Santogal S.G.P.S.

Santogal - Ter garantia ou não ter, eis a questão

António Morais
António Morais apresentou a reclamação
17 de abril 2019
Em Setembro do 2017 adquiri um SUV da marca KIA, modelo Sportage. Fiz-lo no concessionário Santogal de Loures. O carro é muito bonito e tem um comportamento competente, até aqui tudo óptimo.
Sucede que, em Fevereiro de 2019, depois de um amigo meu me alertar, reparei que os pneus dianteiros estavam completamente gastos, a precisar de substituição urgente, pois estavam a colocar em perigo a condução e, consequentemente as condições de segurança.
Ora bem, sabe-se que nada é eterno, muito menos os pneus de uma viatura, todavia até estes têm um tempo de vida e de uso razoável. A viatura, e consequentemente os respectivos pneus, tinha, nessa altura, Fevereiro do corrente, menos de ano e meio de vida e menos de 15.000 Km de uso (!!!), sendo que este tinha e tem sido exclusivamente em estrada e em auto-estrada, sem quaisquer aventuras em estradas sinuosas ou esquisitas. Para além disso tem tido um uso civilizado e de acordo com as boas práticas. A direcção estava alinhada e a pressão dos pneus correcta e alvo de verificações periódicas, ou seja, não havia nem há motivos, do ponto de vista da utilização, para o desgaste abusivo e incompreensivelmente exagerado que os pneumáticos revelam, logo temos de estar perante um problema de fabrico...
Entretanto, iniciou uma saga, uma trapalhada confusa que tentarei abreviar. Reportei à Santogal e à KIA Portugal que me remeteram para o fabricante dos pneumáticos na pessoa do seu representante em Portugal, respectivamente a Hankook e o Grupo Soledad que, por sua vez, remeteram-me de volta para os primeiros que em troca remeteram, uma vez mais, para os últimos, enfim, a responsabilidade parecia ser de todos e, concomitantemente parecia não ser de ninguém.
Depois de muitos mails lá se entenderam e chegou-se à conclusão que afinal quem teria de responder pela garantia e pelo alegado defeito de fabrico sempre seria a Hankook, na qualidade de fabricante do produto, eventualmente danificado - os referidos pneus - e não o fabricante ou vendedor da viatura, como o senso comum poderia ditar, uma vez que adquiri um produto da marca KIA, na sua representante Santogal e esse produto foi um automóvel com as peças todas e não uns pneus.
Foi nestas marcas - KIA e Santogal - que depositei a minha confiança, quando comprei o carro não foi com a ideia que estava a adquirir um somatório de peças nas quais estariam incluídas uns pneus da marca Hankook ou outra qualquer. Achei e acho isto tudo surreal, mas pronto, eu queria era alguém que se responsabilizasse e respondesse ao problema, com o desiderato de o solucionar condignamente, nem que esse alguém fosse o Pai Natal.
Fiz o que me pediram, dirigi-me à Santogal onde documentaram o estado dos pneus por intermédio de fotografias e, eventualmente outros meios que desconheço, uma vez que não foi feito na minha presença, para os enviarem para a Hankook apreciar e deliberar em consonância, e fiquei a aguardar por uma resposta, confiante que, apesar da demora injustificável, o problema iria ser resolvido.
Ingenuidade minha, ontem, dia 16 de Abril, mais de dois meses depois de ter reclamado, recebi, finalmente um telefonema da Santogal Loures, a reportarem que a Hankook não ia aceitar a reclamação!!!
Dois pneus, os dianteiros, porque os traseiros revelam um desgaste perfeitamente adequado ao seu uso, que aos, agora, 16.000 Km e ano e meio de uso precisam de substituição imediata porque já não têm piso e, para todas estas marcas e respectivos responsáveis, isto é considerado normal, não evidenciando qualquer anomalia, seja de que espécie for!!!
Não me parece adequado nem razoável que não considerem que os pneumáticos com este desgaste em tão escassa utilização revele algum tipo de defeito, como tal não me resta outra alternativa apresentar estas reclamações aqui no Portal e, para ninguém se sentir injustificado vou dedicar uma a cada um dos intervenientes.
Para além disso vou dirigir uma queixa à ASAE e a todas as instâncias com competências nesta matéria para que estas possam se pronunciar sobre o caso vertente. Estas queixas visarão, uma vez mais todas as entidades referidas para que nenhuma possa alegar ter sido excluída, até porque continuo sem saber quem é o verdadeiro infractor.
Resta-me esperar que possa vir a fazer-se qualquer tipo de justiça neste assunto, em prol da decência, que parece escassear nos dias de hoje no nosso Portugal.
Data de ocorrência: 17 de abril 2019
18 de abril 2019
Boa Tarde,

Obrigada

2 de maio 2019
Boa Tarde,
Após contacto com o concessionário, tivemos indicação que o mesmo já entrou em contacto directo, tendo já sido esclarecida a situação relativa ao estado dos pneus da sua viatura KIA, conforme informações do representante da marca dos mesmos.
Estando o assunto a ser acompanhado directamente com a concessão, vamos dar por encerrada esta reclamação.
Obrigada
Santogal

Obrigado, ia avançar para a compra de um Kia. Mas ajudou-me a perceber a diferença para outra marcas de que já fui proprietário.

Pois é, garantias de 7 anos e depois os pneus duram 15.000 Km e pouco mais de um ano e estão excluídos

Estou no ramo do mobiliário e quando vendemos uma mesa ou um sofá a garantia não é por peças nem mando os clientes ir ter com outros