11.4
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Agentes danosos

carina maria correia cajana moreira xisto
carina xisto apresentou a reclamação
28 de setembro 2020
Estou a contactar-vos porque fui multada no sábado, dia 27-01-2018, em Corroios, Seixal, por motivos que, embora estejam descritos no auto, eu não concordo com eles porque não são verdade.

Passo a explicar o sucedido:

no dia 27-01-2018, o carro Nissan Primera branco, no qual estavam 2 polícias que só depois percebi que o eram, estava a impedir o trânsito, no Feijó, pois os ocupantes deste veículo estavam a conversar com uma pessoa que se encontrava à beira da estrada. Eu, que estava no meu antigo carro, um Fiat Punto, comecei a ficar aborrecida por ter de esperar que os agentes Pereira e Miguel Chaga - que só depois percebi que eram polícias- acabassem de conversar com quem estavam a fazê-lo e a impedir a via, sem que, em algum momento, mostrassem respeito para com os condutores que tinham que passar.

Após umas apitadelas de outros carros que estavam à minha frente, lá os agentes supracitados encostaram o carro- que não estava identificado como sendo da polícia- à berma, e eu fui a última a passar e refilei, sem ser mal-educada uma única vez, com as pessoas que estavam dentro do Nissan que, por estarem a conversar e a impedir a normal circulação da via, só porque estavam a conversar com alguém deles conhecido.

Estes senhores vieram atrás de mim, numa quase "perseguição", ligando as luzes azuis, já passados uns metros. Eu, como estava a ouvir música no rádio e de vidros fechados, não reparei que estes agentes me estariam a perseguir, de uma forma quase animalesca, pois parecia que eu tinha feito algo de mal, o que não é verdade porque é normalíssimo as pessoas refilarem, quando um carro impede uma via, durante 5m, sem que haja um motivo bastante forte para tal.

Assim que vi que era para mim, parei e, após solicitação, dei os documentos aos agentes, que de forma antipática, manifestando uma arrogância como eu não tinha visto até então, me deram “um puxão de orelhas”, Inclusive, o agente Pereira nunca se identificou, mesmo após eu lho ter pedido 3/4 vezes, e perguntou se eu estava com uma depressão, algo que não lhe diz qualquer respeito. Que eu saiba, pelo menos, é a ideia geral, é que a polícia serve para manter a ordem, proteger os cidadãos e zelar pelo bom funcionamento das coisas em geral, não para perseguir cidadãos normais e cumpridores e fazer juízos de valor.

O outro agente, após ter-lhe pedido a identificação, respondeu-me desta forma: "Depois vais ver o meu nome, quando sair a tua multa".
Ora, eu não o conheço de lado algum e, muito menos, o autorizei a me tratarem por tu e, que seja do meu conhecimento, a identificação dos agentes, quando solicitada, é obrigatória, algo que estes dois agentes não fizeram, tendo sido preciso as pessoas começarem a aglomerar-se ao pé dos nós, para o fazerem, o que mostra falta de profissionalismo, no mínimo.

Depois, para além de saberem que eu tinha de ir trabalhar, demoraram 30m para inventar uma multa porque estavam aziados de eu ter refilado. Multa essa, no valor de 125€, que paguei, mas que não considero adequada.
Fui vítima, por parte destes agentes, de perseguição, brutalidade e falta de escrúpulos/carácter destes 2 agentes e quero apresentar queixa, pois eu, nem por 1 minuto, excedi velocidade permitida em localidades, nem fiz algo de mal.
Data de ocorrência: 28 de setembro 2020