Radio Popular SA

• cliente@radiopopular.pt

Radio Popular - Nunca entregam o produto concomitante a péssima comunicação

Filipe Campos apresentou a reclamação
1 de outubro 2019
Comprei um ferro a caldeira PHILIPS GC8962/40 no passado dia 27/07/2019.

Indicavam que "A entrega pode demorar normalmente até 30 dias" (citação do website da radiopopular), pois não tinham o artigo em stock.

Quando se aproximava o fim dos 30 dias contactei a radiopopular pelo telefone e inquiri sobre o estado da encomenda, ao que me foi respondido que não tinham novidades, para aguardar pelo fim dos 30 dias.

No dia 27 de Agosto, no fim dos 30 dias, recebo um e-mail a indicar que o produto só chega na semana de 2 a 6 de Setembro, ou seja, 41 dias após a encomenda. Respondo ao e-mail a mostrar o meu desagrado com a gestão da encomenda e com a comunicação deste atraso, ao qual não obtive resposta.

No dia 2 de Setembro recebo outro e-mail a indicar que o produto chega no dia 18 de Setembro, ou seja 53 dias após a encomenda inicial. Perguntam se quero aguardar ou se pretendo trocar por um produto de qualidade inferior (Caldeira Philips GC 9735/80) embora indicam que é igual ao ferro que comprei originalmente.

Respondo novamente ao e-mail, mostrando novamente o meu desagrado pelo atraso praticamente a atingir o dobro do tempo estipulado no website da radiopopular, pela péssima comunicação demonstrada até então (envio de e-mails, sem qualquer reposta aos meus e-mails de seguimento), e pela péssima sugestão de alternativa. Novamente, não obtenho resposta.

Dia 18 de Setembro recebo uma chamada da radio popular indicando que afinal o produto vai ser entregue a 8 de Outubro. Apesar de finalmente se dignarem a telefonarem-me para me indicar que o produto passa a chegar com 73 dias de atraso. Não propõem alternativa. Dizem qua a culpa não é deles, porque 1) a culpa é da Philips que não tem o produto e continuam a dar informações erradas à radiopopular; 2) têm staff a menos e portanto não conseguem fazer a gestão de encomendas correctamente.

Durante esta chamada indicam que me vão enviar um email para eu poder confirmar por escrito se quero manter a encomenda ou que me devolvam o dinheiro que entretanto cobraram logo no dia 28 de Julho de 2019. Faço uma chamada de follow-up com a radiopopular que me dizem que nada podem fazer pois não têm comunicação com a loja online, mas que iriam pedir outro contacto telefónico da loja online para mim. Não recebo mais feedback, nem por e-mail, nem por telefone.

No dia 30 de Setembro, farto de aguardar, telefone à radiopopular novamente, que mais uma vez descartam responsabilidade por acções da loja online, e indicam-me que não sabem porque não me enviaram e-mail ou telefonaram. Indicam-me, pela primeira vez, que se quero a devolução do dinheiro tenho que preencher o formulário de livre resolução.

Preenchi o formulário de livre resolução no próprio dia 30 de Setembro, no qual é pedido a data de entrega do produto, campo que ironicamente não pode ser marcado como não aplicável. Preenchi com 00/00/0000 e não foi aceite, preenchi com 11/11/1111 e finalmente é aceite. Indicam que serei contactado o mais brevemente possível pela radiopopular.

Até as 11h do dia 1 de Outubro, continuo sem noticias da radiopopular.

Após esta exposição dos factos:

Eu até compreendo o conceito de ruptura de stock, no entanto mais de 2 meses para obter um produto que está disponível noutras lojas em Portugal, com stock, (confirmado ao telefone com a Philips) parece-me exagerado.

E toda a ruptura de stock era facilmente ultrapassada com eficiente comunicação, que, de todo, a radiopopular não tem. Comunicação unicamente por e-mail, sem follow-up às minhas perguntas, à excepção de uma chamada na qual me indicam que vão enviar um e-mail e curiosamente nada recebo.

A única vez que propõem alternativa, "oferecem" a troca para um produto de inferior qualidade. Táctica que provavelmente resulta com clientes "fartos" dos imbróglios da radiopopular ou clientes menos informados, que considero de "má fé". A Philips, novamente por telefone, indica que há dois produtos equivalentes: 1) exactamente com a mesma configuração, apenas muda de cor - GC9635/20; 2) ligeiramente superior, apenas na pressão que pode exercer - GC9682/80.
Não acredito que a radiopopular não possa fazer uma análise semelhante à que a Philips apresenta em 5 minutos ao telefone. E mesmo que não tenham produtos alternativos da mesma marca, certamente têm de marcar alternativas.
Data de ocorrência: 1 de outubro 2019

1 de outubro 2019
Pelas 14:17 horas a Radio Popular telefona-me. Perguntam se efectivamente quero receber o dinheiro de volta. A resposta óbvia é preferia o produto que comprei. Mas claro que ficarei contente por ver este processo fechado. Justo era pagarem juros pelo empréstimo que eu concedi à radio popular nestes dois meses e qualquer coisa.

Processo ainda não concluído, pois ainda não tenho o dinheiro de volta. Também não recebi nenhum pedido de desculpa pelo incómodo que a ineficiência/amadorismo da radio popular me causou.

Tenciono comprar alguma coisa na radio popular? Recomendar a loja a alguém? Claro que não a ambas as perguntas.

Engana-me uma vez, vergonha tua. Engana-me duas vezes, vergonha minha.
1 de outubro 2019
Verificamos que a situação reportada já foi esclarecida, através do canal de comunicação disponível para esse efeito. Assim este processo será dado como encerrado.

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

1 de outubro 2019
Tenho que ser eu a fazer o serviço ao cliente por vós, dou indicação que nem pedido de desculpas houve, e recebo um e-mail a pedir desculpa.

Nem o assinam, para que nenhum funcionário seja implicado com a "prática de pedir desculpas quando o cliente tem razão". Senão o funcionário seria perseguido internamente e sancionado por tal feito.

Pedir desculpas é para fracos e a radio popular só contrata os mais fortes e melhores!
1 de outubro 2019
Só será marcada como resolvida quando efectivamente receber o dinheiro, algo que ainda não aconteceu.

Respirem fundo, eu sei que já estavam contentes por fechar a reclamação após dois meses a chutar para a frente, mas dado o histórico acho que aguentam que eu demore dois ou três dias a acusar a recepção do dinheiro, não?
4 de outubro 2019
Agradecemos o contacto,

Informamos que foi efetuado o reembolso do valor a 1 de outubro de 2019.
Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

5 de outubro 2019
Efectivamente recebi o dinheiro.

Felizmente a fnac tem o mesmo produto, mais barato.

Felizmente a fnac pergunta regularmente por feedback dos clientes e podemos dar críticas construtivas.

Felizmente a fnac cumpre com as encomendas.

Evitarei comprar mais produtos na rádio popular.
Filipe Campos avaliou a marca
5 de outubro 2019

Ineficientes, ineficazes, péssimo serviço de apoio ao cliente.