Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
27,3%
Tempo Médio de Resposta
12,7%
Taxa de Solução
31,6%
Média das Avaliações
50%
Taxa de Retenção de Clientes
47,4%
Ranking na categoria
Bancos Digitais e APPs Financeiras
1 MB WAY 90.9
2 OpenBank 78.6
3 Neteller 37
...
Paypal32.7
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Paypal - Paypal não protege vendedores e protege burla de compradores

Resolvida
Rui Guerreiro
Rui Guerreiro apresentou a reclamação
8 de maio 2019

Sou vendedor profissional registado no Paypal e recebemos um pagamento relativa a uma compra de um artigo no dia 04/abril.
O cliente alegou que o artigo estava avariado e através do Paypal (nunca contactou diretamente para resolver o problema) abriu uma disputa da transação (que era abrangida pelo Seller Protection).

Respondi ao cliente para devolver o artigo.
Até à data não recebemos o artigo (já liguei diversas vezes para o comprador que ao atender a chamada diz que é engano e desliga o telefone), mas o Paypal reembolsou automaticamente o comprador/cliente.

Reclamei com o Paypal que me indicou que o cliente já tinha enviado provas de ter enviado o artigo.
O cliente apenas forneceu, através de mensagem do Paypal (porque nunca até hoje respondeu a email ou telefone), um tracking number (registo dos CTT) que apenas diz "entregue" e "recetáculo postal", mas não envia sequer o
papel de registo dos CTT para provar que o artigo foi devolvido para a morada correta. Não recebi qualquer aviso dos CTT na caixa de correio.

Reclamei para os CTT e disseram que iam investigar e como funcionam tão mal, já sei que não vai dar em nada e além disso não tenho prova nenhuma de ser o destinatário (porque o comprador nunca enviou o papel de registo dos CTT).

Portanto, o Paypal aos vendedores pede prova de entrega com a morada completa do cliente e a sua assinatura, mas para o cliente devolver o artigo é suficiente um tracking number
apenas com o código postal (nem é preciso morada completa ou nome do destinatário) que pode ser partilhado por centenas ou milhares de moradas.
Para além disso, ainda que se receba o artigo devolvido, o que ainda não ocorreu, viola um dos direitos dos vendedores, que é a possibilidade de verificação do produto, podia vir apenas uma carta ou uma pedra lá dentro. É inaceitável e com este tipo de postura o Paypal está a ser cúmplice de fraude online e fomentar a mesma.

Esta reclamação serve também de alerta para outros vendedores no Paypal, visto que a postura do Paypal é acreditar "cegamente" no comprador, mostrando total desrespeito pelo vendedor
e não implementa para o comprador as mesmas exigências (prova de entrega com morada completa) que tem para o vendedor, não fomentando assim políticas justas de
regulação de e-commerce (quer para vendedores e compradores) tal como obriga a União Europeia para plataformas eletrónicas como o Paypal.

Data de ocorrência: 8 de maio 2019
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.