15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Demora na resposta face a subsidio de desemprego

Aguarda resposta
Bruno Tavares
Bruno Tavares apresentou a reclamação
27 de março 2024
Estou desempregado desde o final de Outubro de 2023. Quando me inscrevi para o desemprego, foi-me negado subsidio e dado como indeferido, pois aparentemente tinha atividade aberta de um trabalho anterior que nunca foi fechada. Entretanto já fechei a atividade, uma vez que não estava ativa fazia mais de 5 anos. Enviei todos estes dados para a Segurança Social no inicio de dezembro.

Continuaram a dizer que estava como indeferido, logo marquei uma consulta para 5 de fevereiro. Na consulta disseram-me que não tinham o comprovativo de atividade fechada (perderam-na). Lá entreguei a confirmação de atividade fechada e esperei. Em Março ainda não tinha nenhuma resposta. Marquei consulta online e disseram-me para fazer queixa pelo e-clic, que seria respondida no prazo de 8 dias. Passaram mais de 14 dias.

Eu fiz tudo o que me foi pedido. Procurei emprego semanalmente para não haver eventuais cortes de possivel subsidio, que nunca apareceu. Tenho medicação para pagar, entre outras necessidades financeiras e estou praticamente dependente da minha familia para sobreviver.

Isto é absurdo, pois apesar de eu ter alguém que me apoie, muitas pessoas na mesma situação que eu podem não ter essa sorte. De que vale a pena uma pessoa descontar para a Segurança Social se quando são necessários escondem-se por detrás de burocracia para desculpar as demoras extensivas?

Eu antes pedia, mas atualmente exijo uma justificação perante estas demoras absurdas e desejava que o meu problema fosse tratado com a maior brevidade possivel.
Data de ocorrência: 27 de março 2024
Bruno Tavares
Bruno Tavares está a aguardar resposta da marca