra pessoa com meu conhecimento. Fiquei a saber que para além destes movimentos, foram feitos também uma serie de levantamentos a crédito.
Apresentei queixa-crime na polícia.
Fiz várias insistências e reclamações junto do banco, no sentido de me ser devolvido o dinheiro. Entretanto recebi a resposta do banco, que declina a responsabilidade do sucedido e me informa que o seguro não cobre esta fraude / roubo.

Recebi efectivamente a carta com o suposto código (que ainda possuo e sem nunca sair de casa e sem que qualquer outra pessoa o tenha visto, dado que a carta permaneceu fechada até ao dia em que soube que tinham efectuado movimentos com um cartão de crédito) e nunca sequer vi a cor do cartão!

Segundo o banco e as lojas onde foram feitas as compras foram efectuados com código PIN (como é possível?), Como posso reclamar o roubo do cartão se não sei que o tenho? Como é que o cartão vai parar às mãos de alguém e esse alguém consegue roubar o meu dinheiro com o PIN? Como é que o banco sabe se eu recebi ou não o cartão? Como é que um CARTÃO DE CRÉDITO é activado?

Tenho-me desdobrado em contactos nas lojas onde foram efectuadas as compras tentando pedir descrições, informações e declarações sobre o facto que não cometi.
Consegui descrições e declarações sobre os supostos * PROIBIDO *. Provavelmente existem filmagens, pois algumas foram efectuadas no centro comercial Via Catarina no Porto e em 2 lojas da Vodafone, mas tenho que aguardar pelas averiguações da polícia no terreno.

Após largos anos como cliente sem um único problema, quando algo está mal, e não por minha culpa, o Banco coloca-se logo à margem salvaguardando antes de mais o dinheiro, que é meu, em vez de averiguar todo o processo e procurar internamente e junto das autoridades o que de verdade aconteceu.
A mim ninguém me furtou nenhum cartão, roubaram-me sim quase dois mil euros da conta não sabendo como e ainda ando aqui a correr para todo o lado tentando provar algo que não fiz e que não tenho qualquer responsabilidade.
Informo também que possuo um cartão de crédito do BPI, há algum tempo, cartão este que foi activado apenas depois de eu informar o banco que o recebi e de terem sido tomadas uma serie de medidas de segurança.
Na minha perspectiva há uma falha de segurança grave da parte do Millennium BCP, ao activar os cartões de crédito sem primeiro se certificar que o cliente o recebeu. Também me parece não fazer sentido o cliente acusar o código e depois é que enviam o cartão sem qualquer segurança. Não deveria ser ao contrário? Parece-me que com um simples código os * PROIBIDO * e burlistas não vão longe mas com um cartão sim.

Data de ocorrência: 29 de junho 2011
19 de dezembro 2012
Ao Portal da Queixa
Exmos. Senhores,

Por lapso material, foi indevidamente autuada como reclamação a V. comunicação infra, atendendo que a mesma já foi alvo de apreciação e resposta à V. utilizadora e nossa cliente Senhora D.ª Cristina Maria Joia Costa Ramos e à sua advogada, por parte desta Provedoria no âmbito da instância de recurso tendo-se esgotado com as nossas respostas escritas a 17.03.2011, 30.03.2001 e 20.05.2011, conforme cópias anexas.

Aditamos ainda que, não prevê o Regimento do Provedor do Cliente qualquer procedimento ulterior na hipótese de recurso improcedente, como foi o caso, pelo que considerem sem efeito a anterior comunicação desta Provedoria do Cliente.

Provedoria do Cliente Millennium bcp
Rua de S. Julião, 149-2º - 1100-524 Lisboa