9.0

Resolvemos 24h - Pagamento largamente excessivo de reparação de autoclismo

Inês Cunha
Inês Cunha apresentou a reclamação
10 de junho 2020
Meu pai com 90 anos chamou canalizador (arranjo autoclismo). No dia seguinte referiu que tinha pago 621,15€ pela reparação (peça, trabalho, deslocação e IVA)!! Tomei conhecimento o dia seguinte. Como ficou a verter água, chamamos novamente a empresa e aí eu e um irmão confrontámos o canalizador pelo preço pedido, vendo que era uma pessoa de idade, obviamente já com dificuldades de perceção dos preços. Argumentou que o preço era esse, mas que podia pedir ao patrão uma redução do preço das peças (peças que na folha de obra deixada após o trabalho, referia mecanismo de roca 130€ e mecanismo de descarga 180€). Estes mecanismos custam em média 20-30 €!
Confrontamos a pessoa com o facto de ele ser o sócio gerente da empresa ao contrário do que dizia (de acordo com a certidão permanente da empresa), embora ele permanecesse na negação. Acabou por dizer que "o patrão" lhe tinha pedido para fazer a empresa (?!)... E, percebi,nesse momento, que já tinham ido a tribunal várias vezes por situações sobreponíveis!
Quando lhe perguntámos se ele pagaria este montante para arranjar um autoclismo em sua casa, ficou calado e depois acrescentou que se tivesse ido a casa do meu pai por ele , ou seja "fora da empresa" , que levaria ao todo cerca de 120-150€ (valor que nos tinha, entretanto, sido dado por outro canalizador a quem, entretanto, questionámos sobre o preço junto do arranjo). Voltei a dizer-lhe se já tinha percebido que a empresa estava no seu nome, pelo que era estranho fazer valores tão dispares por ir "fora da empresa" ou pela mesma!
Voltou a dizer que ía falar com "o patrão", para ver se era possível reduzir no preço das peças, dado que o serviço (130€ na folha de obra) e a deslocação (65€ na folha de obra) não poderiam ser alterados. Acrescentou que 130€ era o preço de base do serviço, mesmo que estivessem pouco tempo (e, na realidade, tinham estado a trabalhar 10-15mn).
Referi ainda que, apesar de terem cobrado 23% de IVA, o que tinham entregue não era um fatura, mas uma folha de obra, pelo que, caso não aparecesse a fatura, estaríamos perante um crime fiscal. Garantiu que a fatura vinha sempre por mail uma semana depois.
Voltou a arranjar o autoclismo nesse dia e, posteriormente, ligou a dizer que cada uma das peças passava a ser 20 e "poucos euros". Dado que a opção pela compra do mecanismo em duas peças tinha sido da empresa, pois é passível de ser um mecanismo de um única peça (provavelmente para terem mais um item para cobrar!), referi que só pagava uma peça. Ficou, então resolvido que o resto seria devolvido.
Passadas cerca de 3 semanas ainda não havia fatura. O dinheiro tinha sido entretanto transferido, a partir de uma conta de um "Rafik Pussick," pelo que obviamente não reconheci o depósito como sendo da empresa. Apesar de eu ter pedido, a empresa não teve cuidado de enviar comprovativo... para lá de ser muito estranho que o pagamento não tenha vindo da conta da empresa!
Entretanto, o autoclismo voltou a pingar! (trabalho "barato" e "bem feito")!
Só nessa altura, após telefonarmos a dizer que a situação do autoclismo ainda não estava resolvida e que continuávamos a aguardar pela fatura, é que esta foi enviada, precisamente na véspera do dia combinado para que fossem novamente arranjar o autoclismo (pela 3ª vez!).
Quando recebemos a fatura, a mão de obra tinha passado de 130 para 159,90€ , o mecanismo de descarga de 20 e "picos" € para 33,21€ (é o único valor que não sei o montante certo, porque me foi dado por telefone e não retive , mas era na ordem dos 20€) e a deslocação tinha passado de 65€ para 79,95€ (estamos a falar de uma deslocação dentro de Lisboa cidade).
E, no fim quem arranjou o autoclismo? Os meus irmãos! E foi à 1ª!!

Creio que fui bem clara relativamente à falta de honestidade que trespassou durante todo o processo.
Envio esta reclamação para chamar a atenção de quem ler o portal, para evitar esta empresa, que na net dá pelo nome de Resolvemos 24 , mas legalmente se chama Detalhe Fascinante...
Não envio folha de obra e fatura por nela constarem nome, morada e NIF do meu pai, mas poderei fazer prova dela, caso necessário, porque as tenho na minha posse
Data de ocorrência: 10 de junho 2020
Inês Cunha
Inês Cunha avaliou a marca
28 de setembro 2021

Não usem esta empresa, pois a sua prestação resume-se em 2 palavras: SÃO * PROIBIDO *