11.4

PSP - Comportamento impróprio de agente no comboio

Luis
Luis apresentou a reclamação
12 de maio 2022
Foi interpelado por agente da PSP por estar a comer dentro da composição de comboio, com a mascar afastada.
Obrigou a meter a mascara e disse se quiser comer que coma com mascara.
Acedi ao sua exigência mas perguntei se não era permitido comer e onde estava isso sinalizado Como considerei ser improprio a resposta e comportamento pedi a identificação do agente que resistiu a dar e quando deu foi sem maneiras pois nem consegui ver adequadamente os dados.
De seguida o agente exigi-o a minha identificação tirando das minhas mãos a mesma e recusando a dar a minha identificação (CC) senão quando quis.
Obrigou com ameaça de ter de ir a esquadra a dar dados pessoais em publico como morada, numero de telefone, estado civil, profissão.
Por fim informou que seria autuado em 100 euros sem mais qualquer explicação e virou costas.
Considero este comportamento improprio de um agente da autoridade pois viola em muito os meus direitos
Isto aconteceu no comboio que partiu as 19:00 do Cais do Sodré rumo a Cascais na composição 992252-3 (tirei o numero porque vi o policia a tirar foto).
Eu simplesmente estava a comer um pao com chouriço que tinha acabado de comprar no pingo doce do Cais do Sodré e não conheço qualquer proibição a comer dentro das carruagem, posteriormente procurei e apenas encontro uma recomendação da DGS a desaconselhar comer nos transportes públicos, eu por analogia aos aviões onde também temos de usar mascar ,mas que tiramos para comer, creio que não existem outras proibições nos comboios.

Gostaria de saber se efetivamente é proibido o consumo de comida nas carruagens e se o comportamento do agente esta correto ou é improprio como eu estou convencido.

Obrigado
Luis Cunha