Molaflex
Molaflex Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada

Memória e sono: qual é a relação entre os dois?

Frequentemente negligenciamos o sono como parte de um estilo de vida saudável e ativo. Entre trabalho, escola, responsabilidades e hobbies, este muitas vezes acaba por ser esquecido.
Porém, sabia que a capacidade de memorização é largamente afetada pela qualidade do sono? Venha descobrir mais.

Consolidar as memórias (ou não)

Uma boa noite de sono ajuda o cérebro a funcionar adequadamente, consolidando memórias que criou durante o dia. Por exemplo, quando aprende alguma informação nova é essencial que o cérebro esteja apto para dar início aos processos metabólicos que transformam a memória de curto prazo em memória de longo prazo.
Simultaneamente, e sem que os especialistas percebam ainda o fenómeno por inteiro, a ciência defende que, durante o sono, o cérebro sabe que memórias selecionar para a memória a longo prazo e as que devem ser armazenadas, aparentemente esquecidas.

 

Como a privação de sono afeta a sua memória

Quando o cérebro não tem as horas de descanso que deveria, a capacidade de processar informação entra em declínio, com a retenção de novas memórias a diminuir até 40%.
Outros impactos incluem problemas de foco, aprendizagem, tomada de decisões e regulação emocional. Adicionalmente, é importante relembrar que um sono interrompido e fragmentado é tão danoso como a privação de sono.

 

Pronto para cuidar da sua memória e colocá-la à prova? Temos a certeza que ainda se lembrará das informações deste blog amanhã.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.