Polícia Municipal do Porto
Polícia Municipal do Porto

Polícia Municipal do Porto - Falta de fiscalização em faixas destinadas à ciclistas

Laura Alice Marques de Santana da Guia
Laura Guia apresentou a reclamação
22 de junho 2019 (editada a 25 de junho 2019)
Faço uso da bicicleta como meio de transporte usual para meus deslocamentos diários, principalmente entre minha casa e meu local de trabalho (Baixa), deste modo sou obrigada a utilizar a Av. Boavista em ambos trajetos, tanto ida quanto retorno.

Ocorre que não houve, até onde me recordo, um dia sequer sem que houvesse pelo menos 10 carros (normalmente ultrapassa, E MUITO, esse número) parados na faixa que era suposto ser exclusiva para bicicletas, seja em pausa rápida como estacionados em segunda faixa - visto que já existe espaço de parqueamento ao lado destinado somente a este fim.

Esta situação é um perigo para todos/as os ciclistas e utilizadores de outros veículos alternativos pois temos que mudar de faixa entre os carros de forma abrupta, havendo sério risco de sermos atropelados por carros que estão atrás de nós.

Inúmeras vezes em já entrei com a polícia municipal por telefone e apenas uma fui atendida, mas no mesmo dia, em meu retorno do trabalho, novamente carros e mais carros parados em lugares que não deviam estar.

Em termos turísticos, já que aparentemente é só o que ultimamente parece importar no que se refere a políticas públicas e gestão, é verdadeiramente ridículo que uma Avenida repleta de hotéis e que faz ligação direta entre dois pontos tão importantes do Porto - uma das poucas com faixa para ciclistas - não tenha qualquer tipo de fiscalização constante para que seja cumprido um papel, nem que seja este educativo, ao resto da população ainda não habituada com outros tipos de mobilidade urbana.
Data de ocorrência: 22 de junho 2019

Presumo que se esteja a referir ao troço entre o hotel porto palacio e a rua de agramonte. Também passo lá quase diariamente, mas de carro logo não tão exposto, mas ainda assim já reclamei para a policia municipal, quer por telefone, por diversas vezes, tendo-me sido dito que a dita Polícia nada podia fazer, uma vez que apesar de existirem as tais faixas, não existe sinaléctica(o que de facto é verdade), e que o melhor era enviar reclamação por escrito, que era mais eficaz, o que efectuei há talvez 1 ano, sem qualquer resposta, e sem ver qualquer alteração no tráfego nesse troço. Os carros que lá estão estacionados diariamente das 8h30 às 18h00 são sempre os mesmos, para pouparem nos parquimetros, colocando em risco a segurança de todos que lá passam.