15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Aguardar certificação doença profissional desde junho 2021

Aguarda resposta
Cláudia Carvalheira
Cláudia Carvalheira apresentou a reclamação
24 de abril 2024
Venho por este meio questionar porque o Departamento de Protecção Contra Riscos Profissionais, depois de ter indeferido o meu pedido feito em 18/06/2021 de Certificação de Doença Profissional, e eu ter submetido novo relatório médico de um profissional da área do Centro de Medicina do aparelho locomotor, que atestou que se trata claramente de doença profissional, que da avaliação constatou “uma tendinite de Quervain mão direita, epitrocleíte direita, tendinose e rotura parcial do tendão supraespinhoso do ombro direito , confirmando que estas lesões são objetivadas e confirmadas são passiveis de ter sido consequente de movimentos repetitivos exercidos no âmbito da sua profissão de contabilista, devendo ser claramente enquadrada em doença profissional “, entregue na Segurança Social da loja do Cidadão de Viseu no dia 02/08/2023 e como não obtive resposta, submeti no Eclick no dia 08/02/2024 novo pedido e até hoje, sem qualquer parecer favorável ou desfavorável ao meu pedido de revisão. Agradeço resposta breve, visto que continuo a trabalhar em sofrimento diário e constante dadas as patologias por não ter acesso à baixa médica a que tenho direito como doente profissional, desde Junho de 2021.
Código 45.02 Factores de risco: Sobrecarga sobre bainhas tendinosas, tecidos peritendinosos,
inserções tendinosas ou musculares, devida ao ritmo dos
movimentos, à força aplicada e à posição ou atitude de trabalho.
Doenças ou outras manifestações clínicas e Caracterização: Tendinites, tenossinovites e miotenossinovites crónicas, periartrite da escápulo-humeral, condilite, epicondilite, epitrocleíte e
estiloidite.
Lista exemplificativa dos trabalhos susceptíveis de provocar a doença:
Todos os trabalhos que determinem sobrecarga sobre bainhas tendinosas,
tecidos peritendinosos, inserções tendinosas ou musculares, como por exemplo:
Trabalhos que exijam movimentos frequentes e rápidos dos membros;

Perante isto, agradeço brevidade. Cumprimentos
Data de ocorrência: 24 de abril 2024
Cláudia Carvalheira
Cláudia Carvalheira está a aguardar resposta da marca