ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
9.9

ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA - Empresa fraudulenta - fraude fiscal

Aguarda resposta
Diego Contreras
Diego Contreras apresentou a reclamação
20 de março 2024
No dia 6 de julho de 2023 fui ao Rocha Automóveis Aeroporto em busca de um carro usado.
Vimos um Smart 5 portas no site, mas quando o vimos na loja, percebemos que tinha vários problemas na parte externa.
Perguntámos ao Heldder Rocha se o carro era vendido assim ou se ainda teria de ir ao mecânico para resolver todos aqueles problemas.
Segundo a nossa experiência, há empresas que vendem o carro tal como o vê e há outras empresas onde o carro acaba de chegar e ainda tem de passar pelo mecânico para fazer as reparações necessárias.
Heldder Rocha disse-nos que o carro tinha acabado de chegar e que ainda tinha de passar pelo mecânico e que obviamente todos os problemas internos e externos do carro iam ser resolvidos; mas isso, de qualquer forma, estaria escrito no contrato para nossa tranquilidade.
De referir que se nos tivessem dito que o carro se vendia tal como estava, não o teríamos comprado.
O vendedor da Heldder convenceu-nos a pagar mais mil euros por uma garantia com cobertura mais alargada.
Assinamos o documento de reserva e pagamos mil euros para reservar o carro.
No documento dizia que no dia 13 de julho de 2023 nos entregariam o carro em perfeitas condições e que nos avisariam a que horas poderíamos ir.
Na quinta-feira, 13 de julho de 2023, ninguém nos contatou e fui eu quem escrevi para o Heldder Rocha no WhatsApp para saber quando o carro estaria pronto.
Aqui você já pode ver que o serviço não estava sendo correto. E que a empresa não entregou o carro no dia estipulado no contrato.
Heldder me respondeu por Whatsapp e me disse para ir no dia 14 de julho às 18h.
Alguém da Rocha automóveis chegou a me ligar entre 14h e 15h na mesma sexta feira para confirmar que íamos buscar o carro.
Chegámos ao Rocha Automóveis Aeroporto pelas 18h00 e um adolescente atendeu-nos visto que o Heldder Rocha não estava em serviço nesse dia nessa loja.
Começamos a olhar para o carro e só olhando para fora percebemos que as coisas que Heldder Rocha disse que ian ser reparadas e que no contrato estava escrito não foram reparadas.
Peças quebradas que são coladas sem serem consertadas, coisas pintadas com spray mesmo manchando a pintura do carro, em outra parte colocaram uma espécie de silicona preta. A segunda chave também não estava lá e o carro não havia sido limpo ou higienizado.
Vamos avisar ao adolescente que nos atendeu que por favor diga ao Heldder para comparecer, pois este carro não foi reparado como ele havia nos dito. "Heldder estaria aqui em 10 minutos."
Esperei meia hora e como percebi que me tinham mentido e que o Heldder não vinha, fui à área administrativa recuperar os 1000 euros da reserva.
Um homem chamado Alexandre disse-nos que "era um carro de 2004 e o que esperávamos". Ele nos disse que eles poderiam tentar melhorar, mas se não quiséssemos o carro, não havia retorno de nada.
Um mecânico também nos abordou e nos disse que tínhamos certeza, que o carro havia batido ou "ok" por engano, obviamente as falhas externas não haviam sido corrigidas corretamente.
Como este Sr. Alexandre era tão agressivo e ameaçava que nos obrigaria a sair do local, decidimos chamar a Guarda Republicana para nos ajudar.
Enquanto esperávamos pela Guarda Republicana, ligou o Heldder que se desculpou muito e repetiu várias vezes que tinha sido um “erro de comunicação”. Ele insistiu para que pegássemos o carro assim e que "me chamassem para pegar de volta e consertar tudo o que não tinha sido consertado".
Eu disse a ele que não podia perder mais tempo e que já havia pago o Uber para ir lá no dia em que marcaram.
Eu disse a ele que apenas o fato de a segunda chave não estar lá era uma quebra de contrato da parte deles.
A Guarda Republicana chegou e coincidentemente o Alexandre que nos tratou agressivamente começou a falar ao telefone e apareceu outro homem e a primeira coisa que fez foi repetir "O que se espera de um carro 2004?".
Essa pessoa começou a verificar o carro e me disse para voltar em uma semana que o carro estaria realmente consertado.
Fizeram um novo documento em que volvem a colocar as coisas que tiveram de ser reparadas, que é a confirmação por parte da empresa de que foram eles que infringiram o contrato.
Num dos vídeos anexos podem ver como falo disto e o senhor diz-me que não vão devolver nada e que se eu quiser o dinheiro da reserva vou para arbitragem.
A Guarda Republicana mandou-nos pedir o Livro de Reclamações mas o Alexandre, que era a única pessoa naquele negócio com acesso ao Livro de Reclamações, coincidentemente estava ao telefone desde a chegada da Guarda Republicana e ainda não o tinha dado apesar o fato de eu já ter pedido a ele uma vez para fazer a reclamação.
Embora eles não tenham se recusado verbalmente a me dar o Livro de Reclamações, acho que é claro que eles se recusaram a me dar.
Eram cerca de 6 ou 7 pessoas, entre comerciais e pessoal administrativo, e verifica-se que só o Alexandre era quem tinha unico acesso ao formulário de reclamação, e verifica-se que estava numa chamada mais importante do que a presença da Guarda Republicana e mais importante do que o golpe que eles estavam jogando em nós.
No dia seguinte tentei colocar a reclamação online no Livro de Reclamações e apercebi-me que a empresa nem sequer está registada no portal Livro de Reclamações, situação que comuniquei à Guarda Republicana.
Em todos os momentos a desculpa era que "pedi um carro customizado" como se tivesse pedido para pintar meu carro de rosa. Se a empresa vender o carro assim que chegar sem conserto, eles teriam dito e simplesmente não o teríamos reservado. Eles mentiram e nos enganaram.
Além disso, repetir sem parar que o carro é de 2004 como se isso fosse justificativa para não ter feito o trabalho e tentar nos dar o carro assim para ver se não demos conta.
Adicione a isso a perda de tempo e dinheiro para ir e voltar. Além da agressividade do Sr. Alexandre que nos obrigou a chamar a polícia com medo de algo mais grave acontecer.
Quando fica claro que eles quebraram o contrato por que o dinheiro da reserva não é devolvido automaticamente como faria qualquer empresa normal? É como se eu tivesse que ir ao tribunal para que a Amazon me reembolsasse por um produto com defeito. Isso não faz o menor sentido.
A pessoa que voltou a verificar o carro na presença da Guarda Republicana disse-nos que "poderiam ter vendido o carro avariado sem problemas pelo mesmo preço". Se assim for, que necessidade há então de defraudar e roubar mil euros a dois inocentes que não agiram mal?
Além disso, perdemos 13,61 euros do Uber para ir até lá, 13,65 euros para voltar e 285 euros que paguei pelo seguro do carro, pois não poderia tirar o carro do negócio se não estivesse segurado.
E se foi um “erro de comunicação”, porque tenho de ser eu a ficar com mil euros roubados devido a um problema interno da empresa?
A 15 de julho, Heldder Rocha escreve no WhatsApp como se nada tivesse acontecido, insistindo para irmos buscar o carro porque já tinha a segunda chave. O resto do material ainda não havia sido consertado.
Enviei um email para geral@rochaautomóveis.pt em que não só se recusam a devolver o meu dinheiro apesar de terem incumprido o contrato, como também me ameaçam e tentam intimidar-me dizendo que vão pedir-me mais dinheiro com os seus advogados.
Data de ocorrência: 20 de março 2024
Diego Contreras
Diego Contreras está a aguardar resposta da marca