1.5

Multimoto - Moto semi-nova - defeito de fabrico - sem reposta da marca

Diogo Filipe Duarte Oliveira
Diogo Oliveira apresentou a reclamação
19 de julho 2023
Após contato telefônico, vinha por este meio expor a minha situação. A 27/08/22 adquiri uma moto Benelli em 2ª mão do Stand J.A curvas, a mesma apresentava cerca de 4800km feitos e foi-me entregue com a revisão oficial já efetuada. Ao longo deste período de 9 meses na minha posse fiz cerca de 5000 mil km, perfazendo então um total de cerca 10 290km (quilometragem atual).

No passado dia 10 do vigente mês, ao sair do trabalho, a moto fez um barulho estranho e deixou de colocar mudanças. No momento enviei a moto para o vosso centro reparador da SpeedMaster, contudo e após várias tentativas de informação, foi me transmitido que neste momento tinham um fluxo bastante grande de clientes e que a mota ainda levaria alguns dias para ser vista e analisada. Sendo o meu meio principal para me deslocar para trabalhar, compreendi a vossa situação e ainda aguardei uns dias. Porém, como eu precisava do veículo com alguma urgência e visto ser uma moto de 2019 com muito poucos quilômetros, pressupôs que pudesse ser uma reparação simples, então encaminhei a moto a outra oficina reparadora.

Para meu espanto deparo-me com a seguinte situação que passo a anexar em fotos.

Pelo relatório do mecânico os rolamentos que pertencem ao veio da caixa de mudanças encontravam-se desfeitos. Interroguei se era normal tal coisa acontecer a um veículo semi-novo. A informação que o mecânico me passou foi que de facto não é nada normal este tipo de avarias e problemas em veículos praticamente novos, e que para meu infortúnio a moto não estava na garantia, contudo a marca deveria ter uma posição sobre esta questão. De facto, venho por este meio inquirir à marca Benelli se são estes os seus padrões de qualidade que a marca pretende oferecer a um cliente que possui uma moto com cerca de 4 anos, com apenas 2 revisões efetuadas e cerca de 10 mil quilómetros feitos.
Relembrando que não estamos a falar de um veículo com milhares de quilómetros efetuados, nem com uma idade avançada.

Nesse sentido, anexo o orçamento de reparação deste problema grave no valor de 660€ e que pretendo alguma resposta por parte da marca. Da minha parte esta situação é totalmente injustificada, pois claramente verifica-se um erro de fabrico neste artigo. D
Gostaria de obter um parecer sobre esta situação, ao qual acho totalmente inadmissível, passível de ser apresentada uma queixa formal sobre o assunto.

Atentamente,
Diogo Duarte