Norte Condomínios
Norte Condomínios Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
74,6%
Taxa de Solução
94,9%
Média das Avaliações
20,7%
Taxa de Retenção de Clientes
10,7%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Mistura de Sugestões, Lda
  • 224 637 471
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Avenida Associação Comercial e Industrial de Gondomar, 390
    4510 – 706 Fanzeres – Gondomar
  • geral@nortecondominios.pt

Norte Condomínios - Condição para resolução da queixa que entregue toda a documentação do edifício

Resolvida
Paula Novais
Paula Novais apresentou a reclamação
14 de julho 2022
Na sequência de uma série de situações aparentemente negligenciadas que certamente outros condóminos aqui irão especificar e após várias tentativas por parte dos condóminos para efectivação de assembleia já há muito em falta e constantemente prorrogada, para apresentação de contas e resolução de problemas graves do edifício, decidiram os habitantes deste prédio de 100 casas, contactarem-se entre si, e juntarem-se em reuniões informais para debater os problemas e concluindo que estava na hora de substituir a empresa administradora de condomínio. Note-se que os condóminos já tinham, em Assembleia anterior, apresentado empresas alternativas à gestão do prédio, dando, nessa altura, uma “última oportunidade” à Norte Condomínios (NC) para desempenhar de forma mais efectiva o seu trabalho, o que no nosso entender não se veio a verificar, muito pelo contrário.

Assim, abaixo descrevo muito detalhadamente os passos que foram dados, todos da forma mais clara possível, neste edifício com 100 habitações, para que não haja qualquer dúvida acerca do processo ocorrido por livre iniciativa e vontade dos condóminos, o que será, certamente corroborado por outros vizinhos nos seus próprios testemunhos neste portal, bem como queixas pessoais que tenham de situações ocorridas com esta empresa cá no prédio.

Foi assim:

Um grupo de condóminos que já, por “passa palavra”, se tinha apercebido de que não haveria ninguém satisfeito com a gestão do prédio, começou por recolher os contactos dos restantes vizinhos, colocando papeis em todas as caixas de correio a solicitar que o proprietário da fracção, sendo do seu interesse, entrasse em contacto para um email do edifício, previamente criado, para, dessa forma, poder participar em reuniões informais ou, pelo menos, receber toda a informação debatida nas mesmas, bem como ter acesso a documentos trocados.

Começamos assim a fazer reuniões informais entre condóminos, dando sempre conhecimento aos restantes contactos do que estava a ser falado/ decidido. Nessa altura tinhamos cerca de 30% do prédio em contacto.

Ora, a NC, sabendo dessas movimentações dos condóminos, achou-se no direito de colocar uma carta em papel timbrado em cada caixa de correio, acusando o grupo de condóminos de difamação e ameaçando-os judicialmente. Falamos de uma empresa que nem um comunidado geral por email enviou esclarecendo sobre questões pertinentes e urgentes cá do prédio, mas que se deu ao trabalho de enviar, repito, em papel timbrado, carta a todos os condóminos na tentativa de “amedrontar” um grupo de pessoas que finalmente decidiram actuar contra o estado miserável de comunicação e de degredo a que o edifício estava a chegar.

Obviamente, esta atitude déspota por parte da NC, veio inflamar ainda mais a indignação dos vizinhos, levando mais pessoas a juntarem-se ao grupo, onde, nas reuniões informais, alguns vizinhos contribuiram com referências de empresas de condomínio alternativas que foram devidamente contactadas e agendadas reuniões entre cada uma delas e os condóminos, para esclarecimento de dúvidas e aconselhamento de procedimentos a seguir.

Entretanto, foram feitas por parte dos condóminos, várias tentativas por telefone e email, para que a NC marcasse a assembleia para apresentação das contas há muito atrasada, assembleia essa onde iriamos apresentar 2 empresas alternativas para eleição. A NC andou meses a prorrogar a reunião: primeiro era em Janeiro, depois Fevereiro, Março… depois já diziam que não iria ser antes de Junho. Diziam que tinham muitos condomínios e que não tinham tempo (?!?). É de salientar que a última assembleia tinha sido realizada em Abril de 2021 tendo sido interrompida para se fazer uma auditoria a umas obras e nunca mais continuada, nem contas prestadas, usando sempre a pandemia como desculpa (nem um esforço para fazer reunião por vídeo conferência foi feito, como em outros tantos edifícios), ou falta de tempo.

Posto isto, exasperados e já completamente fartos da postura desta empresa, decidiram os condóminos deste prédio, não esperar mais e marcar a sua própria assembleia legitimada por convocatória (para isso teríamos que ter no mínimo 25% de assinaturas) onde a NC seria exonerada de funções sem ser convocada, direito que nos assistia (nesta fase já era da nossa vontade que a NC não participasse sequer na reunião dado a sua atitude lamentável e de nos fazerem perder tempo com o mesmo discurso de sempre, abdicando até, nós, da apresentação de contas relativas a umas obras que todos acreditamos terem sido mal executadas cá no prédio) e votariamos numa empresa que a substituísse zelando, a partir daí, essa empresa, pelos interesses do edifício.

Como fizemos?

Sempre actuando com o máximo de clareza e informando os vizinhos por email e fbook de todos os passos, procedemos a recolha de assinaturas porta a porta, onde os vizinhos assinaram uma convocatória para “assembleia marcada por condóminos” com data de reunião a realizar a 5 de Maio de 2022.

Ora muito facilmente, soube a NC das nossas intenções e mais uma vez, muito ao seu estilo, o que foi evidente para todos, marcou imediatamente a Assembleia geral. Repito, imediatamente!!! A recolha de assinaturas começou a um sábado e na tarde da segunda feira seguinte tinhamos nas nossas caixas de correio a carta da NC com marcação da assembleia para o dia 27 de Maio (a tal assembleia que não se realizaria antes de Junho, segundo eles). De referir que nessa assembleia nos “obrigariam” a reunir nas suas instalações, quando as reuniões decorreram sempre na enorme garagem cá do prédio.

De referir também que mais uma vez, mais pessoas se indignaram pois seguiam tudo passo a passo, e foi demasiado evidente para todos nós o ocorrido e a verdadeira intenção da NC em marcar a assembleia, fazendo com que a recolha de assinaturas terminasse à pressa pois a nossa Convocatória para reunião com data de 5 maio (que estava a ser assinada) teve que seguir. Terminamos, dessa forma, a recolha de assinaturas apenas com 60% dos vizinhos. Digo “apenas”, apesar de ser muito acima do necessário (só precisavamos de 25% de assinaturas) - pois não temos qualquer dúvida de que se tivessemos ido a todas as casas, terminaríamos bem acima dos 90%.

A nossa assembleia legitimada por 60% dos condóminos aconteceu, como previsto desde o princípio, a 5 de Maio de 2022, com um quorum de 60%, onde por UNANIMIDADE a NC foi exonerada de funções tendo, após esse passo, sido eleita por maioria de votos uma das duas empresas que se apresentaram nesse dia a concorrer. Na reunião marcada pela NC para 27 de Maio não apareceu nenhum condómino, o que corrobora a intenção e insatisfação de todos aqui no edifício.

A partir daí ficou uma nova empresa a gerir o prédio e a lidar com a NC na “passagem de testemunho” onde foram tomadas as diligências legais e necessárias, mas a NC não parece aceitar a vontade evidente dos condóminos, refugiando-se em subterfúgios onde se tenta “legitimar” de modo a protelar a entrega dos documentos do prédio, num acto que nos merece a atenção como lamentável e até suspeito na medida em que não o entendemos, pois é demasiado evidente a vontade dos condomínos, apesar da NC se refugiar em quem ou não marcou a reunião primeiro, como se isso fizesse diferença. Na sua circular comunicam a sua cessacão de funções mas, desde 5 de maio ainda, não entregaram os documentos do prédio.

Então, mais uma vez a Norte Condomínios, colocou circulares nas caixas de correio queixando-se dos condóminos, de que tudo foi feito pleno de ilegalidades, mas a prova de que os procedimentos dos condóminos foram legais é que o Banco jamais teria passado a titularidade da conta para a nova empresa à mínima irregularidade.

O ponto de situação no prédio é o seguinte:

A NC não entrega os documentos evocando que irá prosseguir os trâmites legais (?!?) e, ao telefone, a uma condómina disseram que "poderia demorar uma semana, um mês, um ano…" (ainda gozam!). Continuam, assim, sem prestar contas, sem permitir que a nova empresa trabalhe, sem fornecer os documentos e NIF do prédio, a ganhar tempo não sabemos para quê, ou então, igualmente mau, numa simples performance mesquinha e vingativa. Vemo-nos na iminência de ter que remeter a questão para tribunal, já agora, essa e outras questões como obras supostamente mal feitas e negligenciadas.

Devemos acrescentar que, apesar de tudo, não estranhamos esta reacção da NC, pois tivemos conhecimento de situações parecidas em outros condomínios de onde obtivemos vários testemunhos, bem como não estranharemos se vierem comentar este post com as sua habitual e pouco subliminar arrogância e com ameaças de processos por difamação, basta analisar todas as suas intervenções e respostas a clientes seus tanto neste portal, como nas suas redes socias.
Data de ocorrência: 14 de julho 2022
Norte Condomínios
19 de julho 2022
Exma. Senhora

No passado dia 12 de Julho, recebemos carta registada (RF 60015074 9 PT), subscrita pela empresa administradora em funções e também devidamente subscrita pelos condóminos.
Assim, uma vez assegurada a legitimidade que lei impõe, entendemos responder de imediato e nesse mesmo dia enviamos carta registada com o registo RH 928620318 PT.
Informamos que se encontra marcado o próximo dia 27 de Julho, pelas 11.00h, para a entrega da documentação do edifício.

Com os melhores cumprimentos,
Grupo Norte Condomínios
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.