Papelaria Êxito

Papelaria Êxito - Impedida de levantar uma encomenda

Daniela Soares
Daniela Soares apresentou a reclamação
31 de maio 2022
Na passada sexta-feira dia 6 de maio de 2022, dirigi-me à papelaria Êxito na Arca d'água no Concelho do Porto, (que para além do serviço de papelaria/tabacaria, possui também um posto CTT), para levantar uma encomenda que, segundo o a informação de rastreio do site dos CTT, estaria disponível para levantamento nesse mesmo local a partir de dia 6 de maio. Informei o funcionário do estabelecimento que pretendia levantar uma encomenda e comecei por dizer o respetivo código rastreio, ao qual este imediatamente me interrompe dizendo que "todas as encomendas começadas por R só podem ser levantadas com um papel de aviso de entrega" papel este que eu não possuía uma vez que a carteira responsável por deixar o mesmo na caixa do correio, não o fez. Explico isto ao funcionário, dizendo que já não é a primeira vez que a carteira não deixa nenhum papel na caixa do correio (tendo eu perfeitamente noção que o estabelecimento em questão está completamente isento de culpa relativamente a isso), e que, possuindo a minha identificação e o código de rastreio dos CTT, não percebia qual era o problema em me entregarem a encomenda. O funcionário insiste alegando que "tinha de esperar" pelo papel, mesmo depois de eu ter argumentado que muitas vezes ele não é entregue pela carteira conforme seria suposto, e sempre que me dirigia aos postos CTT oficiais, os funcionários de lá compreendiam perfeitamente a situação, e entregavam a encomenda sem qualquer problema. Mais uma vez o funcionário recusou-se a dar a encomenda insistindo de forma rude no mesmo argumento de que "tinha de esperar". Posto isto, dirigi-me no dia útil seguinte (9 de maio de 2022) ao posto oficial dos Correios CTT na zona do Hospital São João, para pedir uma segunda via do tal papel de aviso de entrega necessário para levantar a minha encomenda. Com destaque para o conteúdo do papel fornecido pelos CTT, que consistia apenas no número da encomenda, o meu nome, e a data a partir da qual o levantamento da encomenda poderia ser feito. Já era detentora de toda esta informação, portanto não entendi a urgência por parte da papelaria por um papel tão inútil.
No mesmo dia ao final da tarde, fui mais uma vez à papelaria em questão para finalmente levantar a minha encomenda. Desta vez é uma funcionária que me atende, e que ao verificar o meu Cartão de Cidadão e o papel fornecido pelos CTT já preenchido por mim com os meus dados, informa-me que não me pode dar a encomenda visto que o meu Cartão de Cidadão está caducado e, portanto, é como se fosse "falso". Não sei o que é que a mesma quis dizer com o facto de ser falso, uma vez que isso não faz sentido algum. Argumentei com a funcionária que apesar de estar caducado não deixa de comprovar que eu sou a destinatária através do meu nome e da minha fotografia do Cartão de Cidadão. A mesma insiste que não me pode dar a encomenda, e que "tenho que ir tirar o C.C novo". Dando-lhe razão, porque efetivamente até a tem, vim-me embora mais uma vez. No dia a seguir (11 de maio 2022) dirigi-me novamente à mesma papelaria, na posse do documento emitido pelo "Instituto dos registos e do notariado" que comprova que de facto o pedido de renovação do cartão de cidadão foi efetuado, e que serve como substituição do C.C para qualquer finalidade, enquanto o mesmo não está na posse do cidadão. Que fique claro que esta última informação foi me comunicada pelo IRN (Instituto dos registos e do notariado). Já na papelaria, detentora do comprovativo, do tão desejado papel e do Cartão de Cidadão antigo, a mesma funcionária que me atendeu no dia anterior, informa-me para meu espanto, que mais uma vez não me pode dar a encomenda porque só "aceitam comprovativos de renovação do C.C, emitidos até 31 de dezembro de 2021, e o meu é posterior a essa data”. Fiquei estupefacta com tal afirmação, uma vez que não faz sentido absolutamente nenhum esse "pseudo-regulamento" da papelaria. Não faço ideia onde foram buscar tal absurdo, e nem me explicaram porquê. Mesmo com toda a documentação e mais alguma necessária para levantar uma simples encomenda, a funcionária disse-me "que não me podia fazer nada" tendo eu argumentado que toda aquela burocracia era uma estupidez tremenda e que nada daquilo é necessário no posto oficial dos CTT, portanto não entendia o porquê de ali ser. A funcionária alegou que ali era assim, e que eram as ordens que tinham dos superiores. Revoltada e sem saber mais o que dizer, informei-a que a minha encomenda iria inevitavelmente voltar para trás porque detenho apenas de 6 dias úteis (e já se tinham passado 3) para a levantar, e que ia ficar sem ela, ao qual ela me responde com a maior tranquilidade: "ahh pois vai". Para rematar a situação o alegado "patrão" da papelaria questiona-me se tenho carta de condução (presumo eu que fosse para servir de documento de identificação) ao qual eu respondo que não. Desta feita ignoram-me os dois, voltando a atender os clientes normalmente. Chamei novamente a funcionária e exigi de imediato o livro de reclamações do estabelecimento.
É completamente lamentável a forma como este estabelecimento lida com estas situações, e toda a burocracia exigida pelo mesmo para levantar uma simples encomenda que foi paga, e que, portanto, me pertence. Já para não mencionar o facto de ser ilícito a recusa do comprovativo de renovação do C.C emitido pelo IRN como documento de substituição do C.C.
Escusado será dizer que vou ter prejuízo, dado que paguei os portes daquela encomenda, e vou ter que pagá-los novamente ao remetente, para me reenviar a encomenda que vai inevitavelmente voltar para trás!
Da próxima vez receber uma encomenda via CTT, vou fazer os possíveis para não ir parar à papelaria Êxito, que do nome tem muito pouco, nem que tenha que dar a morada de um amigo ou diretamente a do posto oficial dos CTT no São João. Ao menos sei que neste último que me entregam aquilo que me pertence, sem exigir mais que aquilo que é realmente necessário.
Data de ocorrência: 6 de maio 2022
Daniela Soares