14.9

Peugeot - Marca sem stock de peças

Aguarda resposta
Nuno Cabral
Nuno Cabral apresentou a reclamação
10 de abril 2024 (editada a 11 de abril 2024)
No seguimento do processo que está em aberto e que diz respeito à reparação da minha viatura, gostaria de manifestar a minha insatisfação e indignação para a forma como sinto que tenho sido tratado e pelo serviço que me tem sido prestado pela PEUGEOT e reparador (identificando-se como representante da marca, portanto por mim identificado como tal).

Cumpre-me voltar a partilhar desta vez por escrito todo o processo no qual me vi envolvido na PRIMEIRA vez que a viatura necessitou de reparação além das periódicas:

A viatura apresentou um alerta com a luz de motor a acender e foi para a marca (Caetano Madalena) para reparação, tendo sido verificada anomalia no sistema de ignição + bateria e que teve um custo de 350,00 €

Fui levantar a viatura e qual não é o meu espanto quando, após 100 kms feitos, volta a acender a mesma luz do motor. Voltei a solicitar reboque da viatura para o mesmo local, e tendo o carro sido "ligado à maquina" e não tendo sido detetadas outras anomalias que não as acima indicadas, mais 100 kms foram o suficiente para me ser apresentado uma data de peças danificadas e um custo de reparação próximo dos 1.000,00 €. Muito estranho acho que peças que não apresentavam problemas, passados 100 kms tenha sido o suficiente para que obrigue a sua substituição, ainda para mais sendo peças de desgaste acumulado e não de quebra repentina.

Relativamente a esta situação, apresentei exposição para o caso, tendo a Peugeot apresentado uma comparticipação que me foi transmitido pelo reparador.

Ora, qual não é o meu espanto quando dou o "Ok" para a reparação me é transmitido que a peça não existe em stock em Portugal, em nenhum outro reparador oficial, e não me conseguem indicar um timing para que possa ver a viatura reparada.

Como devem imaginar, dando eu o meu consentimento para a reparação, não tenho qualquer responsabilidade para o facto da marca não ter a peça, se a peça é cara e não querem fazer stock, não tenho eu como cliente que ser prejudicado por situações que me são completamente alheias restando-me colocar algumas questões que gostava de ver respondidas como:
tendo eu ido à marca, qual é o serviço que estou a ter como cliente?
custo da reparação?
tempo de reparação?
tratamento diferenciado pela marca?
solução alternativa por parte da marca?
neste momento, qual a diferença de ter recorrido à marca?

Todo este processo, arrasta-se já lá vão cerca de 2 meses que estou sem a viatura. E sendo o custo das reparações considerável, e este tempo sem o carro, gostava de saber porque é que só eu devo ficar com o prejuízo e qual a diferença entre ter ido à marca ao invés de ter ido a uma qualquer oficina de rua (exceção feita ao preço que sei que me ficaria por cerca de 400,00 €). Conseguem-me ilucidar acerca das vantagens de ir à marca?

Como devem imaginar, todo este processo tem-me provocado um enorme desgaste e tudo aquilo que eu pedia (e já o fiz junto do reparador e junto da marca), era que me dessem uma alternativa para QUE NÃO SEJA EU O ÚNICO PREJUDICADO NESTE PROCESSO !

A acrescentar que, fui informado pela PEUGEOT (pela sua linha de atendimento, não me recordo do operador), para poder ser solicitada viatura de cortesia o pedido deveria ser desencadeado pelo reparador, pelo que assim fiz e fiz essa solicitação junto do reparador. Qual não é o meu espanto quando, no final de mais uns dias decorridos, a resposta que é dada pela PEUGEOT é que o pedido foi indeferido porque "a minha viatura tem mais de 7 anos".

Eu devo informar a PEUGEOT que acho que este tipo de atendimento é inadmissível e não admito que ainda andem a "brincar" comigo quando estão fartinhos de saber qual o ano da viatura em causa pois têm a matrícula e eu estou a falar com a marca!!!

E cabe-me esclarecer a diferença para 2 situações que nada têm a ver e, mais uma vez, por aqui se vê a qualidade do serviço prestado pela marca e a vontade de satisfazer os seus clientes e os fidelizar com este tipo de "despachos":

uma situação é ser dada indicação da reparação da viatura ser de "X" dias e pretender uma viatura de cortesia e existir o procedimento de que a mesma só é possível para viaturas até 7 anos

outra situação é A MARCA DIZER QUE NÃO TEM A PEÇA, E NÃO CONSEGUE DIZER QUANDO TERÁ - O cliente é que tem responsabilidade???

A PEUGEOT é responsável por dar assistência às viaturas por si fabricadas e a viatura em causa ainda não tem 10 anos. Sei perfeitamente aquilo que estou a dizer e como devem imaginar este email irá seguir para outras entidades e, eventualmente, para outras geografias inclusivamente.

Foi-me também indicado através da linha de atendimento que já é dada uma comparticipação pela marca aos reparadores para que estes possam ter possibilidade de cobrir este tipo de situações. Como devem imaginar, contactei com o reparador que me disse que "não têm viaturas disponíveis"... Será que têm assim tantos casos destes ou serão viaturas que andam com colaboradores? Mais uma vez a minha questão, qual é o serviço que me está a ser prestado e qual a diferença para uma oficina de esquina?
Ficarei a aguardar pela vossa resposta a todos os pontos levantados, e qual a solução que têm para me apresentar.

Agradeço pela atenção e compreensão para o desgaste e prejuízo financeiro que toda esta situação me causou, está a causar e assim irá continuar por tempo indefinido... além do custo da reparação.

Aguardo resposta tão breve quanto possível, manifestando desde já a minha total disponibilidade para qualquer esclarecimento que seja necessário.
Data de ocorrência: 10 de abril 2024
Nuno Cabral
Nuno Cabral está a aguardar resposta da marca