11.2

PSP - Abuso de poder

Helena Gonçalves
Helena Gonçalves apresentou a reclamação
13 de janeiro 2016

No dia 27-10-2015, por volta das 15:15, um cliente, veio ao meu encontro, dizendo que o meu carro tinha sido multado e que naquele momento já tinha a respectiva multa no meu carro. Saí do meu local de trabalho, dirigindo-me ao meu carro para ir buscar a multa.

Em momento algum pensei em ir tirar satisfações com a Policia. No entanto, para meu espanto, o Agente D., resolveu para a carinha ao lado do meu carro e resolveu dar explicações, que não foram solicitadas. Informava-me que a multa tinha sido passada por estar a impedir o estacionamento de um carro no lugar de deficiente, ao qual respondi, que realmente aceitava o facto de me estar a multar por estar a menos de 5 metros da passadeira, mas que em momento algum aceitava que o meu carro estava a impedir o estacionamento do deficiente. Mas, que se queria ir por esse caminho que verificasse a carrinha branca, que estava estacionada com mais de 50% do veículo no local de deficiente, mas que não estava para entrar em discussões, porque não valia a pena.

Neste momento o agente Dario, saiu do carro, batendo com a porta e aos berros, dirigiu-se a mim dizendo “ está a dizer-me que o deficiente tem que andar de smart”, “vocês pensam que podem tudo, e que é tudo a vossa maneira”.

Respondi-lhe que aquele comportamento não era adequado, para alguém que usa uma farda de uma autoridade, e que aquele comportamento era inadmissível. Tratou-se de um comportamento mal-educado, arrogante e prepotente. Aos berros o mesmo agente, respondeu que queria que tirasse o carro daquele lugar naquele preciso momento, disse que sim que iria tirar.

Dirigi-me à loja para ir buscar a minha carteira, onde se encontram os respectivos documentos e as chaves da viatura. Quando cheguei junto do carro, o Agente Dario, pediu me os respectivos documentos, e iniciou o processo de identificação e iniciou o processo de multa no computador.

Informou-me ainda que teria que pagar a multa, porque senão teria que me aprender a multa. Questionei o respectivo polícia se havia necessidade disso. Esperei durante 15 minutos, questionei o polícia sobre a necessidade disso, e informei que me encontrava a trabalhar e que não poderia estar ali muito tempo, a resposta obtida foi que ele também estava a trabalhar, e que teria de aguardar.
O agente M. G. mandou entrar o colega para o carro e informou os documentos que devía assinar.

Dirigi-me ao posto da PSP da Guarda, para apresentar e saliento uma reclamação, em momento algum pelo facto de ter sido multada, mas sim pelo comportamento do agente Dario. Trata-se de um comportamento vergonhoso, que devia envergonhar qualquer polícia, existem maneiras para falar com as pessoas, e eu não aceito ser destratada. Confesso que me senti mal, pois estava no meu local de trabalho, e da maneira como fui tratada, e tendo em conta o local que ocupo um lugar de chefia, senti-me envergonhada, pois as inúmeras pessoas que passaram do local, não deixaram de observar a forma como a agente Dario reclamava comigo, não cometi nenhum crime, apenas estacionei num lugar indevido.

Tendo por base, tudo aquilo que exponho nesta carta, gostaria que a minha reclamação tivesse frutos, no entanto tenho algumas dúvidas, uma vez que será sempre a palavra dos agentes contra a de uma cidadã, apesar de ter testemunhas.

Após a revolta sentida, dirigi-me a PSP da Guarda para efetuar uma reclamação no Livro. Passados 4 dias recebi uma carta do Comandante a informar-me que o agente tinha agido de acordo com o regulamento. Fico aguardar a resposta do livro.

Simplesmente uma vergonha nesta PSP, que agora arranjou uma fonte de rendimento. Diariamente multam diversas pessoas, que ali estacionam para tratar dos seus problemas.

Data de ocorrência: 13 de janeiro 2016

Envie uma queixa para o IGAI

Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI)
Rua Mártens Ferrão, n.º 11, Pisos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º

Telefone (geral): 21 358 3430
Fax. (geral): 21 358 3431
Correio Eletrónico (E-mail): geral@igai.pt
Endereço Página Internet: https://www.igai.pt/

Ver perfil de
14 de janeiro 2016

Vitor não a incentives a fazer mais queixas, ela não tem provas do que diz a não ser a multa. É a palavra dela contra a do agente e isso não em nada, ela diz que foi vitima de abuso de poder da parte do agente, ele vai dizer que não foi nada disso e que o que fez foi justificado.