Petmemorial - Cremação de animais de companhia

Diana Alexandra Simões Carvalho
Diana Carvalho apresentou a reclamação
23 de agosto 2023
Cumpre-me informar que o serviço de cremação e cinzas prestado pela Pet Memorial (empresa da Seguecapítulo - Cremação e Funerária Animal Lda, cujo NIF constante na internet é o 513157298) deve ser fiscalizado. Não só pela aparente falta de higiene como pelos valores cobrados.

A minha gata foi eutanasiada no dia 12 de Agosto, por volta das 16h30, na clínica veterinária Animal Clinic de Leiria. Daí foi transportada para a Pet Memorial, onde perdi totalmente o rasto dela.
Só hoje me foram entregues as cinzas, dia 23.

Em nenhum momento me foi dado um número de referência ou feito nenhum tipo de acompanhamento.
Apesar dos meus constantes apelos no Whatsapp à clínica veterinária, sobre este processo, para mim desconhecido, nunca fui devidamente informada.

Paguei 303€ por um serviço totalmente desmazelado, sujo e sem qualquer tipo de personalização. A caixa podia ser perfeitamente adquirida numa qualquer casa de conveniência. Além de lascada num dos cantos, apresenta-se meio encardida na base, e com a fechadura torta.
A acompanhar este triste cenário, um envelope meio quebrado e sem estar selado!
No certificado não consta sequer a data de nascimento da minha gata.
Estava tudo metido num saco de papel kraft, de 0.05€, enrolado num papel de bolhas.
Quando desenrolei o papel de bolhas encontrei remelas agarradas e pêlos pretos, de animal.
Consegui fotografar posteriormente os objectos, mas as remelas e os pêlos chocaram-me de tal forma que chorei e não prestei atenção no momento.

Insólito e doloroso.

Nem tão pouco tenho como saber se é mesmo a minha gata que se encontra na caixa de madeira, a que chamaram de urna.

Tudo por 303€? Como?

Para vossa própria comparação vejam esta outra funerária animal:

Solicito uma justificação para esta fraude de serviço.

Antecipadamente grata pela vossa atenção.

Data de ocorrência: 23 de agosto 2023
18 de setembro 2023
Aguardo compensação pelo transtorno causado.
2 de outubro 2023
Ainda sem qualquer resposta.
16 de outubro 2023
Já contactei via email e, após 2 meses, continuo sem qualquer resposta.
30 de outubro 2023
Vi-me na necessidade de avançar com nova queixa para a Direcção Geral do Consumidor, dado que a PET MEMORIAL não responde a esta reclamação, nem aos meus e-mails, e ainda não obtive feedback da ASAE.
Vou manter a reclamação aberta, o tempo que for necessário, até que se dignem a responder e a enviar o recibo descriminado.
28 de novembro 2023
Apesar de já ter conseguido falar com o secretariado no início de Novembro, e de se ter combinado passar a palavra à administração, continuo sem uma resposta.
Se alguém aqui me souber indicar qual a Entidade Reguladora deste tipo de actividade económica ficarei muito agradecida.
12 de dezembro 2023
Aguardo resolução.
Anexo fotografias.
16 de dezembro 2023
Anexo fotografia do envelope não selado.
16 de dezembro 2023
Anexo fotografia do envelope mamchado.
16 de dezembro 2023
Anexo fotografia do certificado incompleto (ver nascimento e RIP)
16 de dezembro 2023
Anexo fotografia do cartão esborratado.
16 de dezembro 2023
Anexo fotografia da caixa a que chamam de "urna".
16 de dezembro 2023
Anexo fotografia de pormenor da caixa, onde se vê que além de estar a cru (sem nenhum acabamento, ou verniz), pode observar-se um cantinho lascado.
A caixa em si pode obter-de numa loja de conveniência qualquer.
16 de dezembro 2023
Após 4 meses de espera, o Sr. Tomás Castelo Branco, gerente da Pet Memorial, entrou em contacto telefónico comigo.
Não tenho como provar o que foi dito, mas alguns pontos foram:
- não vai efectuar o reembolso do valor;
- não está incomodado pela presença desta queixa num portal público;
- não vai mostrar uma fatura detalhadq dos custos, apesar do meu apelo para perceber onde é que os 303€ foram aplicados;
- explicou que não recebeu os 303€ por completo, que esse valor não foi todo para a Pet Memorial, ao que respondi que tenho o comprovativo da transferência;
- dispinibilizou-se para me mostrar as instalações (eu não vivo perto, nem tão pouco mais ou menos);
- questionou-me porque é que depois de ter feito a queixa, continuei a contactar a empresa. Expliquei que é natural, quando não se obtem resposta a uma reclamação, sobretudo ao final de 4 meses, insistir numa;
- disse estar disponível para oferecer uma urna nova, caso eu quisesse, mas só se eu quisesse;
- culpabilizou o intermediário, neste caso a clínica veterinária;

Expliquei que esta queixa não se trata de um meio para reaver o dinheiro a título gratuito, mas sim porque me sinto totalmente defraudada com o serviço.

Demonstrei compreensão caso só pudessem reembolsar parte desse valor, uma vez que a cremação em si foi feita, mas, para isso, precisava de ver a fatura detalhada.

Durante este período, nem um email ou SMS de resposta foi enviado. O facto da empresa evitar, a todo o custo o contacto comigo, sobretudo o contacto escrito, é uma grande "red flag".

Continuo a aguardar resolução.
14 de janeiro 2024
Continuo a aguardar resposta da ASAE e da DIR Geral de Veterinária.
Diana Alexandra Simões Carvalho
Diana Carvalho avaliou a marca
2 de fevereiro 2024

Eu não consegui um reembolso total ou parcial. Não consegui sequer um pedido de desculpas. Agora, ao fim de 5 meses de esforço, dou por encerrado este assunto, mas deixo as indicações necessárias para quem tiver a mesma queixa que eu: - Sugiro que quando recorrerem aos serviços da PET MEMORIAL solicitem prova do serviço contratado (ex.: contrato), e exijam fatura detalhada. - Sugiro ainda que ao receberem o vosso animal, façam o registo imediato do produto final, filmem e fotografem. - Se algo não estiver em conformidade, envie a vossa queixa sob o formato postal, com carta registada e aviso de recepção para a ASAE e para a própria empresa. - Guardem cópia de tudo: e-mails trocados; documentos; faturas e recibos; contratos; etc. - Como dificilmente se irão responsabilizar, recorrem à mediação através da DECO. - Deste modo, se houver algum problema, a PET MEMORIAL não vai ter qualquer hipótese. - Por fim, registem a vossa própria reclamação neste site. Apesar de não ter valor jurídico, fica pública e servirá para abrir precedentes. A quem tiver lido esta mensagem desejo boa sorte, e as minhas condolências pela vossa perda.