15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Demora na resolução dos assuntos

Sara Ferreira
Sara Ferreira apresentou a reclamação
4 de março 2021 (editada a 4 de março 2021)
Bom dia.
Em Outubro, após a licença de maternidade, não me renovaram o contrato. O primeiro pedido de subsídio de desemprego foi indeferido por falta de cruzamento de dados entre a segurança social e o serviço das finanças, pois, na 1a estava registada como trabalhador independente, não o sendo desde 2015. Entre telefonemas, cartas, emails, lá consegui que acertassem os dados e fiz novo pedido de subsídio de desemprego. Foi indeferido novamente, desta vez porque a entidade patronal fez o acerto de contas finais e passou recibo com data de Novembro. Para a segurança social foi como se eu tivesse feito novo contrato com a mesma empresa. A entidade patronal já passou uma declaração a explicar o sucedido, já enviei toda a documentação novamente e até hoje, nada. Estou a ter o prejuízo e a passar por uma situação extremamente difícil por erros que me são alheios. Não é justo. Tenho 2 filhos, somos uma família monoparental, estamos a passar dificuldades e estou a endividar-me pela demora exagerada em tratar assuntos urgentes. Os encargos e juros pelo atraso nos pagamentos da prestação da casa e afins vão ser meus, pois de certeza que ninguém os vai assumir. E sem necessidade porque entreguei os documentos nos prazos, reuno as condições e tenho direito ao subsídio.
Relativamente ao abono da minha filha, entreguei toda a documentação pedida, em Novembro. Em Dezembro, quando recebi a carta, faltavam documentos, que nunca, em nenhum dos imensos telefonemas que fiz para a segurança social, me falaram deles. Tratei logo do que estava em falta e enviei, tanto por carta como pela segurança social direta, no início de Janeiro . Até hoje estou à espera. Os telefonemas não resolvem nada, a única resposta que obtenho é que tenho de aguardar.
Agradecia que resolvessem os assuntos com brevidade.
Data de ocorrência: 4 de março 2021