15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Contribuições

Fátima Alexandra Lucas Oliveira
Fátima Oliveira apresentou a reclamação
16 de junho 2017

Sou trabalhadora independente e no dia 22 de Fevereiro de 2017 fui á segurança social para pedir que fizessem o levantamento da minha isenção para o escalão 1 visto já ter findado o meu ano de isenção e eu continuava na mesma a usufruir do mesmo. No dia 11 de março recebo uma carta em casa dizendo que o meu pedido não tinha sido aceite dando como justificação que tinha sido feito fora do prazo.
Passados uns dias, entrei em contato com a segurança social direta para me poderem esclarecer qual a altura para eu poder fazer o pedido.
Responderam-me que a minha situação tinha sido reavaliada e que eu passaria a ter o escalão 0, passando assim a pagar 62.04€.
No dia 1 de junho (mês correto para fazer o pedido) voltei a tentar subir o meu escalão, e fi-lo novamente ao balcão e on-line. Rececionei uma carta no dia 13 de junho dizendo que o meu pedido tinha sido novamente recusado dando como justificaçaõ que eu tinha sido enquadrada a partir de 03-2017 no escalão correspondente aos 50% IAS e os pedidos de renúncia á fixação oficiosa dos 50% só podiam ser formalizados até 2017/02/12, sendo assim mantiveram-me no mesmo escalão.
Gostaria de perceber o que o pedido de junho tem a ver com o pedido de fevereiro, visto que eu posso subir o meu escalão desde que este seja feito na devida altura (pelo menos foi a informação que me deram ao balcão da segurança social).
Não consigo perceber quais os entraves para eu começar a descontar corretamente para uma futura reforma, pois nao pretendo ficar neste escalão o resto da vida.Não percebo quais os entraves para descontar se adoeçer ter direto a uma baixa médica, pois é um direito dos cidadãos e é um dever meu contribuir com os meus descontos.

Data de ocorrência: 16 de junho 2017
Segurança Social
16 de junho 2017
Caros Senhores

Já reencaminhamos o email para o serviço competente.
A reclamação apresentada através do vosso portal está a ser tratada pelos nossos serviços.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt