Radio Popular SA

Radio Popular - Incumprimento dos direitos do consumidor

Carolina García Restrepo
Carolina Restrepo apresentou a reclamação
3 de junho 2020
1) Em 15/04/2020 adquiri na loja online da Radio Popular o computador portátil HP 1SS-FQ00 13NP.
2) O equipamento foi entregue em minha casa a 17/04/2020
3) A 20/04/2020 o equipamento deixou espontaneamente de funcionar: o ecran ficou negro, não respondendo a nenhum tipo de reset.
4) Nesse momento o Pais encontrava-se em estado de emergência de acordo com o Decreto do Presidente da República nº 17-A/2020 de 2 de Abril.
5) O equipamento foi entregue na Radio Popular (Av. Dos Cavaleiros 67, Alfragide) sem funcionar três dias após o ter recebido.
6) Contactei várias vezes a Radio Popular através do respetivo centro de apoio ao cliente (220403040) solicitando a substituição por um equipamento novo ou a devolução do respetivo valor, de acordo com os direitos do consumidor consignados na lei.
7) Inicialmente as assistentes telefónicas contactadas disseram não poder resolver a situação, e que seria contactado telefonicamente pela supervisora. Tal nunca aconteceu.
8) Posteriormente disseram que seria contactado pela marca. Tal nunca aconteceu.
9) Finalmente informaram ser decisão da empresa reparar o aparelho, pelo que era o que fariam. Mais informaram de que nestes aparelhos não era política da empresa vendedora (HP?) devolver o dinheiro ou substituir por um novo, pelos que eles, a Radio Popular enquanto revendedores, teriam que seguir essa mesma política.
10) Informadas (as assistentes contactadas telefonicamente) que tal configurava violação dos direitos do consumidor expressos no artigos10º e 13º, nº 1 do DL 24/2014 de 14 fevereiro, argumentaram que a loja era apenas um revendedor e como tal, se quisesse reclamar deveria contactar a marca, que era a entidade responsável por essa politica.
11) Em 09/05/2020 o computador foi-nos devolvido.
12) Em 12/05/2020 o computador apresentou exatamente a mesma avaria.
13) Em 12/05/2020 o computador foi de novo devolvido a Radio Popular, tendo insistido na substituição do aparelho, ou caso não fosse possível na devolução da verba respetiva. Tal insatisfação encontra-se plasmada no registo da Radio Popular referentes a esta nova devolução.
14) Na sequência desta entrega, por diversas vezes contactei telefonicamente a Radio Popular solicitando uma vez mais a substituição por um novo computador ou a devolução do dinheiro. Tal pedido foi, mais uma vez, completamente ignorado, invocando as mesmas razões já aduzidas.
15) Em 19/5/2020 recebemos SMS da Radio Popular para ir levantar o aparelho reparado. Contactamos telefonicamente a Radio Popular insistindo na nossa posição inicial. A empresa disse que nos contactaria, o que nunca fez.
16) Em 25/05/2020 dirigimo-nos à loja da Radio Popular em Alfragide tendo pedido para falar com o responsável da loja. Fomos encaminhados para a responsável que nos informou, uma vez mais, que a política da Radio Popular era reparar o equipamento e nunca substituir por um novo ou devolver o valor do mesmo. Mais informou que o computador já tinha sido reparado pela empresa CPC e teríamos que o levar, caso contrário seria dado como abandonado e não recuperável pelo cliente.
17) Pacientemente, e uma vez mais, explicamos que não levantaríamos o computador, duas vezes reparado, dado que desde o início tínhamos solicitado o direito de resolução contratual, e que o mesmo tinha sido feito presencialmente naquela loja, e várias vezes, por via telefónica (chamada gravada).
18) Mais uma vez a responsável informou não ser essa a política da empresa, que aprestássemos queixa e que se não levássemos o computador ficaríamos sem ele.
19) A 01/06/2020 recebemos uma carta da Radio Popular solicitando o levantamento do equipamento reparado em 30 dias.
20) Perante o reiterado incumprimento dos direitos do consumidor, ficamos a aguardar a posição da Radio Popular.
Data de ocorrência: 3 de junho 2020
3 de junho 2020

12 de junho 2020
Verificamos que a situação reportada já foi respondida, através do canal de comunicação disponível para esse efeito. Assim este processo será dado como encerrado.

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

Exmos. Senhores,

Muito obrigado pela V. resposta. Pena é que não corresponda aos factos que ocorreram.
Disseram-me ser politica da marca verificar o equipamento primeiro!
Só por isso o equipamento ficou na loja, sendo reparado (e mal, já que avariou de imediato apos a entrega) contra a minha vontade claramente expressa.
E sobre tal existissem duvidas bastará consultar as chamadas telefónicas subsequentes para o V. call center, gravadas a V. pedido e com o meu consentimento.
Para facilitar a pesquisa informo quais e com quem se realizaram os referidos contactos:

4) Contacto telefónico com D. Diana Feliciano dia 06/05/2020 às 17:40h.

Mais, Inicialmente as assistentes telefónicas contactadas disseram não poder resolver a situação, e que seria contactado telefonicamente pela supervisora D. Vânia Sousa. Tal nunca aconteceu.

Tudo isto poderão confirmar nas referidas chamadas (e outras existem).

Espero que com isto possam repor a verdade dos factos e resolver o problema, tal como a lei obriga.

2 de setembro 2020

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.