Oportunity Leilões, Lda
  • 219388262
  • Rua Manuel Henrique, Armazém 2
    2645-398 Cascais - Alcabideche
  • geral@oportunityleiloes.com

Oportunity Leilões - Comprei um quadro que tive que entregar na polícia judiciária por alegadamente ser falso, não me restituem o valor pago

Hugo Pimenta apresentou a reclamação
10 de janeiro 2023
Fui contatado pela Polícia Judiciária para me questionar sobre a aquisição do quadro que havia adquirido no dia 19/04/2021 "Cruzeiro Seixas" sendo que aí fui informado que se trataria de uma falsificação, tendo a polícia imediatamente apreendido o quadro.
Entreguei este caso aos meus advogados que contataram a empresa vendedora, que inicialmente referiu que estaria disponível para verificar a situação, tendo solicitado cópia do auto de apreensão emitido pela Policia Judiciaria. Depois de termos enviado o auto de apreensão não mais tivemos notícias deles.
Trata-se de uma empresa que manifestamente não quer resolver a situação e não quer devolver os montantes pagos.
Deixo este meu testemunho para terem cuidado com esta empresa que publicita e vende artigos sem aferir a sua autenticidade.
Para resolveram esta situação que restituam os montantes que eu despendi, nomeadamente o valor do quadro e da comissão aplicada aquando da compra.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2022
18 de janeiro 2023
Boa Tarde Exmo Senhor Hugo Pimenta,

Na sequência da mensagem de V. Exa, solicitamos o favor de reenviar cópia do auto de apreensão bem como o relatório que comprove que se trata de falsificação.

De acordo com as nossas condições gerias e negociais Oportunity Leilões, que V. Exa declarou concordar e aceitar, "Os bens são vendidos no estado fisico e juridico em que se encontram e após a sua arrematação não são aceites reclamações, seja a que título for. Os bens levados a leilão são vendidos no estado de conservação em que se encontram, sendo da responsabilidade dos potenciais compradores analisar e confirmar pessoalmente, durante a exposição dos mesmos, que se realiza nos dias anteriores ao leilão, o rigor da descrição constante do catálogo, nomeadamente, a autenticidade, o tipo de mecanismo, a garantia, eventuais restauros, defeitos, faltas e imperfeições que se mencionem no mesmo (...)".

Sem prejuízo, a Oportunity Leilões responsabiliza-se pelo rigor na descrição do lotes levados a leilão, estando sempre disponível para resolver qualquer problema com possa surgir com um lote.

De igual forma desejamos que todos os nossos Cliente cumpram com as obrigações assumidas nas compras efetuadas nos nossos leilões.

Face ao exposto e com o objetivo de ser possível encerrar este processo, reiteramos o pedido para V. Exa enviar para reclamacoes@oportunityleiloes.com os documentos acima indicados.

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor, também poderá contactar os nossos serviços pelo número 21 938 82 62 (rede fixa)

Apresentamos os Melhores Cumprimentos;
20 de janeiro 2023
REITERO A INFORMAÇÃO PRESTADA, UMA VEZ QUE A VOSSA RESPOSTA NÃO VAI DE ENCONTRO AO SOLICITADO
20 de janeiro 2023
Boa Tarde Exmo Senhor Hugo Pimenta,

Informamos que hoje recebemos os documentos solicitado pelo que presumimos que na próxima semana o processo seja encerrado.

3 de fevereiro 2023
Fico a aguardar que resolvam e que me avisem da transf.
6 de fevereiro 2023
Bom Dia Exmo Senhor Hugo Pimenta,

Sim, será avisado sobre o fecho do processo e respetivo resultado.

20 de fevereiro 2023
Bom dia
Disseram que iriam fazer a transferencia mas ate agora nada. POdem pf resolver a situacao devolvendo o dinheiro?
22 de fevereiro 2023
Boa Tarde Exmo Senhor Hugo Pimenta,

Estamos a desenvolver os nossos melhores esforços para o fecho do processo.

22 de fevereiro 2023
Já passou muito tempo e ja vos foi enviado tudo para que o processo fique terminado. Não entendo o motivo da demora. Paguei antecipadamente e para receber algo cuja culpa me é alheia e que me trouxe transtornos pois tive de ir a Policia Judiciaria , perdi uma tarde de trabalho que nao me vai ser paga e nao estamos a falar de meia duzia de trocos. Esse Dinheiro faz me falta e nao percebo o porque da vossa demora
23 de fevereiro 2023
Boa Dia Exmo Senhor Hugo Pimenta,

Estes processos seguem um percurso diferente de uma outras reclamações, mas reforçamos a mensagem de ontem (dia 22/2).

23 de fevereiro 2023
Continuo a aguarrdar que me devolvam o dinheiro por forma a encerrar a reclamação
9 de março 2023
Resolvem isto ou não ?
Andamos a brincar ao monopólio ? O dinheiro faz falta amigos e francamente a vossa postura é tremendamente incorrecta e bom que quem compre perceba que está tdo bem qdo corre bem mas qdo corre mal não têm um parceiro … têm uma entidade que mostra a cara fazendo tudo para fugir das responsabilidades que ainda por cima admite que lhe pertencem ….
Uma vergonha … deviam ter vergonha por isto não estar resolvido
Bom Dia Exmo Senhor,

De acordo com os Condições Gerais de Venda e Condições Negociais Oportunity Leilões Lda que V. Exa declarou concordar e aceitar para participar nos leilões, “Os bens levados a leilão são vendidos no estado de conservação em que se encontram, sendo da responsabilidade dos potenciais compradores analisar e confirmar pessoalmente, durante a exposição dos mesmos, que se realiza nos dias anteriores ao leilão, o rigor da descrição constante do catálogo, nomeadamente, a autenticidade, o tipo de mecanismo, a garantia, eventuais restauros, defeitos, faltas e imperfeições que se mencionem no mesmo.” (…)

Os bens colocados em leilão não são nossa propriedade mas sim dos seus respetivos donos que os colocam em venda à consignação através de nós, sendo que todos os nossos leilões começam pelo valor de 1€, sem qualquer valor base e sem valor de reserva e o vencedor do lote é o licitante que oferecer o valor mais alto seja ele de 1€, 10€, 100€, 1.000€...

A Oportunity Leilões é apenas um intermediário que vende os lotes que lhe são consignados, vendemos centenas de milhares de quadros e obras afins e, felizmente muito raramente se colocam situações como esta. Obviamente é lamentável para a Oportunity Leilões e para os nossos Clientes que situações como esta aconteçam.

No entanto, por principio e de boa fé acreditamos que os Fornecedores que colocam os seus bens em venda nos nossos leilões e assinam um Contrato de Prestação de Serviços para Entrega e Venda de Bens Móveis em Leilão onde especificamente, declaram assumir a veracidade da informação e descrição prestadas sobre os bens, assumem ainda contratualmente toda e qualquer responsabilidade que venha a ser apurada nomeadamente o débito em dobro de quaisquer lotes devolvidos em resultado de um qualquer erro, engano, omissão ou inverdade na informação prestada.

A Oportunity Leilões está presente no mercado Português há mais de 15 anos, já promoveu milhares de leilões e vendeu centenas de milhares de lotes, sendo muito poucas e raras as situações de obras falsas identificadas, no entanto infelizmente e no meio de centenas de milhares de lotes de vez em quando deparamo-nos com uma situação destas e também já tivemos situações de obras que foram apreendidas pela Polícia Judiciária (PJ) como sendo “supostamente falsas” e posteriormente essas obras serem declaradas como verdadeiras e devolvidas, mas tudo isto faz parte do processo de inquérito e investigação da PJ nestes casos e da atividade das Leiloeiras.

Assim, e sem que tenhamos na nossa posse uma declaração final da PJ a confirmar (ou não) a falsidade do quadro em questão, não será possível encerrar este processo.

Acresce que não podemos devolver o que não temos em nossa posse, uma vez que o valor do quadro que recebemos já foi entregue por nós ao seu proprietário, deduzindo desse valor a nossa prestação de serviços.

No auto de apreensão está indicado que o obra foi apreendida por medida cautelar, por existir fundada suspeita de se tratar de falsificação ou seja, o quadro ainda poderá ser devolvida a V. Exa caso se conclua que não se trata de qualquer falsificação.

Apresentamos os Melhores Cumprimentos;

Não estou a entender
Dizem que me vão recarcir do valor que paguei por um quadro falso num leilão online onde não se consegue aferir da autenticidade do quadro e agora estão a dizer que são meros intermediários e que não vão efectuar o pagamento ?

Só preciso que me exclareca uma coisa pois a vossa resposta é contraditória . Dizem que pagam e agora dizem que não .

Os srs vão pagar o quadro falso que adquiri ou não ?
Boa Tarde Exmo Senhor,

Após termos recebido o comprovativo da PJ onde se verifique que a obra seja falsa ou verdadeira é que podemos encerrar o processo e a Oportunity Leilões assume (como sempre) as responsabilidades inerentes aos casos reclamados.

24 de março 2023
Continuo a aguardar que me paguem o valor do quadro falso que me venderam . Acho incrivel ...primeiro dixem que pagam e depois já não é bem assim ... Triste e lamentavel esta situação
Boa Tarde Exmo Senhor,

Como indicado anteriormente, repetimos agora que não basta indicar que a obra será supostamente falsa e não havendo nenhum atestado dessa falsidade, não será possível encerrar este processo. Efetivamente, uma mera suposição não é suficiente para avaliar se uma obra será (ou não) falsa.

24 de março 2023
A Policia judiciaria alegou que o quadro é falso , ficou me com ele , conferiram as assinaturas a minha frente e emitiram um documento de apreensao que ja lho fiz chegar. A assinatura em nada tinha a ver com a verdadeira que me mostraram
Boa Tarde Exmo Senhor,,

Será esta Entidade a emitir a certidão que eventualmente, confirmará a falsificação.

Cumprimentos;

21 de abril 2023
Continuo a aguardar ... é possivel que va ter que falar csg pessoalmente pois e a falar que possivelmente nos vamos entender porque de outra forma ja se viu que nao se vai resolver
21 de abril 2023
Boa Tarde Exmo Senhor,,

Continuamos a aguardar a certidão que eventualmente, confirmará (ou não) a alegada falsificação.

Cumprimentos;