Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave
Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave23.5
  • Rua 25 de Abril, Apart.16
    4765-916 Riba de Ave
  • info@scmribadeave.pt

Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave - Falta de ética profissional e mau atendimento

Aguarda resposta
Catarina Coutinho
Catarina Coutinho apresentou a reclamação
19 de março 2024
Na passada noite de 16/03, entre as 01h e as 03h, a minha mãe dirigiu-se ao Serviço de Urgência do Hospital Narciso Ferreira por se encontrar com quadros de vómitos intermitentes e incontroláveis.
O acolhimento e o atendimento médico foram excelentes, contudo, o tratamento por parte da Enfermagem foi desumano!
Enquanto aguardava na sala de tratamento/observações, a enfermeira tentava colocar um acesso venoso à minha mãe para poder administrar terapêutica mas, como referi anteriormente, a doente apresentava um quadro de vómitos incontroláveis e, por esse motivo, enquanto não lhe era administrada medicação, seria expectável que ainda apresentasse reflexo de vómito. Assim sendo, a enfermeira gritou com a minha mãe a exigir-lhe que esperasse e que aguentasse o vómito enquanto ela lhe colocava um cateter. Pergunto-me como é que é possível uma doente aguentar um vómito.
Obviamente, tal não foi humanamente possível e a minha mãe acabou por vomitar no chão, pois não foi de todo possível controlar. A enfermeira, desta vez, insultuosamente, questionou a minha mãe se não podia ter esperado para vomitar e se em casa também era ''assim'' e também vomitava no chão.
Como enfermeira num hospital público, tal situação envergonha-me. Como profissional da área da saúde, tenho plena consciência de que não podemos permitir que os nossos problemas pessoais, caso existam, interfiram no nosso trabalho porque, num momento débil, os doentes precisam de apoio e não de serem tratados como se fossem um estorvo ou um incómodo. Enquanto enfermeira (que também estava a exercer as minhas funções durante a noite, no meu local de trabalho e, infelizmente, não pude ajudar a minha mãe) exijo que a colega seja responsabilizada por tal ato!

Por outro lado, quero deixar o meu agradecimento ao médico e à assistente operacional que foram extremamente profissionais e cuidadosos.
Data de ocorrência: 16 de março 2024
Catarina Coutinho
Catarina Coutinho está a aguardar resposta da marca