11.4
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - A policia não faz fiscalização necessária no controlo de confinamento

Claudio Vilela
Claudio Vilela apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2021 (editada a 2 de março 2021)
Expondo a minha reclamação começo por dizer que hoje 27/02/2021 pelas 15H contactei a PSP Bonfim - 3ª Esquadra que por várias vezes tive de repetir a chamada. Aquando fui atendido por agente que se demonstrou atento e profissional durante o período da conversa. Reportei então que nas Fontainhas no Porto (por baixo da Ponte do Infante) se encontravam mais de 15 grupos de mais de 3 pessoas todas sem máscara, e a não respeitar o distanciamento social e obviamente o confinamento obrigatório, decidi então ir de novo para o local e aguardar pela polícia e ainda me apercebi de outras atividades... Alguns a beber álcool, outros a consumir droga e a passar aos amigos e outros a vender, outros com as toalhas estendidas no chão a apanhar solzinho. Na duração de uma hora que la permaneci a polícia não apareceu, se é que realmente chegou a aparecer, sendo que não pude permanecer mais devido a outras responsabilidades. Já reportei a situação por várias vezes exatamente pelos mesmos motivos e os pedidos foram de facto respondidos em menos de 30 minutos e desta vez não foi em tempo decente se é que foi... porque infelizmente as pessoas não trabalham/estão em layoff os jovens não estudam então toca a violar as regras que foram impostas para garantir a segurança a soberania e a economia portuguesa e toca a ir passear e ir consumir droga e álcool todos juntos porque não têm nada melhor para fazer. Claro alguns destes grupos após 1 hora começaram a sair e não irão ser responsabilizados e continuarão de certeza a cometer o mesmo erro crasso que mantêm Portugal parado, sem poder trabalhar a 100% e os profissionais de saúde esganados.

As pessoas tendem a ser teimosas e continuar a violar a lei obrigatória imposta, também porque se aperceberam que a policia não faz fiscalização necessária. Eu trabalho por conta própria e por vezes tenho de sair ao fim de semana e mesmo à semana, em nenhuma vez que saí encontrei qualquer tipo de fiscalização policial para garantir que as pessoas estão de facto a respeitar o confinamento… o movimento nas ruas destes últimos confinamentos é o que se vê. Carros de jovens saem às tantas da manha na minha rua sem nenhum repreendimento pessoas agregam-se todas na conversa sem máscara em grupos na rua e é assim que atrasamos o nosso país quando uns lutam para que tudo volte a normalidade e outros mantêm o status quo sem qualquer respeito por eles próprios e por todos os outros que realmente se importam com a atual situação, com o confinamento e as regras impostas, tudo isto por não haver o mínimo de fiscalização necessária. Eu percebo que a polícia tenha vários problemas para tratar uns mais graves outros não tanto, mas realmente enquanto não se fizer fiscalização eficiente Portugal nunca irá sair da cepa torta.
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2021