11.4

PSP - Má educação de agente da autoridade

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
23 de junho 2018

No dia de hoje, 23 de junho de 2018 cerca das 14 horas, na rua Domingos Sequeira, em Campo de Ourique, Lisboa, encontravam-se vários trabalhadores a cortar os ramos das árvores, o que provocava alguns problemas na circulação, pelo que se encontrava um Senhor agente da PSP a controlar o trânsito. Como tinha o meu veículo estacionado no sentido descendente, dirigi-me ao mesmo e quando me encontrava a iniciar a manobra para o retirar e seguir a minha marcha, comecei a ouvir gritos do aludido agente, cujo nome, número de identificação ou qualquer outro elemento desconheço, o qual se dirigiu a mim, não sei porque motivo, numa atitude perfeitamente inqualificável, aos gritos «ou estaciona a viatura ou sai, já lhe disse para sair daqui é melhor para si, o problema não é meu se a senhora não sabe conduzir, o melhor é por-se a andar, é melhor é melhor...»
Ainda lhe consegui perguntar se eram maneiras de falar com as pessoas, mas parece que o senhor ainda ficou mais irritado.´
É lamentável, num Estado de Direito, que um agente da autoridade se tenha atitudes destas com os cidadãos, ainda por cima de forma completamente gratuita: eu estava a fazer a minha manobra, com atenção ao trânsito, não cometi nenhuma infracção, nem perturbei a ordem, nem a circulação que se estava a processar.
Senti-me completamente violentada, humilhada e perturbada, sem ter dado nenhum motivo para o feito.
Foi uma situação perfeitamente lamentável.

Data de ocorrência: 23 de junho 2018