Câmara Municipal da Marinha Grande

Câmara Municipal da Marinha Grande - Serviço prestrado nas aaaf

Joana Ferreira
Joana Ferreira apresentou a reclamação
11 de outubro 2023
No início deste ano letivo os pais/encarregados de educação das crianças do Jardim de Infância da Boavista foram informados, em reunião de pais com as Educadoras de Infância, que as crianças que iriam frequentar as Aaafs não tinham uma sala destinada a esta atividade extra.
Este é um aspeto que me deixa de todo frustrada e desiludida, pois julgo que as crianças deveriam ser tidas com maior respeito e valorização pelas suas necessidades, interesses e motivações. São 25 crianças dos 3 aos 6 anos, algumas com diagnósticos que requerem diminuição de meninos na sua sala de atividades, no tempo letivo, e uma atenção e cuidado redobrado. Por isso questiono como é aceitável que durante o decorrer do dia, apenas possam ter 20 crianças numa sala, sendo que das 15h30 às 19h podem ter num espaço (hall de entrada) com dimensões mínimas (1/4 do tamanho da sala), 25 crianças. Este hall, segundo as Educadoras, foi adaptado, tendo sido colocado duas mesas e alguns jogos, tornando um espaço bastante limitado nos recursos e zona para se movimentarem. As Educadoras justificaram que ninguém gosta de passar todo o dia no mesmo espaço. E num espaço reduzido? São crianças precisam de áreas de exploração variados, áreas para se movimentarem livremente. Neste momento estão todos a usufruir do espaço exterior, o que acho perfeito. Mas, quando começar o escurecer do dia muito cedo e a chuva?
Entristece-me que o serviço prestado pelo município e pelo agrupamento em questão seja tão diferenciado. As crianças não merecem todas as melhores condições? Não é a função de nós adultos proporcionarmos-lhes o melhor?
Como é possível que o agrupamento se preocupe em aumentar o número de alunos na escola Pinhal do Rei, sendo necessário “despejar” crianças tão pequenas?
No meu entender, o município e o agrupamento asseguram um serviço, eu pago por ele. Mas este serviço não tem qualquer qualidade, respeito e cumprimento dos deveres perante todas estas crianças.
Até quando terão que estar 3h30 por dia num hall de entrada? Como será o inverno neste espaço com a porta sempre a abrir e fechar com a entrega das crianças? Tem condições?
Resta-me apenas uma pequena esperança da tomada de consciência das decisões que foram tomadas por todas as partes, que de todo foram a pensar no bem estar destas crianças.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2023