Molaflex
Molaflex Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada

Qual é a melhor posição para uma boa noite de sono?

Dormir na posição errada pode trazer inúmeros problemas, tais como dores musculares, apneia do sono e até pesadelos. Apesar de ser fácil desenvolver hábitos de sono negativos, o importante é focar-se em alterá-los e recuperar as boas noites de sono.

 

A melhor posição para dormir

No geral, a melhor posição de descanso varia de pessoa para pessoa. Os especialistas defendem que deve adotar uma postura que mantenha a curvatura da região lombar e que assegure a posição neutra da coluna.
No entanto, idealmente, todos deveríamos descansar numa posição lateral, deitados sobre o lado esquerdo do corpo. Isto porque dormir deste lado promove a drenagem linfática do sistema nervoso central e impede a obstrução da artéria aorta, responsável por bombear o sangue para o resto do sistema.

 

E se não conseguir adormecer nessa posição?

Por diversas razões, muitas pessoas não conseguem adormecer especificamente nessa posição. Algumas posições alternativas a experimentar incluem:

– Dormir em conchinha:

O ato de abraçar o seu mais que tudo liberta ocitocina, a chamada hormona do amor. Esta promove o relaxamento e bem-estar, ajudando-o a adormecer mais rapidamente. Apesar de não ser uma opção a considerar durante toda a noite, é uma boa opção para relaxar com o seu parceiro e estreitar os laços de intimidade.

– Dormir de barriga para cima:

Dormir nesta posição é perfeito para relaxar as articulações e prevenir dores no dia seguinte. Para garantir que tem um descanso saudável use uma boa almofada, coloque outra debaixo dos joelhos, e mantenha os braços ao lado do corpo, em vez de em cima.

 

Posso mudar a posição em que durmo?

É muito raro encontrar alguém que durma na mesma posição toda a noite. A maior parte das pessoas muda de posição entre 10 a 40 vezes por noite, com 50% a 70% das pessoas a regressarem sempre a uma posição de conforto instintiva.

Talvez tenha tendência a adormecer no seu lado direto ou, pior, de barriga para baixo. Apesar de ser difícil mudar hábitos, nada é impossível. Garanta que tem a almofada e colchão corretos para o seu descanso: por exemplo, pessoas que dormem de costas tendem a preferir um colchão mais firme, enquanto quem dorme de lado prefere um conforto mais suave para aliviar a pressão nos ombros e articulações.

 

Descubra o seu colchão ideal com a Molaflex®.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.